Bem Vindo ao Blog Mac Donald!

Aqui você encontra matérias, vídeos, dicas,  técnicas, curiosidades e muito mais sobre ciclismo e bonsai.

O blog tem por finalidade mostrar a evolução de plantas na arte bonsai e também um pouco da história e trajetória do ex-atleta profissional de ciclismo no Brasil, Mac Donald Trindade Fernandes.

Para as pessoas que quiserem receber e-mails com as novidades do blog, é só deixarem um comentário.

Este blog está em construção portanto algumas páginas estão incompletas, mas não deixe de visitar pois a cada dia estou atualizando.

Qualquer dica, crítica ou sugestão será bem vinda atravéz dos comentários.



Anúncios
Esta entrada foi publicada em Bonsai com as etiquetas . ligação permanente.

28 respostas a Bem Vindo ao Blog Mac Donald!

  1. Pâmela Noiva diz:

    Hummm que legal tudo isso aqui hein…muito interessante parabéns!!! bjos.

    • Lucilo Junior diz:

      Mac Donald, Bom dia!
      Muito boa a cobertura da exposição dos bonsais em SP. Fiquei encantado com o de Araucária, simplesmente fascinante!!!!
      Mas estou com um probleminha com um Bonsai de Jasmim…. Ele foi replantado a menos de 15 dias, e coloquei ele em um local onde não recebesse muitos raios solares. Hoje ele está completamente atingido por fungos(pó branco sobre o vaso e na terra) As folhas estão amareladas, e fiquei em dúvida do que fazer para acabar com eles, pois não quero perder este exemplar!!! Poderias me ajudar?

      Abraço!!!

      • Lucilo…. tudo bem?. muito obrigado pela visita…

        Quanto a sua dúvida, se a planta fosse minha, a colocaria imediatamente ao sol direto, já que o estresse hídrico já passou. Agora eu tenho uma pergunta: Foi podada suas raízes ou copa? Fungos se proliferam com umidade, portanto, quando for regar, regue somente o substrato e limpe as folhas dos fungos, com a mão mesmo. Todas e deixe ao sol direto. Regar somente quando o substrato já estiver seco por cima… Se daqui um mês não surtir efeito, sugiro que entre com uma borrifação de sulfato de cobre a 10% com água. Mas somente se o sol não der jeito…

        Um abração

  2. Pâmela diz:

    Olá essas folhas do lado no site ficou mtoooo bom parabéns adorei.

  3. Julio Silvio de Souza Bueno diz:

    Gostei do blog, gosto de tuia jacaré e de ficus benjamim

  4. hugo renato munuti diz:

    Parabens pelo site. Tambem gosto de bonsai e pratico ciclismo.

  5. Waldomiro Pellizer Neto diz:

    Boa tarde.
    No forum do atelier do bonsai vc deixou um post sobre uma exposição de bonsais, vcs ja sabem que dia vcs irão? estou querendo iniciar na arte, acredito que um evento desses possa me ajudar. Sou de Itatiba – SP, vc conhece alguem por aqui que faça isso?
    Abraços.
    Waldo.

    • Waldo…
      vc está na cidade do mestre hidaka e de vários outros bonsaistas muito bons…. procure se informar por ai como achar o viveiro do mestre e da regina que vc irá com certeza se maravilhar…
      Quanto ao encontro.. acho que o melhor dia para todos seria o domingo…. mas vou deixar uma resposta lá pra ver que dia o pessoal vai com certeza
      abraço

  6. Tiago Campello diz:

    Boa tarde amigo. Primeiramente, gostaria de me apresentar ao seu blog, sendo que em meus estudos sobre Bonsai, me deparei com seus escritos e dicas…e muito boas dicas, por sinal…
    Parabéns pela qualidade do conteúdo exposto aqui…com certeza é muito útil e está me ajudando muito…já que sou novato nessa lindíssima arte do Bonsai. Sou de Santa Maria, RS e estou com várias mudas…vários pré-bonsais e alguns bonsais…e terei o maior prazer em frequentar esse ambiente, que tem grande qualidade e ótimo conteúdo, suprindo a maioria de minhas dúvidas e me dando grandes idéias…sendo que em minha cidade essa arte não é muito difundida.
    Mais uma vez, meus parabéns pelo blog…e nos falamos mais vezes, pois pretendo frequentar ativamente seu blog. Grande abraço.

    • Tiago…

      Muitíssimo obrigado pelas palavras e espero que goste do conteúdo que tenho preparado aos leitores… EStou preparando mais páginas com assuntos mais aprofundados sobre o Bonsai, portanto, dê uma passadinha de vez em quando pq sempre tem novidades..

      Grande abraço

      • Tiago Campello diz:

        Obrigado pela recepção. Espero fazer grandes amizades aqui em seu blog. Tenho por costume ler todos os dias sobre bonsai…portanto, sempre estarei por aqui!!!…Até mais! Abraços!!!

  7. Edgard de Vinhedo diz:

    Macdonald tô aqui aprendendo. Edgard de Vinhedo.

  8. Toinho Viégas diz:

    mcdonald, vou ser bem direto: Por que não vemos bonsai da Arvore da Felicidade?

  9. Toinho Viégas diz:

    Caro MC Donald
    Tenho visto pouquissimos trabalhos com a arvore da felicidade, bem como com o Pau Brasil, a que deve-se?

  10. Leonardo Vilela diz:

    Mc Donald, acabei de ver seu video sobre desidrataçao de bonsais.. vc utiliza uma arvore como exemplo.. ql e aquela arvore e qual idade? Muito obrigado.

    • Leonardo. Esta planta é uma calliandra rosa e tem aproximadamente uns 7 anos de idade. Foi transplantada há algum tempo e está se recuperando.. Jájá eu abro uma página falando sobre ela… Um abraço

  11. Marco AU diz:

    Ótimo trabalho Fernandes.Acompanharei com atenção.Um grande abraço.

  12. Jerry diz:

    caro amigo mcdonald, eu tenho planos para um bonsai de pingo de ouro, porem tenho pouca informação sobre a mesma. gostaria de saber qual é o tempo da permanência dos arames no pingo de ouro? já procurei muito e continuo na duvida. Gostaria de saber também porquê todo pingo de ouro que eu vejo tem o tronco escurecido( aparentando estar cheio de fungos) e como eu faço para trata-lo?
    Agradeço desde já por sua ajuda.

    • Cara… o arame deve ser retirado rapidamente. Uns dois meses aproximadamente. E fique atento pq se começa a marcar, tem que tirar e aramar de novo pq senão fica uma cicatriz horrível. Quanto ao tronco, use uma escova de dentes com cerdas duras para retirar aquele limo. Ajuda muito… Não precisa usar nenhum defensivo.. abraço

  13. Valdir da Silva Dantas diz:

    Caro McDonald. Muito Boa tarde. Comprei um bonsai Tuia Jacaré ( Juníperus Horizontalez ) a poucos meses, a copa está verde, mais dosi galhos cumpridos na horizontal estão secando quase por inteiro. O que está acontecendo e o que posso fazer para reverter esse quadro ? Será que está desidratadado ou será que é algum fungo que está nos galhos ? Preciso de ajuda urgente. Aguardo resposta. Obrigado

    • Normalmente isso é efeito em cascata.. Pode até ser que seque a planta toda.. Portanto o que dá pra fazer é manter a rega diária e deixar a planta o dia todo no sol… a noite também.. é uma espécie que necessita de muito sol… Não tem jeito agora.. é esperar pra ver se a planta vai sobreviver… Depois vc tira os galhos que secou e analiza o que dá pra fazer… abraço

  14. Toinho Viégas diz:

    Caro MacDonald, gostaria de obter informações sobre as questões adiante e desde já estou grato ao amigo.

    A diminuição das folhas de um bonsai tem também relação com a adubação e rega?

  15. carlos alberto fernandes carvalho diz:

    Ola ! Dou te os parabens pela tua dedicaçao a arte do bonsai ! Ja sigo a tua evoluçao e conselhos aqui em portugal a algum tempo . vai em frente força! Um abraço e força .

  16. Val Flores diz:

    Parabens MC vc, realmente merece ……….ja olhei tdos os teus videos no youtube adoro ver e rever sempre q posso ………..espero q faça mais algums heheh sempre é bom ter vc dando dicas pra galera aprendi muito com vc parabens e obrigado por prestar esse favor a natureza ……vida longa a arte abraçosss

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s