Transplante de Bonsai

Vídeo explicativo que mostra como deve ser feito um transplante. Para quem quiser ver a página completa clique em:

https://macdonaldfernandes.wordpress.com/tecnicas/transplante/

Quem gostar por favor dê um gostei embaixo do vídeo e adicione aos favoritos. Assim poderei postar novos vídeos futuramente.

Esta entrada foi publicada em Uncategorized com as etiquetas , , . ligação permanente.

22 respostas a Transplante de Bonsai

  1. marco aurelio diz:

    ,Otimo video Fernandes.Pode me confirmar se ao fundo se trata da esp.duranta-erecta gold mound.Abraços.

  2. Anita do Carmo diz:

    Gostei muito, espero outros vídeos. Estou começando a me interessar pelo cultivo de bonsai. Muito bom o vídeo. Obrigada.

    Anita do Carmo- e- mail: anitapcarmo@hotmail.com

  3. Patrick Dantas diz:

    Mac, me tira uma dúvida, por favor! Qual a melhor época para adubar bonsais e para fazer transplante? Obrigadão!

  4. Patrick Dantas diz:

    Show! Obrigadão. =D

  5. Roberta Azevedo Vilela Reis diz:

    gostei muito, estou esperando chegar a primavera para fazer o primeiro transplante. Esse video vai me ajudar muito!! Gostaria tambem de saber qual o adubo certo para colocar no meu bonsai?? é um Piracantha… Obrigada, Roberta

    • Roberta.. Não precisa esperar chegar a primavera para o transplante. O ideal é no meio do inverno. Só não aconselho fazer isso agora em azaléas que deve ser feito realmente na primavera. Quanto ao adubo, eu utilizo o arroz com feijão mesmo. Torta de mamona e farinha de ossos… Uma vez a cada 6 meses eu adubo com esterco de galinha.. Pode colocar uma vez a cada 2 meses que suas plantas vão bombar… Um abraço

  6. David diz:

    Olha eu de novo Fernando. Gostaria de saber depois que se faz um transplante se faz necessário utilizar fertilizante. Quando eu poderei usar osmocote você tem alguma dica para o uso? Um forte abraço… E parabéns mais uma vez.

    • Não pode usar nenhum tipo de fertilizante logo após o transplante. No máximo um hormônio enraizador. Somente depois de uns 30 a 40 dias que pode-se iniciar a adubação. O osmocote pode ser colocado por cima do substrato até sua completa absorção. Abração

      • David. diz:

        Mais uma vez muito obrigado e dessa vez não esqueço do seu nome um abraço Mc Donald. Sucesso!!!

  7. Kátia diz:

    Olá,
    Vi o teu vídeo sobre Yamadori Urbano de Azaléa, não consegui encontra-lo aqui. Fiquei muito curiosa para saber como esta a Azaléia e se o teu esforço de quase 5 horas deu resultado. Se não for pedir muito, põe novas fotos dela.
    Queria te agradecer pelas ótimas informações.

    []s
    Kátia

    • Kátia.. eu só monto a página de uma planta depois que ela se recuperou totalmente.. Senão morre e fica chato as pessoas lerem uma matéria de uma planta que já morreu… Foi recente este yamadori. Daqui uns2 ou 3 meses eu posto uma matéria completa.. Abraço

      • Kátia diz:

        Entendo e concordo plenamente. Ficaria chato mesmo. Não tinha percebido que o vídeo era recente. Achei incrível o teu esforço e dedicação para a retirada das plantas. Tenho certeza que as Azaléias (mães e filha) vão ficar fortalecidas com os teus cuidados. Boa sorte e Parabéns pelos vídeos e matérias.

        Kátia

  8. Sandra Sassá diz:

    Bom dia Mac Donald. Meu nome é Sandra. Ganhei um bonsai de acerola da minha sogra há 04 meses. Esse bonsai já estava com ela há 03 meses, mas ela comprou em supermercado, portanto, não sei quanto tempo ele realmente tem. Sou extremamente leiga no assunto, porém sempre achei lindo os bonsai e gostaria de aprender a cuidar do meu. Não sabia que precisava fazer transplante, ele ainda está no vasinho que veio do supermercado e só podei as folhas novas que foram nascendo (que foi o que a minha sogra disse que eu deveria fazer). Deixo-o no sol da manhã e no sereno da noite e madrugada. Coloco água dia sim e dia não e nunca coloquei adubo. Ele tá verdinho, as folhas estão saudáveis, enfim, parece bem. Tem poucos galhos, não tem uma copa densa. Hoje percebi que duas de suas raízes estão saindo pra fora da terra do vaso e existem folhas nascendo no tronco principal. O que devo fazer ? Tenho que fazer o transplante? Qual é a melhor época? Por favor, me dê algumas dicas. Desde já agradeço.

  9. Fabíola diz:

    Meu amigo, preciso de ajuda!!
    Eu estou começando agora, e já li muita coisa na internet, mas, acho q misturei tudo e fiz besteira, estou com duas mudinhas nao muito grande de flamboiant q quero fazer bonsai, coloquei no escorredor-mamadeira, mas, nao tive coragem de trocar a terra dele, coloquei uns pedriscos no fundo do escorredor e um pouco de pedaços de um cupinzeiro e coloquei ele por cima com a terra q já estava nele. Eles estão lindos, um eu aramei e podei, o outro nao, estou com medo de fazer uma poda drástica no tronco q acho q já está grandinho, está com 30 cm, mas está todo brotadinho.
    Estou também com um jacaré de praia (nao sei o nome científico dela, é uma árvore nativa aqui da região dos Lagos), é uma árvore linda que por si só já é toda torcida, também coloquei no escorredor, ela estava com muitas raizes e eu coloquei assim mesmo com a terra q veio por medo… e já está aramado, o que eu faço, troco a terra deles ou deixo com a terra preta que veio? Preciso colocar algum substrato? Devo podar drasticamente o flamboiant? Por enquanto ta todo mundo feliz onde está, na terra da mamadeira comprei terra adubada com esterco de boi e misturei com pedaços da casa do cupim.
    Já notei q o flamboiant leva uma eternidade pra crescer, já o jacaré de praia é bem resistente e responde logo a tratamentos, o coitado estava cheio de fungos, que parecem bichinhos brancos e minha sogra me ensinou a jogar água de sabão em pó, ele socou todinho, quase chorei, e uma semana depois ele estava todo rebrotado com folhinhas novas, pensei q ele ia morrer, mas, tá lindo.Aguardo retorno.
    Obrigada.
    Fabiola.

    • Agora é a hora de fazer os transplantes Fabíola… Pode fazer sem medo em ambas as espécies.. SE for fazer drásticas nos flamboyant, espere uns 3 meses para a completa recuperação. Depois manda ver…. O substrato pode ser metade areia grossa de rio e metade terra vegetal..
      Abraço

  10. thiago zanchet diz:

    ola sr mc donald, bom comprei uma jabuticabeira (quando comprei me falaram que tinha uns 6 anos, bom ela tem 8 cm de tronco da raiz ateh os primeiros galhos e 4 cm de circunferencia e 40 no total da arvore) e uma azalea, ambas faz um ano e meio, acho que jah precisam transplantar, posso fazelos agora no fim do inverno? ou so da jabuticabeira?
    e qual seria o melhor substrato?
    (quando comprei a jabuticabeira me falaram que tinha uns 6 anos, bom ela tem 8 cm da raiz ateh os primeiros galhos e 4 cm de circunferencia e 40 no total da arvore)

    bom tambem me ajudaria muito uma tabela de adubaçao das especies, ja que sou iniciante nao quero fazer besteira.

    obrigado!!
    thiago zanchet

  11. Mauro Frantz diz:

    Estou começando nesta arte e acho muito lindo e interessante, olho todos os teus videos.
    Parabéns quando tu tiveres novidades me avisa.

Deixe uma Resposta

