Vitamina B1 (Tiamina) como hormônio enraizador

“Tiamina”
INTRODUÇÃO
Vários produtos são utilizados para enraizamento porém, nenhum tão formidável quanto a Tiamina – Vitamina B1. Quem já não fez um transplante de vaso e se deparou com aquela quantidade enorme de raízes. Sonho? Não, isto é a realidade graças a este enraizador combinado com um bom solo. Alguns Bonsaístas pensam que é um hormônio, adubo, etc.
• 1. O que é a Tiamina?
Tiamina é a Vitamina B1, a mesma usada em seres homanos. Sua fórmula é:
3 – [(4 - Amino - 2 Metilpirimidina) Metil] – 5 – ( 2 – Hidroxietil) – 4 Metiltiazol Cloridrico Monocloridrato.
• 2. Quais são suas indicações?
a) Alporquia e Estaquia
b) Recuperação de raízes

Este blog foi transformado em um site.

Para ver a matéria completa, clique no link abaixo

http://www.abcdobonsai.com.br/vitamina-b1-tiamina-como-hormonio-enraizador/

146 respostas a Vitamina B1 (Tiamina) como hormônio enraizador

  1. Ronaldo Antonio Nogueira diz:

    Me cansei de tanto procurar o ácido indol butírico para fazer um experimento de alporquia em pequizeiro, nao o encontrei. Vou experimentar a tiamina, tomara que de certo. A propósito tem algum “macete” para usá-la nesse experimento que pretendo fazer. Se poder me passar serei muito grato. Desde de já antecipo meus agradecimentos. Ronaldo

    • Olá Ronaldo…
      Me desculpe por demorar em responder é que seu comentário foi para a caixa de spans.
      O macete que eu te dou é colocar o comprimido de tiamina no liquidifador com água por 1 minuto.. fica bem diluido e é tiro e queda….
      abração

    • meu caro ; tomei a liberdade de te ajudar se isto for aceito ( no mercado existe quimicas tais como ;..ASCOFOL ,NOBRICO STAR .,E SEMILON , TODOS SAO PARA ENRRAIZAMENTO POIS CUSTAN EM MEDIA $ 150.00 o litro . espero ter sido util minhas informaçoes .. veiojacob@hotmail.com .abraços ….

  2. Lucilo Junior diz:

    Hoje, iniciei a tentativa com . Fiz a poda de meu Ficus bejamim, e selecionei alguns ramos dos galhos mais vistosos. Coloquei em um copo com ´zgua, com fertilizante para bonsai. E Vi sua dica coma a tiamina. Porém tenho uma dúvida: Antes do plan tiu na terra com substrato, os galhos selecionados devem ficar no copo com a solução de tiamina, ou devo colocar direto na terra e borrifar a solução 3 vezes por semana?
    Aguardo, desde já grato!
    Junior

    • Lucilo… ai vai a resposta.

      Para um bom enraizamento, eu deixo mergulhado por umas 3 horas na solução com tiamina. Em seguida preparo o substrato, faço um furo com um dedo, dependendo da grossura da estaca, coloco a estaca lá e fecho o buraco suavemente sem apertar forte. Deixo num lugar onde não pegue muito vento, pois a estaca não pode ficar se mechendo. Em seguida rego com a solução restante e depois é somente água mesmo. Não adianta mais vc regar com tiamina, pq não terá mais efeito depois que a estaca estiver no solo. É perda de dinheiro. Faz assim que dá certo. Vc pode fazer também com pingo de ouro (duranta), que também é ótima pra quem está começando.
      Abração

  3. Lucilo Junior diz:

    Obrigado pela orientação Mac Donald

  4. Lucilo Junior diz:

    Olá Macdonald,

    Lembra do post que encaminhei a vc em setempo? A tiamina funcionou legal! Das 6 estacas 3 vingaram. já estão com 2 meses e com novas folhas nascendo. Obrigado pela dica. Abraço

  5. Julio Gomes diz:

    Eu já uso essa receita da tiamina e realmente ela faz a diferença na produção de raízes…Ainda to usando. Agora fica a pergunta. Quando devemos parar de usar a tiamina??? grato

    • Júlio…
      A tiamina só deve ser usada na primeira vez. VC deixa as estacas de molho, e assim que espeta na areia ou substrato vc rega com a própria água. Depois disso, não surte mais efeito e se vc continuar fazendo isso, vai jogar fora seu dinheiro.
      Abraço

  6. manoela diz:

    oi eu quero rrespostas para vitamina b1 b2 b12 c

  7. Delmar diz:

    olá cara qual a quantidade de água para cada tiamina

  8. Douglas diz:

    posso usar o complexo b?

  9. Douglas diz:

    existe outra forma de se obter uma rapido enraizamento
    sem usar a vitamina b1???

  10. Douglas diz:

    so pode aplicar a planta vitamina b1 em comprimido???

  11. Lucilo Junior diz:

    Mac,

    Me dá uma luz cara, meu Shimpaku está todo queimado
    como se tivesse levado muito sol… fiz uma solução de tiamina mas nada
    ainda está muito debiltado e nao tenho ideia do que poderia ter causado isso..Não quero perdê-lo. Me ajuda??
    Abraço

  12. Douglas diz:

    a tiamina pode ser usada quando a planta ja esta em um vaso???
    tem o mesmo efeito….
    quanto tempo demora para mostrar resultados….

  13. Rafael diz:

    Olá Mcdonald,
    você fala que o mínimo de uso é 3 vezes por semana. Poderia usar todos os dias da semana?
    durante quanto tempo? 01,02, 03… meses?
    Estou para fazer um transplante de um Eugenia Sprengelli, e vou precisar cortas as raízes, principalmente a radicular. Daí fiquei na dúvida até quando eu preciso usar a tiamina!

    Muito bom seu blog!

    Abraços

    • Rafael.
      A Tiamina só deve ser usada uma única vez, tanto na estaquia quanto no transplante. No caso do transplante vc coloca um comprimido para cada 750ml de água, até cobrir o vaso do bonsai, deixando 15 minutos mergulhado. Depois não precida mais pq não tem mais efeito…
      Abraço e muito obrigado por visitar o blog. Continue acompanhando pq estou preparando matérias ótimas..

      • Rafael diz:

        Mcdonald!
        Obrigado pela resposta! :D
        Mas surgiu outra dúvida! XD
        Se eu for, no caso, colocar a planta na bacia perfurada nas laterais? Devo mergulhar a bacia? o.O
        Não poderia ser só a planta? Daí seriam os 15 minutos ainda?
        Desculpa por não ter perguntado tudo de uma vez, mas surgiu agora essa dúvida!
        Mais uma vez obrigado

        Abraços

      • Nesse caso em que a bacia é muito grande, vc pode deixar somente as raízes mergulhadas na tiamina pelos mesmos 15 minutos. Depois vc coloca a planta e o substrato na bacia e em seguida rega com a tiamina que sobrou. Depois não usa mais pq não adianta. É jogar dinheiro fora.. abração

  14. Douglas diz:

    mas quanto tempo demora para mostrar resultados???

  15. guillermo diz:

    boa noite..disculpe meu portugues e´rum ainda..e por isto não entendo direito…mas espero vc me entender….e responder minha pergunta…na INTRODUÇÃO vc diz: *d) Use no mínimo 3 vezes por semana.(((–eu pergunto-me— será que isto e´para o alporque?)))))
    ……….e seu comentario logo depois diz: A Tiamina só deve ser usada uma única vez Depois não usa mais pq não adianta. É jogar dinheiro fora… ((( será que isto e´só para estaquia???)))…-
    gostei muito mesmo do seu blog…e fico grato esperando sua resposta…aquele abraço!

    • Guillermo.
      Como a matéria não foi escrita por mim, não posso alterar, pq vai que a pessoa tem algum direito autoral né…rs..
      Mas pesquisando com os mais velhos, (digo mais velhos mesmo, uns 30 anos de bonsai), eles me disseram que só tem efeito na primeira aplicação, depois não adianta mais.
      Abração

  16. guillermo diz:

    mas uma perguna meu caro……posso usar agua de chuva limpa no preparo da soluçao??? ou tem que ser agua filtrada……da minha tornera a agua cheira a cloro mesmo….esso e bom?abraço estimado mac!

  17. guillermo diz:

    no caso das estaquia…posso dejar as estacas de molho na soluçao (tiamina)??? se for o casso quanto tempo pode ficar de molho???…..precisso de dicas ja que não estou obtendo boms resultados com flamboyant…eu fico muito grato pelas suas respostas…abraço.-

  18. guillermo diz:

    hey Mac todo de bom no ano que chega ao fim….e só sucesso no ano que comença….felicidades amigo!!! pra vc e os seus!!!

  19. christiane diz:

    Ola mcdonaldbike, muito importante suas dicas, são poucos que gostam de repassar o que sabem, meu problema é o seguinte tentei fazer mudas de jaboticaba por dois tipos estaquia e alporque usando enraizador que comprei pela net, mas nenhum dos metodos deu certo, Qual sua tecnica para produzir mudas mas rapido, estou começando a plantar frutas em vasos. Muito obrigada pela atenção

    • Cristiane… as jabuticabas em geral não pegam de enxerto e estaquia ou pelo menos nunca ouvi dizer. Sei que eles fazem bastante enxertia em mudas geradas de semente, mas estaquia não sei se dá não…

      Grande abraço

  20. Renato Anderson diz:

    Donald… Em Parceiro, mais sem ser este comprimido
    qual enraizador para plantas msm posso encontrar em floriculturas?. um próprio.. nome e tals
    acho mais fácil!

    • Renato.. eu desconheço outro produto que tenha o mesmo efeito vendido em floriculturas. Aqui em sâo Paulo existem vários gardens e floriculturas e garimpei atráz, nao encontrando nadinha….. Vc pode achar no mercado livre o super thrive que é melhor enraizador para plantas do mundo…
      Abração

  21. guillermo diz:

    kkkkkkkkkkkk!!!! boluuuuuuuuuuuuu!!!! soy de mendoza, tierra del sol y del buen vino!!!! que grande boluuuuudoooo !!!o mas grande do mundo!!!! genialllll…otimo…goste muito mesmo…..
    ……..Eu agora moro em BH, estou no brasil ja cuasi 7 anos…..hoje a minha tentativa foi dejar de molho galhos de diferentes plantas menores ao diametro de um lapiz em soluçao 2000ppm e 1000 de tiamina…tambem vou dejar de molho só em tiamina……es que ya no se que mas hacer bro!!..aquele abraço.-

    • Olha.. não adianta muito vc exagerar na dose de tiamina, pq o efeito é contrário..
      tem que ser na medida certa.. um comprimido para 750 ml de água. ou dois para um litro e meio. Tente ai e verás que vai dar certo..
      Escuchastes entonces la grabacion? kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk… és de una radio local de San Juan, nosotros ívamos en la carrera e los hombres de la rádio iva en la narracion… Que bueníssima província.. Corte el deserto para llegar a mendoza.. como hace calor. Mi Dios!!!!
      Y Las Cuevas entonces…. Páááááááááá…. Sufri mutcho en La vuelta Mendoza, pero me guste… Gran saludo amigo…
      Se quieres, me agrega en nel msn, hablamos en castellano, para entrenar. hehehehe
      abraço

  22. guillermo diz:

    ola mac! eu não estou acahndo seu endereço pra te add no meu msn…vc ja tem meu endereço me add…sería bom de mais trenar nossos idiomas sim…alem de aprender mais sobre os bonsai…..me diz:………… tenho um galho de flamboyant diametro + de um lapiz, posso dejar de molho na soluçao de tiamina por mas de tres dias??? ou dejar enraizar ele la dentro??? abraço continuo procurando seu endereço pra te add no meu msn!…ate brother!

  23. Luciano diz:

    Olá… caí aqui de paraquedas :-) mto bacana seu blog, e vc é mto prestativo. Sou bem, mas bem novato no mundo do bonsai, mas ando lendo mta coisa a respeito.
    Já ouviu falar do “suco” de tiririca? Dizem q é um ótimo enraizador.
    Estou testando esse suco em umas mudas q tive q arrancar do meu jardim (ñ queria uma árvore naquele local) e vou tentar transformá-las em bonsai.

    • Luciano.. valeu pela mensagem… obrigado pela visita..

      Quanto ao suco, já escutei falar sim e dizem que seus resultados são muito bons. Depois conta aqui pra gente se deu certo…
      Muito boa sorte.. abraço

  24. Tiago Campello diz:

    Boa noite amigo! Bom…depois da tua dica em ler esse texto, fiquei muito convencido da veracidade do produto! Depois de fazer alguns cálculos, fui a uma farmácia de manipulação e pedi que fosse feito o seguinte: 100ml de solução aquosa de Tiamina a 40% de concentração.
    Muito bem…agora, para ter a concentração correta de 0,04ml (indicado pela Institute American Vitamine) de Tiamina, dissolvo 1ml em 1l de água. Se a concentração é de 40%, vai ficar bem certo a dosagem para as plantas!
    Sei que a época não é muito indicada, mas a nível de teste deixei uma estada de Camélia de molho na solução por 3 horas…e já coloquei na areia…vejamos o que vai dar!!!
    Abraços e obrigado pela orientação!!!

  25. vitor costa diz:

    Boa tarde amigo, tenho aqui umas plantas e elas começaram a cair as folhas e secou o caule, ainda estao no vaso, e as rego todos os dias, gostaria de saber o seguinte, se eu usar esse produto, elas vao ficar normais?

    desde ja agradeço

    • Vitor…. dependendo da espécie que isso aconteceu, indica que a planta morreu. A tiamina só serve para estaquia e assim que vc transplantou a sua planta. Seria legal vc pedir mais informações no fórum do atelier do bonsai. Tem um link aqui do lado direito do blog. Vc vai gostar muito.. Eu te garanto..
      Grande abraço

  26. Paulo R.Salvino diz:

    Parabens,muito bem explicado.
    Grato

  27. Paulo diz:

    Amigo, ouço muito falar em AIB como hormônio enraizante e que é muito bom para tal… ai me deparo com Tiamina, que você declara ter usado com sucesso na estaquia e no transplante da planta… gostaria da sua opinião sobre os dois produtos… já entendi que a Tiamina só se usa uma vez e apenas para estaquia e para transplantes… mas e o AIB, dizem que é bom para estaquia, alporquia, transplante, ou seja, enraizamento em geral… diante disso tudo pergunto: 1) Qual seria o melhor? 2) E se usármos ambos misturados (como alguns produtos por aí) 3) Qual a diferença para um Suprethrive da vida? AGRADEÇO SUA ATENÇÃO…

    • Paulo…
      Muito boa sua pergunta. Eu só escrevo sobre as experiências que tenho pessoalmente mas já ouvi falar muito do AIB, inclusive já até tentei comprar sem sucesso, ou pq era caro pra mim no momento. Ainda estou a procura, mas por tudo que já li, creio que seja um potente hormônio enraizador sim! Só não sei te responder, entre os dois, qual o melhor, pq seria anti ético da minha parte falar bem ou mal daquilo que não conheço.
      Agora quanto ao superthrive, vejo muuuuuuuuuuuuita gente, falando que é o melhor hormônio que já utilizou, inclusive alguns bonsaístas muito experientes, só utilizam ele para tudo, desde estaquia a alporquia. Eu particularmente nunca utilizei (ainda), mas pelos relatos, deve-se ter um resultado muito bom.
      Um grande abraço

      • Paulo diz:

        Amigo, se você quer experimentar o AIB (mas não AIB puro, é uma mistura de AIB a 3000ppm e Tiamina (que você já usa)), aqui você consegue comprar e não é muito caro não, pelo contrario, segue o link para o MercadoLivre:

        http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-227175333-po-enraizador-premium-3-unidades-frete-gratis–_JM?redirectedFromParent=MLB218084819#questionText

        Estava perguntando isso por que queria alguma informação antes de adquirir algum desses produtos. Estou pensando seriamente em adquirir esse Superthrive, escutei maravilhas também.

        Quanto ao AIB, um floricultor aqui da minha cidade me falou que ele é cancerigeno e que tem que usar luvar para ligar com ele. Ele vende AIB de 1000 a 5000ppm, o valor pelo que entendi é de R$ 150,00 por 500ml, mas não sei pra qual concentração.

        Por acaso você tem algum experiencia em ALPORQUE de Jabuticabeira ou Pitangueira??

        Grande Abraço…

      • Bom… não tenho experiência pessoal, mas pelo o que ouço falar, dizem que é muuuuuuuuuuuuito difícil e demorado o enraizamento. coisa de um ano e meio mais ou menos….
        abraço

  28. DENISIA CHERQUE diz:

    COMO USA A TIAMINA EM ORQUIDIAS

  29. DAQ diz:

    olá, tem alguma coisa que posso fazer em regas para estacas de rosa!?!? achei seu post depois de plantadas já…e vi que , vc falou que só poderia usar vitamina na 1 vez que depois não faz esfeito , mas tem algo que possa me sugerir?

    • Bom Daniela… Não foi comprovado cientificamente que tem resultado depois de já plantados. Mas se quiser garantir e regar com vitamina b1 não não problema.. Mal não faz.. Melhor pecar por excesso do que por falta… Grande abraço

  30. Tem alguma dica para enraizamento de Ixoria? Vitamina B1 funciona?

    • Celxo.
      Funciona sim, sem contar que ixória enraiza muito fácil. Faça as estacas em areia grossa de rio (construção) de preferência no começo da primavera. As chances são de quase 100%. Abraço

  31. marco aurelio diz:

    parabens pela atençao mac.marco aurelio

  32. Rogerio diz:

    Mac, vou plantar coco e o precedimento com a muda é que depois do germinadou ( 3-4 meses ) vá para a cova. com deveria fazer nesse caso com a Tiamina? Grato Rogerio

    • Cara. O procedimento para tiamina é um comp para 750ml de água. Pode regar com essa solução. Mas se o coco já estiver germinado, e já estiver emitindo raízes, não vai precisar da solução não. Só colocar no substrato correto que vai embora. Não tenho experiência com cocos, mas todas as sementes que planto é assim. A tiamina é usada mais para alporques e estaquia.
      Abraço

  33. Rogério diz:

    Obrigado pela prontidão na resposta. Só um detalhe…depois que tiro a muda do germinadouro….tenho que cortar todas as raízes emitidas antes de ir para a cova definitiva. Aí que eu penso na tiamina, entende? Será que tbem dará resultado nas novas emissões de reízes? Valeu a ajuda!!!

  34. Marcello diz:

    Oi Mac, beleza? Então, transplantei um Junípero rigida ontem e achei que ele está muito bem mas pintou uma dúvida (pra variar rs…). Mesmo ele bem vc aconselha o uso de algum adubo enraizador (que já tenho) ou a vitamina da matéria acima (que preciso comprar) agora ou realmente devo esperar 1 mês (como fala sua matéria sobre transplante – adubos)?

    De novo te agradeço e abraços.

    • Olá Marcelo
      Bom. Se fosse eu teria esperando mais dois meses que é o ideal, mas agora tb dá, sem grilo. Se quiser fazer o uso da tiamina, pode sim. Mas somente uma vez, e sempre após o transplante, depois não tem mais efeito. O juníperu tem muita resistência, portanto deixe uma semana tomando somente o sol da manhã e depois já o coloque no sol o dia todo. Adubação é como vc disse, somente depois de 30 dias. Eu espero uns dois meses, pq o novo substrato está repleto de nutrientes e, penso eu, que seja desnecessário o uso antes deste tempo. Mas fica a seu critério.. Um grande abraço

  35. Marcello diz:

    Legal Mac, desculpa mas esqueci de te dizer que não cortei as raízes! O Sr que me vendeu falou pra apenas trocar a terra (estava muito velha) por terra granulada. Fiz isso mas lavei as raízes pra desmanchar o torrão. Eu tenho um tal de FORTH enraizador, seria o caso eu usá-lo ou compro a tiamina?

    Mais uma vez obrigado pelos esclarecimentos. Até mais.

    • Bom Marcello..
      No caso dos juníperus, não é aconselhável lavar as raízes quando transplantamos, pq eles dependem de micorrizas (bactérias e fungos benéficos as raízes) para sobreviver. Toda vez que for transplantar qualquer tipo de pinheiro, use um pouco da terra antiga e se possível quando for podar algumas delas, deixe secar suas agulhas ao sol e guarde para juntar no substrato. Isso garante a sobrevivência deles. Já que não cortou as raízes, não precisa usar nenhum tipo de hormônio enraizador. Mas tenha em mente na próxima vez que vc deve fazer isso logo após a intervenção. Depois não adianta mais. abração

  36. Marcello diz:

    Putz Mac, não me mata do coração!!! Ainda bem que não consegui tirar todo o torrão, mas já tô rezando!!!

    Muito grato Mac, valeu mesmo!

  37. Mauricio diz:

    Excelentes seua comentários!

    Perguntas:
    1)Tenho utilizado poção com Tiamin e Vit.C (ácido ascórbico)…na qual deixo as estacas “de molho” por 12 hs.Depois enxugo as bases e mergulho num pó contendo AIB e Tiamina formando uma crosta na base bizelada da estaca,. Já testou isso?

    2) Testei algumas estacas mergulhando as bases em AAS (Melhoral) por 12 hs.Resultados bons com ipê. Pode me dizer algo?

    No mais um forte abraço

    • Olha Maurício.
      Essa solução ai é como anabolizante para estacas. rs.
      So o AIB já é o suficiente e vc ainda acrescentou tiamina e vit. c.. Uma ótima idéia.
      Em que estação vc fez a estaquia?
      abraço

      • Mauricio diz:

        No ínicio de junho de 2011.
        Agora pesquisei o tal “gel selante” para a base das estacas (retenção de humidade) e vou testar fazer o mesmo com cola de farinha e/ou maizena (Mais ecológico e barato impossível)!
        Bom;minha idéia é:
        1) Deixar as estacas lenhosas ou semi-lenhosas (comprimento 5-15 cm) numa solução rica em tiamina e ácido ascórbico por cerca de 12 hs (da tarde de um dia até a manhã do outro);
        2)Imediatamente tirar da solução ; enxugar e aplicar uma dose de pó contendo tiamina e AIB na base da estaca (material semi-selante);

        Bom;esse é o básico!
        Aguardo suas considerações nesse assunto ainda um tanto empírico (As pessoas pesquisam pouco;a maior parte segue os costumes antigos).
        Muito grato pela paciência;obrigado por manter esse site!

        Forte abraço!!!

        .

      • Legal sua experiência heim Maurício.
        Depois que tiver o resultado em mãos poste aqui pra gente como foi. Até eu fiquei curioso pra saber qual vai ser melhor. Abração

  38. beatriz diz:

    Olá!
    Esta dificil de encontra o complexo B1.
    Comprei Um tal de complexo B-comprimidos,que diz polivitaminico do complexo B.
    Seria o mesmo,para colocar nas orquídeas?
    Caso seja,posso colocar em plantas que estão definhando? Será que comprei gato por lebre.
    Acho que vou acabar tomando a vitamina,pois estou em dúvida da competência.
    O que vc sugere?
    Obrigado
    Beatriz

    • Eu sugira a vc comprar nas farmácias o Benerva ou Beneum…. Fora estes dois não conheço outro. Pode colocar nas plantas que estão definhando sim, mal não vai fazer, apesar de eu achar que este não seja o melhor remédio para elas. Observe o que está errado com suas plantas e corrija o problema. Muitas vezes uma troca de lugar já resolve. Pesquise quantas horas de sol cada espécie necessita, quanto de água. Tudo influencia… Um abraço

  39. geverson luis diz:

    OLA GOSTARIA DE SABER SE ESTA FORMULA DA CERTO COM A VAROVEIRA ARVORE NATIVA E GOSTARIA DE SABER SE TEM ALGUM MACETE PARA CORTAR O GALHO MUITO GRATO

  40. Cesar diz:

    macdonald!!!!!!Conheci seu blog e vi os videos, como fazer a pasta, vasos p/ bonsai, enfim!!! Estou aprendendo muito com vc, desde de ja um grande abraço e obrigado por dividir seus conhecimentos!!!! Meu nome é César e estou começando nessa arte viva dos Bonsai, a cada medida que vou conhecendo vou me apaixonando cada vez mais!!!! felicidades p/vc brother!!!

  41. geverson diz:

    ola gostaria de saber se deixar de molho mais que 3 horas os galhos vai estragar as estaca
    abraço

  42. valeria diz:

    adorei as dicas… otimo video

  43. Eduardo diz:

    MacDonald, saudações! Tenho pesquisado exaustivamente na internet sobre a tiamina como enraizador e descobri algo curioso. Todos os sites brasileiros que sugerem o uso da vitamina como enraizador se copiam e até mencionam um tal de “Institute American Vitamine”, que simplesmente não existe ( basta procurar no Google – se existisse o nome correto em inglês deveria ser American Institute for Vitamins – ). Tampouco há qualquer referência à tal proporção de 0,4% de tiamina para a solução. Por outro lado, A MAIORIA dos sites de jardinagem e agricultura em inglês afirmam com veemência, com base em pesquisas científicas, que a tiamina simplesmente não tem qualquer efeito enraizador em plantas já formadas, sendo importante apenas na clonagem de plantas a partir de células em meio nutritivo. Isso dito, devo lhe dizer que, não tendo experiência própria no enraizamento de estacas e pretendendo o fazer, vou-lhe dar o merecido crédito e fazer minha própria experiência a partir de suas sugestões.

    Um forte abraço, Eduardo

    • Legal seu comentário Eduardo…
      Vou ser honesto com vc… só publiquei pq fiz uma experiência aqui com uma planta que enraiza muito… As calliandras. Peguei duas garrafas pet, com a mesma areia de construção e a mesma quantidade de estacas. Umas 15 quase do mesmo tamanho… As da garrafa A deixei uma noite toda de molho na solução e a B não.. Para minha surpresa, todas da garrafa A enraizaram e na garrafa B apenas 9. Foram deixadas uma do lado da outra com a mesma quantidade de sol. Até as 11 da manhã apenas. Não sei se foi coincidência, mas deu certo… só por isso resolvi publicar e fazer o vídeo.
      Faça o teste aí e depois nos conte o que achou… É bom termos mais opiniões sempre…..
      Um grande abraço

  44. Eduardo diz:

    MacDonald, acompanho seu trabalho pela internet e fiquei contente com sua humildade em aceitar opiniões contrárias. Tenho uma ótima notícia procê ( pra nós ). Após enviar-lhe o comentário acima, continuei “fuçando” na internet e descobri um trabalho científico ( trabalho de conclusão de curso de Engenharia Agronômica ) que compara o poder enraizador do ácido indolbutirico, da tiamina e da erva tiririca. Para minha surpresa ( e felicidade ), a conclusão do trabalho é que a tiamina induz raízes mais longas e em maior quantidade do que o AIB ( e claro, do que a tiririca )!!!! Detalhe: a solução da vitamina B1 é aquela mesma que todos conhecem – 1 comprimido para 750 ml de água. Passe-me seu e-mail e lhe envio o trabalho.

    Um abraço,
    Eduardo

  45. Eduardo diz:

    Uma pequena correção no comentário acima: no trabalho citado, na verdade utilizaram 2 ( dois ) comprimidos para 750 ml de água, portanto, o dobro do difundido na internet…

    • Hehehehehe… Eu sou cabeça aberta… devemos sempre aceitar novas opiniões para podermos aprender… Por isso que eu te falei que aqui tá dando certo… rs.. e quando tá dando certo eu não mudo não…. rs.. Um abraço

  46. antonio carlos polaine diz:

    ola Mcdonaldbike, cara não sabe quanto tempo procuro por hormonio de enraizamento, com esse truque fica muito facil fazer novas mudas, na minha proxima leva de estacas irei utilizar a Tiamina, abraço!

  47. Marcia Kamal diz:

    Olá! No texto vc disse: d) Use no mínimo 3 vezes por semana.
    E depois numa resposta, disse: Não adianta mais vc regar com tiamina, pq não terá mais efeito depois que a estaca estiver no solo. É perda de dinheiro.
    Fiquei em dúvida se posso regar (com o enraizante) uma planta que já está no chão para que forme mais raizes, ou não.

    • Marcia… o texto como eu escrevi embaixo não é meu…. e conversando com muitas pessoas que pesquisaram sobre o assunto, me disseram que não tem mais efeito além do primeiro dia… Por isso que eu indico que usem somente uma vez… Plantas que estão no solo não precisam de enraizador, a não ser se vc a transplantou naquele dia…. Se quer criar raizes mais na base da planta, tem que fazer uma sangria, uma cova ao redor da planta normalmente do tamanho da bacia ou do vaso que vai ser transplantado.. Não se mexe na pivotante. Assim vc força a planta a criar raizes capilares em sua base.. Um abração

  48. Salete diz:

    Mac sou de Curitiba, estou tentando fazer uma muda de glicinia. De todas que plantei a que tenho no momento é a única que sobreviveu. O problema é que não tinha te acessado antes e plantei a estaca deixando ela 24 hs na água e depois cobri com plástico e estava tudo bem depois de mais de um mês tinha saído até umas folhinhas, quando retirei o plástico as folhas murcharam e após secaram, não tinha conhecimento do B1 caso contrário teria colocado. Agora fico na expectativa, o caule esta verde, tem forma de estilingue mas não vem folhas o que faço amigo, me de uma ajuda já tentei umas cinco vezes e todas morreram. Salete.Curitiba/Pr.

    • Salete…. O jeito então é vc fazer de novo agora na primavera….. Tente fazer as estacas na areia grossa (construção) usando a solução… Colete bastante galhos de várias espessuras e coloque em garrafas pets cortadas e com pequenos furos no fundo para drenagem…. Assim vc aumenta as chances de conseguir novas mudas… Um abraço

  49. Bom dia, Sou Milton Messias e estou precisando fazer umas mudas de aceroleira, penso em usar a Tiamina ou seja a vitamina,B1, minha duvida é se as estacas com os pares de folhas pode ficar emergidas dentro da solução ou deve ser colocado somente a base da estaca na solução por tres horas.
    meu endereço: miltonmessias@hotmail.com

  50. Dorival Pereira Lopes diz:

    Meu amigo MCdonald , vc retirou o video sobre o benerva , minha filha adorava ver
    repetia varias vezes , porque achava voce muito engraçado !
    pereiralopes2@yahoo.com.br

    • Dorival… Eu retirei de um canal, mas postem em outro.. só pesquisar no youtube sobre vitamina b1 que vai aparecer o vídeo…. Tive que excluir o antigo canal… Se inscreva no outro.. abc do bonsai…
      já tem várias novidades lá….. abraço

  51. Mauricio diz:

    Forte abraço

    Espero ter sido útil!

  52. Aline Börges diz:

    olá, achei interessante a parada da tiamina, será que funciona também para fazer estaquia de uma muda de jabuticabeira????

  53. Aparecido Osmar Ferreti diz:

    Por favor me oriente de como eu posso fazer mudas de azaléia utilizando o Benerva. Achei essse video maravilhoso!

    • Aparecido.. é só utilizar a técnica da estaquia…. Tem um vídeo meu ensinando a fazer. Pesquise no youtube por estaquia de junípero… pode proceder da mesma forma… o ideal é fazer no início da primavera… abraço

  54. juliano diz:

    muito bom o que vc faz seus improvisos sao de mais ,por isso eu agradeço pois tudo desdo enraizador até a pasta cicatrizante funciona mesmo valeuuuuuuu

  55. hellen diz:

    iurruu!!! Q maravilha de blog, acho q agora me encontrei
    parabens Mc vc te me fazendo muito feliz
    espero q continue ai
    abçssss a turma td ae to acompanhando tudinho

  56. jerri diz:

    desculpe a intromissão , jah fiz algumas mudas de acerola por alporquia com sucesso, e uso B1, mas não tnho batido no liquidifikdor, apenas deixo o comprimido se dissolver de um dia pro outro na água, dae qndo vou usá-lo dou aqla agitada.

  57. hellen diz:

    jerri, acho que, como quase em tudo nessa vida, cada um vai desenvolvendo a propria tecnica, as vezes seguimos por caminhos longos q ñ dao em nd, outras encontramos atalhos criativos, eu por ex, ponho o comprimido em um pedacinho de plastico, e amasso com o martelo, ponho em uma garrafinha agito bastante e… ta pronto!

  58. Lucas Fonseca diz:

    Olá, macdonaldfernandes, eu gostaria de saber o seu e-mail, estou com uma coisa que possa te interessar, me mande um e-mail, assim que possível ( lfonseca.21@hotmail.com )

  59. waldete diz:

    Ola Mcdonaldbike !! Tudo bom ? Gostaria de saber se posso usar Tiamina na minha jabuticabeira Bonsai . Ela tem 3 anos e não estou conseguindo fazer com que ela se evolui. Vc pode me dar uma dica ? Desde de já Obrigado.

  60. jerri diz:

    mac, o forum abc bonsai ta com algum problema? não consigo acessar.
    vlw

  61. Fabiano diz:

    Oi, Mac,

    Vou usar essa solução de Vitamina B1 para fazer estaquia de Mussaenda, uma planta ornamental dificil de enraizar. Inclusive já vi na net outra pessoa que usou essa vitamina para essa mesma planta e funcionou! Só que ela diz que pigou 20 gotas num balde com agua e deixou as estacas até enraizarem. Se ela usou gotas, então parece que não usou na forma de comprimidos. Em todo caso, vou tentar!

  62. hellen diz:

    Oi Fabiano
    eu ñ achei esta planta dificil de enraizar ñ. outro dia passando por uma calçada qualquer peguei “emprestado” um galhinho( eu nem sabia o nome dela), como ja era noite quando cheguei, desmanchei um pedacinho do comprimido em um pouquinho de agua, e um potinho de sorvete, coloquei o galhinho, deixei la no tanque onde ele passou a noite. pela manha enfiei o galhinho em vaso de outra planta despejei a aguinha por cima, e la esta ele, ja saindo folhinhas novas, fazem por volta 40 dias q o trouxe.
    Boa sorte ae com a sua “Mussaenda”

    -Sempre q planto “um galho” quase ou todas as folhas.

    • Fabiano diz:

      Oi, helen, tudo bem com vc? Fiz isso ai com um galho e não pegou!! Que tamanho tinha o seu galho? vc tirou as folhas né? Foi um galho que já tinha dado flores ou não?? aguardo resposta

      • hellen diz:

        Fabiano, desculpa a demora, mas é que o galhinho morreu, começou a sair folhas e depois secou e ñ tinha nenhum sinal de raiz. Agora estou com outros galhos na agua pura ja á uns 20 dias e um deles esta apresentando pontinhos brancos q p/mim ta claro q é raiz. Depois q vc falou q essa planta(mussaenda) é dificil fazer mudas fiquei curiosa, e como gosto muito de desafios desse tipo, vou tentar ate conseguir ou, desistir. sempre q deixo galhos de molho assim p/ enraizar, a cada dois ou tres dias lavo com buchinha o potinho, p/ a agua ñ ficar podre(e pela dengue tbm). Com esses, pretendo esperar mais uns dias, depois, deixar umas hrs na tiamina, plantar e… torcer
        Se vc quiser, mando noticias, se deu certo ou ñ
        Abçs

  63. Mauricio diz:

    Olá;Mac!

    Por favor;poderia publicar aconcentração da Tiamina na pasta cicatrizante?

    Muito grato;

    Forte abraço!!!

  64. jerri diz:

    falae mac. oq aconteceu com o fórum?

  65. Eliza diz:

    Olá Mc.
    Assisti seu video e fiquei com algumas dúvidas…
    Primeiramente me desculpe a falta de uso dos nomes técnicos, é que sou nova no assunto…
    Bem, as perguntas são as seguintes:
    Posso fazer a poda e colocar os galhinhos direto dentro do hormônio enraizador?
    As raízes vão surgir em apenas 12 horas e já poderei plantar?
    Que tamanho aproximado deve ter os galhos? Pretendo fazer mudas de mussaenda.
    Esse hormônio dá certo em orquideas?
    Me desculpe se já respondeu a essas perguntas em algum outro comentário, é que ainda não consegui ler todos.
    Abraço.
    Aguardo resposta.

    • Eliza. O enraizamento demora em média 100dias. Não sei se funciona em orquídeas não. Vou razer um vídeo detalhado sobre o assunto em breve. Fique atenta aqui na página. Um abraço

    • Fabiano diz:

      Eliza, também estou fazendo mudas de Mussaenda. Se der certo, postarei os resultados aqui. Conte-nos como foi a sua experiência, ok?
      Abraços

      • Eliza diz:

        Ok Fabiano.
        Assim que tiver novidades venho publicar aqui.
        Além da Mussaenda, estou tentando também com Camarão e Bougainville.
        Abraços.

  66. Fabiano diz:

    McDonald

    Usei a vitamina B1 para fazer as estacas de Mussaenda. Corte uma estava de 15cm e coloquei a base dela na solução e deixei lá de molho. Notei que 10 dias depois estão se formando CALOS por toda a estaca. O “CALO” ainda não é a raiz, mas é a precursora da raiz. Já é um bom começo para uma planta de difícil pegamento. Mas como só tenho 1 estaca, preciso fazer mais testes para saber se a vitaminha B fez mesmo a diferença.

  67. Fabricio diz:

    Olá MCDONALD sou seu fã vejos seu blog direto suas dicas e tudo mais e eu gostaria de saber se posso usar essa TIAMINA em estacas de CARAMBOLA??desde já agradeço…

  68. Marcelo diz:

    MCDONALD, posso fazer Alporquia com esse líquido
    enraizador tiamina q vc falou
    misturado com pó de xaxim e húmus?? Comprei um
    fertilizante enraizador tbm. Qual a melhor solução para fazer a Alporquia. Pretendo
    fazer em muuuuitas frutíferas. Muito Grato e aguardo sua
    resposta.

  69. lucas diz:

    olá td bem, posso usa r a tiamina para fazer mudas de goiabeira ? e como que faço, quantas horas mergulhada no liquido? se puder ajudar eu agradeço.. abraço

  70. teresa melo diz:

    óla , fiquei muito feliz com a possibilidade de fazer mudas de ixorias no meu jardim, gostaria de saber se posso colocar areia de construção por todo meu canteiro e depois fazer as mudas colocando a benerva conforme vç ensinou e plantar direto no canteiro. Agradeço sua atenção desde de já.Abraços

  71. lucas diz:

    olá td bem, posso usa r a tiamina para fazer mudas de goiabeira ? e como que faço, quantas horas mergulhada no liquido? se puder ajudar eu agradeço.. abraço
    Resposta

  72. Dorival Pereira Lopes diz:

    Desculpe-me meu amigo eu fiz alporquia com galhos com a espessura de um dedo , e deu
    certo !

  73. daniel rodrigues diz:

    a matéria não quer abrir :(

  74. MRIBEIRO diz:

    Mauricio, mano gostei da dica, e da apresentação.
    Tentarei é tenho certeza que iremos brotar muitas
    raízes!!!!!!Abração!!!!!Tenho 56 anos!!!!

  75. Cláudia diz:

    Adorei o vídeo sobre a vitamina B1 para enraizamento. Vou tentar com Pleomele. Obrigado pelas dicas e aguardo informe sobre novos vídeos e dicas. casalindapaisagismo@gmail.com

  76. cristian nascimento diz:

    ola mcdonald fica aq toda admiração de jardineiro apaixonado pelas plantas meu nome e cristian
    e tenho uma goiabeira de alporque nao feita com benerva mas com AIB e esta show produzindo muito

  77. Rodrigo diz:

    Mac, vc já testou misturar a Tiamina + o suco de tiririca (parece que tem ácido indol acético (IAA))? teve algum efeito em comparação ao uso apenas da tiamina?

  78. Vanessa diz:

    OLá Mcdonald…parabéns pelo seu trabalho/compartilhamento de informações e amor à Natureza. Consegui estacas de jaca e utilizarei vitamina B1 (tiamina). Posso deixar as estacas na solução por diversos dias, visando o enraizamento na própria água?
    obrigada,
    abs

Deixar uma resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

WordPress.com Logo

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Log Out / Modificar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Log Out / Modificar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Log Out / Modificar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Log Out / Modificar )

Connecting to %s