Como Fazer Pasta Cicatrizante para Bonsai

Mais um vídeo para os amantes do Bonsai. Espero que gostem e quem quiser ajudar, por favor compartilhem no Facebook ou cliquem em gostei e adicionem a favoritos. Isso ajuda e muito na divulgação do Canal e quanto mais acessos tiver, mais vídeos postarei.  Já estou preparando grandes novidades mas preciso de uma certa quantidade de vizualizações para postar os novos. Quem tiver dúvidas deixem comentários que tentarei ajudar.

Esta entrada foi publicada em Uncategorized com as etiquetas , , , , , , . ligação permanente.

41 respostas a Como Fazer Pasta Cicatrizante para Bonsai

  1. David diz:

    Boa noite Fernando!!! Em primeiro lugar quero parabenizar pelos seus vídeos e também pelo seu blog. Me chamo David e sou um pricipiante na arte do Bonsai, e quero lhe dizer que estou aprendendo muito com suas dicas. Uma coisa que quero lhe perguntar é sobre a pasta cicatrizante. Quanto tempo ela é válida após a sua preparação e embalagem?
    Meu email é adrj1625@gmail.com e o meu blog é http://tudosobrebio-profdavid.blogspot.com.br/.

    • DAvid… rs.. Eu me chamo Mc Donald e não Fernando.. mas não tem problema nenhum.. Se não estiver acreditando no meu nome é só colocar a revolta do mcdonald no youtube que tem um vídeo comédia explicando tudo..rs..
      Quanto a pasta, não sei te dizer ao certo quanto tempo dura pq pra mim dura pouco.. No máximo 6 meses e logo tenho que fazer uma nova.. Na planta não é necessário aplicar mais nada além da pasta até sua completa cicatrização. Um abraço

      • David. diz:

        Me desculpa na verdade eu deveria lhe chamar de Fernandes. Mais tubo bem. Obrigado pela resposta. Saiba que esta sendo uma enorme satisfação interagir com você, por que estou iniciando essa arte e tenho muitas duvidas em relação ao manejo e o que acho mais interessante é a forma com o que aborda a técnica, nunca deixando de lado a questão da sustentabilidade que o mais importante. Sucesso!!!

    • Lincoln Costa diz:

      Mac Donald, desculpe a intromissão na sua resposta, mas creio que a pasta cicatrizante que voce mostrou terá validade até a data de validade dos componentes usados no preparo da mesma. A pasta de dente, a cola ou a graxa para sapato tem validade especificada nas respectivas embalagens. Então a validade ( para que sejam mantidas TODAS as qualidades de voce citou no video ) é a validade mais curta dos componentes. Por exemplo sobre a pasta de dente ser fungicida, isso só vai funcionar enquanto a pasta estiver dentro da sua validade ( e isso ocorre tambem com a cola e a graxa ).
      Particularmente já usei esses componentes isolados e o pior foi a pasta de dente que escorre pelo tronco após uma chuva mais forte. Ultimamente vinha utilizado somente a graxa ou a cola branca ( não a de madeira ). Vou fazer sua receita por ser mais completa do que venho usando, e vou experimentar a cola branca no lugar da de madeira.
      Parabens pelo blog. Saudações Alvi-Verde, Campeão Invicto da Copa do Brasil. Abraço e fique com Deus.

      • Robs diz:

        Cara me, bacana sua ideia, muito criativo, principalmente o recepiente de armazenamento ( tubo de pasta) vou aproveitar para outras ideias. esto fazendo este mes 45 primaveras, e estou sendo presentiado por Deus em me interessar por bonsai, so que entendo nadica de nada, talvez a idade no faz procurar meio de diminuir o extress. bom se puder me manda umas ideias pra leigo nesta arte. (robsbraz@hotmail.com). Falou meu.

  2. David. diz:

    Bom dia Mc Donald!!!
    Eu estou sentindo dificuldade, ou seja, dúvidas na questão da amarração. Quando poderei começar uma amarração e outra coisa, pecebo que alguns Bonsai existe uma borracha preta sob o arame. Porque isso?

    • A aramação deve ser feita quando necessária para um bom posicionamento dos galhos e tronco.. Pode ser feito até com a planta nova… Quanto a borracha, ela é enrolada pelo tronco e bem apertada, para que seus galhos não se rachem quando for porsicionar.. Só deve ser usado quando os movimentos forem muito fortes… Abraço

    • Muito obrigado pelo carinho…. e um grande abraço

  3. David. diz:

    Prezado Mc Donald,
    Gostaria de saber onde posso comprar arame de Al, isso com o preço mais em conta?

    • David… do lado direito do blog tem os links para a loja Ideal Bonsai… Lá tem os arames e tudo mais que precisar.. São pessoas de confiança e a entrega é garantida… Um abraço

  4. David. diz:

    Muito obrigado!!!
    Dessa vez venho lhe pedir um pouco e paciência, pois, estou iniciando nessa arte e preciso muito de pessoas como vc para me orientar se isso for possível, é claro. Tenho muitas perguntas ainda. Hummm!!! Deixe me vê por onde começo. Sim vamos lá. O local onde moro é área litorânea de Pernambuco, e é bastante quente mesmo em época de inverno. Por isso tenho uma grande preocupação em cultivar algumas espécies. A área da minha casa é muito grande depois te envio as fotos pra dar uma olhada no espaço e é esse espaço que quero ocupar com os meus Bonsais e com sua ajuda se for possível.
    Um forte abraço!!!

    • Bom David.. realmente temos que escolher espécies que se adaptam aos nossos climas.. Procure aí pelos gardens e floriculturas quais são as melhores para sua região.. Mas te dou uma dica… calliandra é cultivado por aí sem medo.. além de ser linda, cresce rápido e suporta bem os erros por nós cometidos no início…
      abração

  5. Antonio Barbosa Pinto da Cunha diz:

    Primeiramente parabéns pelo seu amor a natureza e a esta bela arte milenar; em segundo lugar eu como iniciante na arte, vou te perturbar muito. E, a matéria sobre o cicatrizante é excelente pois ajudará em muito os neófitos. Conte com meu apoio; sempre acompanha suas matérias e sua página. Um grande abraço.

  6. David. diz:

    Bom dia Mc Donald,
    Acompanhei mais um vídeo seu onde vc aborda a vitamina B1 para as raízes e diz que o período de permanência após o alporque “não sei se o nome está correto mas, foi o que eu entendi”, é de 24h mergulhada nesse solução. O que eu quero saber é se no ato de um transplante se faz necessário colocarmos essa vitamina?
    Um forte abraço e parabéns mais uma vez.
    Ah!!! Não deixe de fazer os vídeos está me ajudando muito.

    • David… se vc quiser aplicar a solução após o transplante pode sim, principalmente quando fazemos poda de raizes. Isso ajuda e muito na recuperação da planta… Mas não adianta ficar regando todos os dias, pois só tem efeito logo após a poda.. Depois vc não tem mais a ação da tiamina e o que vc usar está jogando fora..
      Abração

  7. David. diz:

    Rsrsrsrsr!!!! Eu devo esta enchendo muito a sua paciência, mas, você se lembra quando eu disse que iria lhe perguntar muito? Pois bem, a minha pergunta é: eu poderei fazer alporque em qualquer espécie de arvore? Em sua opinião quais as melhores espécies? E quanto tempo mais ou menos levará para ter um resultado?

  8. David. diz:

    Boa Tarde!!! Olha a espécie Ficus benjamina ela é boa pra esse tipo de cultura “Alporque”.

    • David.. Ficus é ótimo para alporque, desde que feito no início da primavera.. A maioria das árvores dá pra fazer alporque, só que algumas levam até uns 2 anos para emitir raízes.. Abraço

  9. Alfredo Senna diz:

    Parceiro parabéns pelo site e pelas explicações, estou começando agora na arte que realmente é surpreendente e impolgante.
    Tenho uma dúvida quanto a essa pasta no que se refere à função da nuget, é realmente necessário o adicionamento dela?? qual a sua função?
    Eu comprei cola madeira e a pasta de dente, mas não tinha a cera.
    Já li alguns artigos sobre a pasta de dente mesmo que aplicada pura ser excelente.

    Abraço

    • Bom a pasta nugget tem a função de impermeabilizar o corte.. se vc só aplicar pasta de dentes ou só cola madeira vai notar que depois de um tempo elas saem causando apodrecimento da madeira com o passar do tempo…
      Abração

  10. Alfredo Senna diz:

    Vlw cara, vou adicionar o nugget.
    Aqui, vc sabe onde posso comprar algumas sementes para fazer bonsai? Principalmente das epécies Adenium Arabicum Lopbhuriu, Buxus microphylla e Pistache chinês (Pistacia chinensis) ??

    Agradeço

  11. David diz:

    Prezado Mc,
    Boa tarde!!!
    Eu comprei alguns fertilizantes como: torta de mamona e farinha de osso e uma outra que tem as duas juntas a torta de mamona + farinha de osso. A minha pergunta é como e quando posso usar esses adubos? E qual a quantidade necessária que poderei usar?
    .

    • David. Vc pode usar uma porção por cima do substrato uma vez a cada 2 meses. Até uma vez por mês pode,já que o excesso deste adubo não causa mals a planta… Espalhe por cima do substrato e atire uma jato fininho de água, simulando uma chuva bem fininha…. Assim vc não perde os nutrientes que podem pular para fora se a ducha for muito forte… Um abraço

  12. David. diz:

    Muito obrigado pela resposta.
    Agora eu gostaria de saber qual seria na sua opinião um fertilizante para que eu possa fazer um alporque. Essa vitamina B1 faria um bom efeito? Eu tenho em casa ultra verde raiz, esse presta para fazer alporque?
    Um forte abraço e muito obrigado mesmo pelas informações.

  13. David. diz:

    Qual um fertilizante para raiz você recomendaria para que eu possa fazer uma boa alporquia?

  14. jose antonio da silva diz:

    gostei muito ,de como fazer a cola e tambem do transpante do bonsai gostei muito mesmo ,porque gosto muito de plantas ,so queria aprender como faço a muda do bonsai

  15. Lucinei Reis diz:

    Oi Mc gostaria de saber se no lugar de cola madeira poderia utilizar a colo de isopor ?

  16. Ivo Danin diz:

    Olá Boa Tarde McDonald,
    Farei essa pasta tbem, porém queria saber qual a validade dela depois de pronta.
    E a forma de armazenamento, pois tenho poucas plantas. E usarei apenas um pouco.
    Também gostaria de saber como vc chegou a esta pasta, ela é garantida mesmo, pois tenho uma planta rara que é dificil de cuidar não quero perde-la.

    Cara e valeu mesmo pelas dicas, massa.
    Abço daqui de SP.

    • Ivo… A durabilidade eu calculo que seja de um ano, que é o prazo da validade dos produtos usados na pasta.. Quanto a garantia, eu digo por mim mesmo.. EStou me dando bem com ela… Fecha bem as cicatrizes… Só atenção para a quantidade indicada no vídeo…. Esta foi uma dica de um grande amigo meu chamado Marcio. Abração

  17. Áquila diz:

    Mc Donald, gosto muito dos seus vídeos e suas dicas! Obrigado por mostrar seu trabalho e dividir conosco suas experiencias, ajudam muito! Eu gostaria de uma opinião sua: estou com um pré bonsai Juniperus Horizontalis, de aproximadamente 2 anos, que comprei em um gardem. Estava bem debilitado, com as agulhas muito escuras, não estava verde claro como costuma ser. Ha 3 meses direto não pegava sol na copa. Eu comprei bem abaixo do preço pra cuidar e ajudá-lo a se recuperar. Agora com alguns cuidados ele está brotando muito, parece estar bem melhor, mas o substrato não é o ideal, sabe como são esses substratos que eles usam para os pré-bonsai.. beem argilosos.. então eu gostaria de coloca-lo no escorredor, com 85% areia grossa de rio e 15% terra vegetal. Posso fazer esse falso transplante agora no outono? Ou devo esperar o inverno?

    • Se a planta fosse minha não arriscaria… Essa espécie demora pra se recuperar… Aguarde até o inverno pra garantir a vida da planta… Não se esqueça de aplicar calda sulfocálcica para matar aranhiço. Essa espécie pega muito essa praga…rs.. to sofrendo um pouco aqui com isso… abração

  18. Guilherme Villa diz:

    Ola MC Donald, estou iniciando agora nesta arte seus vídeos estão me ajudando muito já que onde eu moro não conheço ninguém que se interesse por este assunto, muito obrigado

Deixe uma Resposta

