Vídeo Novo Ensinando a Fazer Hormônio Enraizador

Esse é o mais novo vídeo tutorial, que ensina você a fazer um hormônio enraizador caseiro mas que dá um ótimo resultado com ingredientes simples e fáceis de encontrar. O princípio ativo deste hormônio é a Tiamina, também conhecida como Vitamina b1.

Antes de assistir o vídeo, leia a matéria completa no link abaixo.

http://www.abcdobonsai.com.br/vitamina-b1-tiamina-como-hormonio-enraizador/

Esta entrada foi publicada em Uncategorized com as etiquetas , , , , , , . ligação permanente.

57 respostas a Vídeo Novo Ensinando a Fazer Hormônio Enraizador

  1. Já utilizo essa técnica e tem dado certo na maioria das tentativas , obrigado pelo vídeo !

  2. Marco AU diz:

    Vitamina b1(tiamina)é uma receita com ótimos resultados.Vale a pena o seu uso.Um abraço.

  3. Tadeu Cunto Vieira diz:

    Mas de um dia para outro o resultado é tudo isso? É satisfatório?

    • Tadeu… Dependendo da espécie e da estação é quase um milagre… o segredo é fazer no começo da primavera. Abraço

      • Tadeu Cunto Vieira diz:

        Olá Mcdonald – Estou gostando muito do Bonsai e suas explicações estão sendo de muita valia. Percebe-se que vc é um apaixonado pela arte do Bonsai e tem muita vontade de disseminar essa cultura. Bem; vou te explorar + um pouco. No vídeo, vc demonstra um galho grosso já enraizado, de uma planta que não entendi perfeitamente seu nome. Peguei o final (Palmatus); mas isso acho que não importa tanto, pois o mesmo processo com outra planta deve ser idêntico. Entendi que a aplicação do Hormônio Enraizador por 12 horas, tem a finalidade de dar uma fôrça para a planta, já naquele estágio do enraizamento, como se fosse um “fortificante”, que lhe garantirá um bom início de vida. Porém, qual o processo que vc usou para conseguir aquelas raizes? Grato e um forte abraço

      • Tadeu… o processo na hora da alporquia, é mergulhar o musgo sfagno na água com a Tiamina (hormônio enraizador). Eu faço assim e tá dando certo… abraço

  4. Tadeu Cunto Vieira diz:

    Olá Mac – Bem, o processo da alporquia é provocar o enraizamento do caule não é mesmo? Para não pecar por falta ou excesso, vamos detalhar um pouco. Pretendo conseguir um caule bem formado talvez de alguma planta frutifera. (pitanga ou laranja). Pergunto: 1)-Na extremidade do caule devo enrolar uma porção do musgo esfagno, amarrando-o levemente com um barbante e colocar no Hormônio enraizador? 3)-É esse o processo por 12 horas? 4)-E depois disso? 5)-Você teria postado algum video detalhando esse procedimento? abraço

    • Tadeu… esse será em breve mais um vídeo com certeza…O hormônio deve ser aplicado ao esfagno antes da alporquia, em um balde pequeno. Depois vc amarra bem forte o plástico embaixo e segue com o sfagno amarrando bem forte em cima tb. Não é necessário a rega no período. Fique antenado no blog que o vídeo jájá vem… Um abraço

  5. Tadeu Cunto Vieira diz:

    Olá Mac – Grato pelos ensinamentos. Estarei aguardando o passo a passo no vídeo que vc afirmou que irá providenciar. Enquanto isso, estarei preparando “pasta cicatrizante” uma planta ideal para a alporquia e outros apetrechos que vc recomenda para trabalhar com o Bonsai. Um forte abraço

  6. Ederson Assini diz:

    MC donald
    Uma dúvida, posso usar este liquido para regar minhas plantas recem alporquiadas e estáquias nesta proporção ?

  7. Tadeu Cunto Vieira diz:

    Mac – Recebi um presente de aniversário – Essa valeu e vou compartilhar com o pessoal – Sou iniciante na arte do Bonsai e é claro com um cabedal enorme de dúvidas. Estou me preparando para fazer alporquia de algumas plantas e a medida que vou vendo alguma árvore nas minhas caminhadas, vou selecionando alguns galhos interessantes. Estava de olho numa amoreira que estava plantada numa calçada do bairro e de repente a mesma sumiu. Claro que alguém incomodado com a planta, a cortou e jogou num terreno baldio das proximidades. Fiquei penalizado, cortei alguns galhos e levei para casa, tencionando fazer uma estaquia. Isso ocorreu no início de setembro. Para não ressecar o galho, coloquei numa lata com água enquanto me preparava para fazer a estaquia de acordo com os ensinamentos do Mac e deixei num cantinho da minha oficina. Ocorre que tive uns contratempos, apareceram outras prioridades e a planta foi ficando para segundo plano. As folhas secaram e eu cortei os galhos maiores, ficando apenas o tronquinho com ramificação de alguns galhos para fazer a estaquia. Eram 2 estacas que ficaram dentro dágua até a altura de uns 4 cm. Bem, não dava muita importancia para as estacas e estava pensando até em me livrar daquilo, até que no dia do meu aniversário, 4/10, reparei que as estacas tinham muitos brotos e criado até raizes. Isso tudo aconteceu somente com o galho mergulhado na água. Bem, vou utilizar aquele processo de envolver a parte baixa da estaca com o musgo sfagno, colocar aquela solução da Tiamina que o Mac ensinou e plantar utilizando também o substrato que o Mac ensina. Foi um presente da Natureza e um incentivo muito grande. Abraço a todos. Peninha que não dá para postar fotos das estacas nesta página. Mac, vou lhe nmandar fotos por e-mail para vc opinar. Abrtaço a todos.

    • Tadeu.. Nem precisa usar sfagno… Pega a estaca e coloca direto no substrato… Amoreira pega muito fácil mesmo… e Tem que cuidar da bichinha heim…. Já que ganhou um presente de Deus… Abração

      • Tadeu Cunto Vieira diz:

        Pois é Mac – No meu comentário anterior, lhe afirmei que iria mandar as fotos das estaquias de amoreira por e-mail. Bem, até então achei que iria encontrar seu e-mail em algum cantinho do seu blog, mas não tô conseguindo. Manda lá.

      • Tadeu…..
        Posta no fórum do site abcdobonsai.com assim além de mim mais pessoas poderá te ajudar… abração

  8. Rodolfo diz:

    Olá Mac, como vai?

    Eu andei pesquisando sobre algum enraizador natural. Encontrei a tiririca, como você já falou em outro post. Encontrei alguém em algum blog perdido da web comentando sobre o inhame e o cará. Encontrei outro falando sobre o feijão germinado. Você já chegou a usar algum natural? Já viu algo a respeito?
    Muito Obrigado.

  9. paola diz:

    oi eu queria saber quais sao os efeitos e para mulher faz male enquantos meses

  10. Lucas diz:

    Olá, gostei muito do video, vc poderia me dizer como posso fazer isso com um galho de Jabuticaba, pois tentei e não tive bons resultados…

    Desde já, Agradeço!

  11. paola diz:

    Oi eu queria saber se isso funciona para mulher beijos

    • Paola. Este hormônio enraizador é utilizado para criar raizes em galhos tirados das plantas. Quanto ao seu iso em humanos acredito q não vá passar de uma vitamina. Se a dúvida for outra não hesite em perguntar. Bjs.

  12. alessandro souza diz:

    ola mac,fiz isso que vc citou,todo o procedimento e deu certo com ficus benjamina,muito legal tua iniciativa em demonstrar que a arte do bonsai vale a pena,em breve quero monstrar as fotos pra não deixar qualquer dúvida que esse seu procedimento é muito bom e eficaz,um grande abraços,até mais e tudo de bom!!!!

  13. helio diz:

    mcfernandes depois da alporquia feita e retirada qual proporçao de areia terra e etc eu devo usar deixo a planta no sol ou sombra qunto tempo mim oriente por favor

  14. helio diz:

    minhas plantas estao demorado a desenvolver serar porque eu nao uso areia so terra e adubo as raizes nao crescem a terra fica que meio unida sera por isso

  15. helio diz:

    cara vc e d mais, em um pre bonsai ou seja uma mudinha eu coloco quanto de terra quanto de humus e quanto de areia , estou tentando fazer um bonsai de de umbuzeiro uma planta da regiao ja ouviu falar responnde ai cara abraços

  16. helio diz:

    velho mcdf vc sabe algo sobre A aspirina possui compostos nitrogenados que são liberados na água . As flores de corte ou aquele buque de rosas que você recebeu de presente ,ao absorver esta mistura são nutridas . Dosagem : 50 aspirinas para 1 litro de água .

  17. helio diz:

    mcfernandes eu ja tenho a areia grossa substrato de caqueira e tijolos e a terra qual proporçao eu uso para o meu pre bonsais pois nao sei quanto de cada eu uso????? mais uma pergunta o po de serra serve como substrato ele precisa ser curtido ou pode usar do jeito que ele sai da serralharia

    • Eu nunca usei pó de serra no meu substrato e tb não aconselho seu uso. Quanto a proporção a ser usada varia d acordo com a espécie. Uso a medida de 50% de areia ou caqueira e 50%de terra vegetal para a maioria das plantas. Nos juníperus uso 70% de caqueira ou areia e 30% de terra. Abç

  18. helio diz:

    cara vc e de mais,como faço para corrigir a acidez do solo ou plantas em vazos nao tem acidez e si tever o que eu uso mano

    • Helio. Aí vc me pegou. Corrijir acidez não é minha praia… Nas plantas que gostam de solo ácido eu acrescento casca de pinus bem triturada, como no caso das azaléas.. to me dando bem. Nas outras só substrato vegetal com areia grossa… abração

  19. mateus diz:

    hj fiz uma alporquia em goiabeira e limoeiro, fiz o anel de malfigh e usei vermiculita espandida ao invez de sfagno e a soluçao fiz com 300 mg tiamina, e usei plastico preto.

    Essa epoca nao é muito indicada mas deve dar certo, tem algum cuidado que eu devo tomar?

  20. Marcos schaaf diz:

    Gostaria de saber se esse hormônio enraizador é eficiente também para rega direto no vaso em plantas semi enraizadas.

  21. ana cristina pereira diz:

    boa noite. gostaria de saber se esse enraizador serve para estacas de rosas, hisbiscos e plantas com bulbos.

  22. ana cristina pereira diz:

    amei tudo que voce escreveu aqui

  23. cristiane diz:

    Adorei seu video. Parabens s2

  24. Roseli diz:

    plantei uma palmeira, tive que podar as raízes, posso usar o hormônio para ajudar na pega, pois ela esta muito feia.

  25. wilson diz:

    obrigado,

    gostei muito, essa tecnica ser para tirar muda de pe de louro?

  26. Antonio Barbosa diz:

    Muito interessante esta técnica. Gostaria de saber se serve para qualquer tipo de planta, e se é necessário cobrir a parte inferior do talo;

  27. darcy meira dos santos diz:

    essa tecnica serve para mudas de rosas? á vc é engraçado gostei.

  28. Elaine diz:

    Será que você consegue me ajudar, ganhei algumas sementes de Cerejeira Japonesa e Glicinia (Wisteria), estou tentando cultivar com algumas técnicas que me falaram, só que nenhuma das sementes brotaram. Você sabe como cultivar? Será que com esta técnica consigo fazer essas sementes brotarem?

  29. rosemary orta diz:

    MC, PARA A CURIOSIDADE SOBRE A ASPIRINA, ÁCIDO ACETIL SALICILICO, ELA FORÇA A EMISSÃO DE FLORES, QUANDO PLANTADAS E PARA FLORES DE CORTE, UMA SÓ NO VASO, RETARDA A PODRIDÃO DOS CAULES, EVITA O MAU CHEIRO E AS FLORES DURAM MAIS TEMPO. TAMBÉM ELA CURA DOENÇAS DAS PLANTAS E PROMOVE O FORTALECIMENTO DAS RAÍZES.

  30. rosemary orta diz:

    sobre a vit.B para mulheres(hehe) : fortalece e promove o desenvolvimento da musculatura, reduz a dor dos membros inferiores, principalmente quando a pessoa tem osteoporose. serve para homens tb.

  31. Reblogged this on macdonaldfernandes and commented:

    Quer saber como reproduzir suas plantas?
    Utilizando hormônio enraizador vc aumenta as chances de enraizamento de suas estacas e aumenta a quantidade de raízes de seus transplantes. O inverno está quase aí e os transplantes de bonsai já vão começar. Saiba tudo sobre esta poderosa ferramenta para suas plantas…

  32. marcelino diz:

    otimo video, ja uso a tiamina ha um tempo, ela é realmente otima, so que eu bato o comprimido ou esmago ele antes de de misturar na agua, fica mais facil rsrs!!

    obrigado!!!!

Deixar uma resposta

