Ferramentas Para Bonsais

Primeiro, deixe-me começar por afirmar que há diferença entre ferramentas para bonsai japonesas e chinesas. Instrumentos chineses são de custo mais acessível, mas muitas vezes construídos com menor qualidade. Ferramentas japonesas custam mais, e muitas vezes vem divididas em várias classes. Você encontrará geralmente iniciante, intermediário e profissional. Todos classificados sempre do menor preço para o maior. As ferramentas de aço inoxidável são frequentemente para o grau profissional e são à prova de ferrugem.

Como um novato, se você quiser tentar fazer  bonsai,  pode começar com as ferramentas chinesas, desde que não custem muito. A qualidade entre elas, até um novato percebe, e naturalmente após alguns tempo, acaba optando por usar as japonesas. Assim, ferramentas japonesas podem ser usadas por um iniciante? Pode apostar que sim. Uma vez que você tenha mais seriedade para com a arte do bonsai, você deverá começar a atualizar o seu kit de ferramentas de bonsai independente de ser chinesas ou japonesas.

As principais ferramentas

A primeira ferramenta muitas vezes considerada e recomendada é o alicate côncavo, ou alicate bola (como é chamado popularmente).

Os alicates côncavo são usados ​​para cortar galhos de tamanho pequeno para grande. . Eles tem um corte muito preciso, pois, fazem um pequeno buraco na madeira, propiciando uma excelente cicatrização, com um aspecto bem mais natural.

Outra ferramenta imprescindível é a tesoura de poda, que também é chamada de tesoura satzuki. As tesouras de bonsai, são muito diferentes das convencionais, mas isso não significa que na falta delas, não se possa usar uma normal, desde que, esteja bem afiada.

Estas são as ferramentas básicas para bonsai.

Este blog foi transformado em um site.

Para ver a matéria completa, clique no link abaixo

http://www.abcdobonsai.com.br/ferramentas-para-bonsais/

15 respostas a Ferramentas Para Bonsais

  1. Muito bom Mac!
    Ainda estou em busca de ferramentas pra mim… meu kit ainda é improvisado, bem iniciante hehehe
    Proximo passo é comprar um alicate concavo e uma tesoura Trapp que vi um bonsaísa usar uma vez.
    Abraço!

    • Cara se eu fosse vc encomendava via e-bay dos USA. Sai muito mais em conta se vc não cair na alfândega.. É só comprar de pessoa física que as chances de vc pagar imposto são de uns 10% no max…
      Abraço

      • Opa, eu tava pensando nisso mesmo. No Amazon tem um kit legal tipo o da foto lá em cima que não é caro e parece de qualidade…
        Se cair na alfândega, o que pode acontecer? Só terei que pagar importo ou a encomenda fica retida? hehehe
        Abraço!!

      • Então..
        SE cair na alfândega vc só paga o imposto para retirar o produto, o que se não me engano é de 60% sobre o valor do produto mais alguma coisinha.. Quase dobra o preço. E mesmo assim as vezes ainda compensa…

  2. é vale a pena sim! Vou dar uma olhada nisso quando as coisas tiverem mais tranquilas hehehe
    Abraço!

  3. Antonio Barbosa Pinto da Cunha diz:

    Gostaria de saber se nas lojas de bonsais da Liberdade em S.Paulo, encontrarei ferramentas japonesas de boa qualidade?
    Abracos
    TB

    • Antonio.
      Infelizmente não posso te dar essa informação pq nunca fui na liberdade ainda. Logo mais estarei fazendo uma visita e até uma matéria falando sobre o assunto.. Se tiver oportunidade recomendo adquirir fora do Brasil, pq aqui o preço é um absurdo. O site Ebay é uma ótima opção.
      Grande abraço

  4. Bruno diz:

    Você poderia abrir um site e podíamos comprar de você via net!
    Já pensou nisso! Aumentaria sua renda e nos daria uma segurança de um material de qualidade e de fonte confiável!
    Eu fui direto na foto a direita achando que você já tinha esse material para fornecer! rssss
    Me desculpe a petulância! Mas foi a primeira coisa em que pensei foi nisso!
    parabéns pela publicação Mac!

  5. Bruno diz:

    Parabéns pela publicação Mac!
    Eu havia te perguntado sobre um local para venda!
    Ao lado da matéria tem o “Ideal Bonsai”
    Valeu pelas dicas!

  6. Adão Jair Florencio diz:

    Gostgaria de saber, Mac, como posso adquirir os vários vídeos, sobre Bonsai. Um abraço

  7. Wellington Julio diz:

    Como são caras estas ferramentas, ainda mais, no caso das chinesas, onde a qualidade é pouca e mesmo assim, custa “salgado”! Não há um fabricante nacional para estas ferramentes. Vemo-nos na situação de adaptar ou comprar uma e outra, quando pudermos. Em minha opinião, este tipo de produto, nem deveria pagar imposto de importação, pela simplicidade do que eles são e pela não oferta no mercado nacional.
    Está um pouco difícil para mim, que comecei tem 1 semana apenas. Não tenho pré ou bonsais propriamente. Comprei o que o comércio de João Pessoa pode me oferecer, e, nem são ferramentas para trabalhar os bonsais, são as coisas secundárias como: maleta pra ferramentas, pulverizador (pressão e manual), regador, trina, pás de jardinagem, mini serrote, tesoura para galhos (cabo de plástico e com mola, que nem são boas para corte rente a madeira), alicate para cortar arame, alicate parecido com o de raiz (adaptação), trincha bem macia (adaptação pra vassoura)…
    Já vasculhei os sites nacionais, e fora dos que trabalham estritamente com bonsai, ainda pode encontrar canivete para enxerto, umas tesouras de podas e tesouras de galhos (citei acima).
    Bem, insumos como Torta de Manona, farinha de ossos e pó de fumo, ainda encontrei em JP, em magazine que tem setor de jardinagem. Outros como pedriscos, tijolo moido, substrato pra bonsai, vermiculita… Não vi em nenhum magazine e tenho minhas dúvidas se encontrarei em algum vendedor de plantas!
    Vendo pelo lado desses obstáculos, noto como esta arte não é muito difundida, pelo menos aqui no nordeste brasileiro. Eu tenho boa vontade de aprender e praticar a arte, mas não quero que seja um sonho a naufragar por estes obstáculos!
    OBS. Plantei umas estacas de carmona e pitanga, que um amigo me deu, assim como uma muda de amora, que tem 1 ano. Este meu amigo, falou que começou plantar na intenção de fazer bonsai, mas desistiu. =/

    Julio Tom Welling – Wellington Julio (xpectry) / João Pessoa – Paraíba

  8. Paulo diz:

    Mac. Vc comprou suas ferramentas no ebay? Qual kit vc acha melhor comprar la?

  9. AFONSO GOMES diz:

    Tenho uma pequena dificuldade de mobilização, faço TO ou seja terapia ocupacional e estou encantado com o Bon Sai que me ajuda muito na terapia.
    Mas infelizmente está difícil de adquirir umas ferramentas , pois os preços estão fora da realidade, por enquanto vou me virando com as que eu tenho, mas sem dúvida um dia vou comprar, aliás aqui em SP existe a Rua Florêncio de Abreu que vende muita ferramentas inclusivas Chinesas quem sabe eu dou uma sorte , pois lá tudo é mais barato. OBs. Se encontrar dou um alo para todos ….Abraço

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s