Vídeo Sobre Desfolha na Arte do Bonsai

Vídeo demonstrativo de como se fazer uma desfolha em mudas e bonsais. Lembrando que nunca se faz desfolha em pinheiros em geral.

Esta entrada foi publicada em Uncategorized. ligação permanente.

14 respostas a Vídeo Sobre Desfolha na Arte do Bonsai

  1. Julio Gomes diz:

    Mac você falou no seu video que implanta um galho na jabuticabeira quando precisa dele em determinada posição. Como isso é feito? Tenho uma jabuticaba que precisa de um galho desse…grato

  2. Rodolfo diz:

    E ai MCDonald? Ia fazer exatamente essa pergunta do Julio Gomes. Mas, aproveito para fazer outra. Você já falou bastante desse “nebari”, nesse vídeo ficou mais claro o que é. Você disse que ele pode ser trabalhado também na planta. Minha pergunta é como faz esse trabalho e qual é o melhor momento (da planta) para fazê-lo? Ele tem alguma coisa a ver com a poda das raízes? E só mais uma coisa: porque você colocou em um vaso maior e pôs um azulejo em baixo, no vaso? Desculpa a encheção ai mas fiquei com essa dúvidas rsrsrs.. Obrigado e valeu pelo video.

    • Rodolfo… o azulejo embaixo é justamente para ir trabalhando o nebari, para que fique radial (na horizontal). Com ele as raízes não vão todas para baixo….Quando colocamos no vaso definitivo temos mais raízes na horizontal… entendeu… As podas servem para ir engrossando as raízes que saem da base e o período ideal para trabalhar o nebari é na hora do transplante que depende de cada espécie… abração…

  3. Kátia diz:

    Olá Macdonald,
    Mais um ótimo vídeo seu. Ano passado eu fiz a primeira desfolha do meu Acer e fiz como você. Graças a Deus deu certo. As folhas ficaram um pouco menores. Ontem ( 19.09.02) fiz meu primeiro transplante, cortando as raizes. Meu Acer tem 13 anos e esta há 3 comigo e só agora começo a entender sobre bonsai rss ( já perdi uma serisssa ). Tenho duas perguntas para você:
    Primeira: No meu caso, quando tempo tenho que esperar para fazer uma nova desfolha?
    Segunda: Você falou sobre enxerto. Vi várias explicações de como fazer o enxerto, mas gostaria muito de saber como você faz o teu. Li que uns colocam canela, outros terra molhada, outros musgos. Você coloca algo? Tentei fazer com um Bungaville mas infelizmente não deu certo.

    Abraços e sucesso!

    Kátia

    • Kátia….
      Enxerto não é alporque. rs. Enxerto é quando furamos o tronco e passamos um galho para posicionarmos ele em um lugar melhor. Alporque é para criar raízes e usa todo esse material aí que vc falou. Estou estudando ainda sobre enxertos em jabu. Quando eu conseguir faço um vídeo e compartilho com vcs…. A desfolha quenao eu faço mais de uma vez por ano, é na primavera e no meio do verão… Abração

  4. Rafael diz:

    Amigo,
    Queria saber mais sobre oque posso faze com uma Serissa que eu tenho de 5 anos, eu vi nos seus videos que para aumentar o tronco eu posso coloca em um vazo maior por exemplo, e fiquei sabendo por pesquisas que é bom adubar ela duas vezes por ano, eu fui em uma loja de Bonsais aqui na minha cidade, o a pessoa que me atendeu falo que eu não preciso colocar ela em um vazo maior pra crescer o tronco e nem preciso adubar, porem eu tenho ela à um ano, e nunca adubei nem fiz nenhum tipo de aramação, eu achei meio duvidoso oque ele falo que eu nao preciso faze nada com a serissa, eu queria tira as duas se eu coloco ou nao em um vazo maior, oque é a minha vontade , pra poder engrossar o tronco dela ja que o tronco é muito fino, como fasso pra mandar imagens dela pra voçê? Voçê daria uma olhada nela ?

  5. Milouska diz:

    Oi, Mac!
    Sou portuguesa residente em Portugal. Vi o vídeo, mas ficou-me uma dúvida, que pela velocidade das imagens não consegui perceber: ao fazer a desfolha cortam-se também os ápices de crescimento dos ramos e tronco?
    Abraço,
    Milouska

  6. Milouska diz:

    Olá, Mac!
    Eis-me aqui de novo para lhe pedir mais uma informação: vi, no Ricbonsai, que 2 calliandras criadas pelo Ricardo, desde a semente, apenas em 2 anos engrossaram o tronco de forma bem visível, apesar do vaso ser relativamente pequeno. Deixei nesse post, “calliandras de semente”, um pedido de esclarecimento, mas até ao momento, o Ricardo Paiva não teve oportunidade para responder-me.
    Como necessito da informação, venho pedir-lhe se me pode esclarecer sobre como proceder para que a minha calliandra tweedii (com ano e meio de idade e apenas cerca de 12 cm de altura) se possa desenvolver de forma mais rápida. E outra coisa: se, no inverno, ela precisará de ser protegida do frio.
    Antecipadamente agradecida pela sua atenção, um abraço,

    Milouska

    • Milouska….. Como aí em Portugal o inverno é rigoroso… acredito que vc tenha que proteger do frio sim… Aqui em São Paulo no Brasil, o clima não baixa dos 5 graus no inverno. Já aí acredito que abaixe pra menos de zero. Esta espécie vem de climas mais quentes por isso vc vai ter que proteger…. No cultivo de calliandras em bacia, eu uso somente terra vegetal e como vc viu no site do Ricardo crescem muuuuuuuuuuuuuuuuito rápido…. Eu transplanto anualmente para vc ter uma idéia…. Um abraço

      • Milouska diz:

        Obrigada, Mac, pelo seu esclarecimento.
        Na zona onde vivo, o Algarve, as temperaturas são bem mais amenas do que no resto do país, embora tenhamos, de vez em quando, e por pouco tempo, temperaturas de 0 graus.
        Há 10 anos que aqui resido e nunca experienciei temperaturas negativas. mas como diz o povo, “mais vale prevenir, do que remediar”.
        Mais uma vez o meu obrigado pela sua disponibilidade e espero poder continuar a pedir-lhe ajuda para as minhas dúvidas que são muitas.
        Um abraço luso,

        Milouska

Deixe uma Resposta

