O Inverno para o Bonsai

No inverno as plantas hibernam ou dormem. Chamamos de dormência este fato da natureza. Mas o que acontece para ela dormir e o que precisamos fazer para ela continuar bonita? Acontece que, com o inverno, a temperatura abaixa muito, a umidade relativa do ar cai, as folhas e  flores em algumas plantas caem e as vezes até matam a planta. Também sofremos com a queda excessiva da umidade do ar, mas o que mais se está ligado às plantas são as seivas, que eu poderia dizer que é o sangue que ela contém (modo genérico de dizer).
Vamos relembrar o que um urso faz durante as quatro temporadas, outono, inverno, primavera e verão, um ciclo que acontece com as plantas também.
No verão o urso come em abundância, aproveita para se procriar. Na próxima estação, o outono, o urso sabe que precisa se alimentar não somente para se manter e procriar, mas criar uma camada de gordura, acima do esperado. Quanto mais melhor. No inverno, ele procura um local para dormir, hibernar. Talvez uma caverna, um buraco, um local que ele ache seguro Ddurante o inverno irá dormir durante quatro meses, alguns até seis, e essa banha e gordura acumulada é seu porto seguro. Quando chega a primavera, a sua necessidade de comer e comer é grande, então a primeira coisa que ele faz é comer, para estar em forma para as outras atividades que é bem da primavera (meses que dizem que é a época de procriação, das flores, do amor). Inclusive as borboletas saem de seus casulos, cujo na época do outono esteve comendo,  as vezes uma arvore inteira. A arte da multiplicação se faz presente e com as plantas, não é muito diferente e digo, NÃO ADIANTA DAR NUTRIENTES ÀS PLANTAS DURANTE O INVERNO, ELAS NÃO ESTARÃO, SE É QUE POSSO DIZER, COMENDO.
Por isso é muito importante nutri-las durante todas as estações principalmente na chegada da primavera. No inverno, ela só necessitará de água (em pouca quantidade) e nada mais.

Anúncios
Esta entrada foi publicada em Uncategorized com as etiquetas , , , , , . ligação permanente.

Uma resposta a O Inverno para o Bonsai

  1. Marcello diz:

    Legal Mac, pra variar grande texto!
    As vezes fico “viajando” neste papo de estações do ano e as mudanças climáticas (atualmente uma realidade global). Penso nas variáveis que afetam os seres vivos e as mudanças climáticas, que as vezes ocorrem em um curto período de tempo, ao menos aqui em SP.
    Veja bem, ontem ao fim da tarde estava um vento frio, chuva e a temperatura típica de inverno. Hoje, neste momento, abriu o sol (pelo menos aqui no meu quintal) e após meia hora estou me sentindo no verão!

    Como te disse acima, apenas uma “viagem”.
    Abraços.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s