Calliandra

CALLIANDRA BREVIPES

Nome científico: Calliandra brevipes Benth.
Nomes Populares : Caliandra, quebra-foice, esponjinha
Família : Angiospermae – Família Mimosoideae
Origem: Nativa brasileira

Descrição:
Planta arbustiva muito ramificada, de ramos finos e que pode chegar a 1,0 m de altura se não controlado por podas.

As folhas são compostas, paripinadas com folíolos bem pequenos, dando às folhas o aspecto de uma pena de ave.
As flores são bem pequenas, com estames longos de cor rosa, vermelho ou branco, reunidas em inflorescência. A aparência da inflorescência é de um pompom.
Floresce da primavera ao fim do verão e pode ser cultivada em todo o paíse em regiões de calor mais ameno tem uma floração abundante.

Modo de Cultivo:
É de fácil cultivo e necessita de sol direto, solo permeável e rico em matéria orgânica.
Plantio:
Abrir uma cavidade maior que o torrão a ser plantado.
Fazer uma combinação de adubo animal curtido, cerca de 1 a 2 kg/muda com composto orgânico ou húmus de minhoca e 100 gramas de farinha de ossos.
Colocar uma parte no fundo do buraco, acomodar o torrão e completar com a mistura.
Regar bem.
Regar bastante nos próximos dias em que não chover e depois espaçar as regas.

Propagação:
Para fazer a propagação da caliandra poderemos usar a técnica da estaquia, com a retirada de ponteiros de ramos, quando da poda de inverno.
Colocar em areia úmida ou casca de arroz carbonizada, cobrindo com plástico até o enraizamento.
Notará que enraizou quando iniciar a emissão de folhas novas.
Também poderemos usar o método das sementeiras, recolhendo as sementes e colocando em terra comum de canteiro misturada com areia, mantendo este substrato úmido e coberto até a emergência.
O transplante será feito quando a plantinha tiver umas 6 folhinhas.
Usar a mesma mistura recomendada para plantio, colocando em vasos ou sacos de cultivo.

Paisagismo e uso decorativo:

É uma planta nativa, nos campos existem exemplares espontâneos.
Seu uso como cerca – viva para propriedades rurais encantou paisagistas que a trouxeram para a cidade para ornamentar praças e parques públicos.
Na arborização de canteiros centrais em avenidas e nas calçadas também é muito empregue.
Para jardins de condomínio, poderá ser colocada na separação de ambientes e para áreas empresariais é bem-vinda também, pois a única manutenção é alguma poda anual no inverno para dimensionar seu tamanho.

Pode ser trabalhada como bonsai, devido ao tamanho pequeno de suas folhas e  sendo muito indicada para bonsaistas iniciantes, visto que, resiste muito bem a podas drásticas, aramações e intervenções em suas raízes. Sem contar a beleza de sua floração.

Anúncios

47 respostas a Calliandra

  1. Pâmela Noiva diz:

    Humm eu quero uma dessa…será que se eu pedir para meu noivo ele me da???? Oque vc acha??

  2. alexander diz:

    muito linda eu e minha mae adoramos

  3. otoniel santos diz:

    shouwwww!!! de planta em MC??? quando será que as ,minhas estarão assim???

    • Cara…. pra uma calliandra ficar assim não leva muito tempo não… precisa na verdade de espaço para crescer suas raízes, portanto, bacia ou chão. Pelo que conheço de calliandra. Penso que em no máximo 5 a 7 anos.

      • cleriston diz:

        cara eu arumei umas 40 sementes de caliandra e umas 40 de flanboyanth as de flanboyanth ja tao brotando gostei muito dessa sua dica sobre caliandra

  4. Rose diz:

    Ganhei uma caliandra parece que as folhas serão vermelhas as folhas dela é mais comprida que a rosa tem oito anos e ainda não deu flores o que faço?

    • Rose..
      Experimente fazer uma poda e depois só adubar com um adubo que tenha o N zero. do NPK, por exemplo NPK 0-10-10. Isso estimula a floração. Faça essa adubação uma vez por mês durante 3 meses e verá a diferença. As vezes pode ser também por falta de transplante…
      Abraço

  5. RENAN diz:

    com quantos anos um bonsai calliandra floresce: eu comprei um com 4 anos sera que ja vai dar flor no verao : o site nipon bonsai e confiavel para comprar :

  6. RENAN diz:

    MC os sinais ( : ) quer dizer um ponto de pergunta ok

  7. RENAN diz:

    tenho medo de for cpf e rg

  8. RENAN diz:

    eu sou menor de idade tenho 11

  9. Dora diz:

    Oi Mc, tudo bem? Tem uma calliandra vermelha aqui perto de casa… Será que posso cortar um ramo dela e começar um bonsai? Beijos!

  10. renan diz:

    MC como se faz um bonsai caliandra com tronco duplo ?prucurei procurei na net e nao achei! se der me passe seu email para mandar fotos dala,eu pequei ela da natureza dia 17/09 e bem novinha e queria esperar ela se recuperar da mudança de lugar para poda-la e molda-la.

  11. Marcelo diz:

    MC, tenho uma caliandra adulta há uns 4 meses. Fiz a poda de raizes (max. 30%), podei os galhos que saiam da silueta, fiz o transplante com substrato(30% areia, 30% argila, 40% terra preta). Deixei na sombra por 15 dias. 30 dias depois adubei com osmocote N4-P10-K8 (1 colher café) + FO. Após a adubação, todas as folhas caíram e não estão nascendo mais, acho que está morrendo. Tem Solução? Fiz caca? Agradeço se pider opinar.

    • Marcelo…. Adubação química é sempre perigoso véi… eu mesmo nem uso mais…. já perdi várias plantas….. o négócio é regar bastaaaaaaante todos os dias.. esperando secar o substrato…. e rezar pra tudo dar certo.. deixa ela no sol….. Se daqui uns 2 ou 3 meses não reagir…. Já sabe né…. abração

  12. Marcelo diz:

    Grato MC, vou seguir os seus conselhos. Um abraço!

  13. Carlito Pilar diz:

    Olá Mc, acabei de comprar um Bonsai na Nipon Bonsai e por conta do menor preço optei por encomenda normal que leva de 5 a 10 dias a entrega, minha duvida é quanto a resistência das plantas ao transporte. Moro em Recife, a planta resistirá caso demore o tempo máximo estipulado.
    Desde já grato e parabens pelo site, tenho acompanhado sempre e aprendido muito com suas preciosas dicas.

  14. Olá!
    Adoro o seu site, está muito bom.
    Tenho ym familiar que adoraria iniciar-se nesta arte de bonsai e então comprei-lhe sementes de Calliandra. Foram muito difíceis de adquirir, e não sei como as plantar ou em que tipo de terra/vaso. Será que me podia dar uma explicação bem detalhada, por favor? Ajudar-me-ia imenso, já que não.compreendo nada dos tipos de terra que se falam por aqui, mas tentarei encontrar um horto onde os conheçam para os adquirir.
    Será que também podia ver este guia de cuidados para mim? Vou dá-lo ao meu familiar juntamente com o bonsai e queria saber se é realmente bom ou se faltam coisas: http://www.bonsaikai.com.br/Textosparaleitura/GuiadeCuidados/Caliandra.htm
    Muito obrigada desde já! Ótimo blog 😉

    • Olá….
      Vamos lá então…. Vc vai pegar um alicate de cutículas e cortar a pontinha de cada semente… Vai comprar em qualquer gardem, floricultura ou supermercado substrato vegetal. Peça assim que eles vão saber o que é… é a base de folhas e matéria orgânica.. Vc coloca em um vaso ou sementeira e faz um furinho com o dedo de um cm mais ou menos e coloca uma semente por buraco. cobre e rega sem apertar a terra. E pronto.. Só esperar crescer… Lembrando que calliandra cresce e enraiza muuuuuuuuuuuito. Uma semente por vaso é o suficiente… Aconselho este link para que possa cuidar da calliandra… http://www.abcdobonsai.com/calliandra/ Um grande abraço

  15. Olá novamente!
    Muito obrigada pelos seus conselhos. Desculpe o incómodo, tenho apenas mais duas perguntas.
    Aconselha-me um vaso profundo por causa das raízes?
    Atualmente estou no Inverno, será que elas germinarão bem se as plantar agora ou devo esperar?
    Obrigada novamente 🙂

  16. Boa tarde! Será que posso plantar duas sementes para Calliandras de cores diferentes no mesmo vaso?

  17. Milouska diz:

    Oi, Mac, como vai?
    Sou a portuguesa que vem vindo aqui.
    Tenho uma calliandra tweedi que estou cultivando desde a semente. Gostaria de obter sementes de calliandra brevipes, mas da variedade branca (a planta de flores rosa e branco consigo adquirir num site alemão e as sementes também são fáceis de encontrar). Será que me pode dar alguma dica de como e onde adquirir as sementes da brevipes alba?
    O meu bem-haja com um abraço,
    Milouska

  18. Milouska diz:

    Obrigada, Mac, pela sua gentiliza. No mercado livre tenho procurado desde há cerca de 3 anos para cá e nunca encontrei.
    Não conhece nenhum bonsaista que tenha a brevipes branca e esteja disposto a vender as sementes?
    Daqui, um abraço luso.

    Milouska

  19. Milouska diz:

    O meu grande bem-haja pela sua simpatia e disponibilidade.
    Já agora aproveito para lhe fazer mais uma pergunta: tenho uma stifftia chrysantha com cerca de 2 anos e muito pequena ainda. Os nomes comuns dela, entre outros, são rabo-de-cotia, diadema amarela. Conhece? Segundo li, encontra-se em vias de extinção. Sabe dizer-me como deve ser cultivada (tipo de substrato, adubação, se permite desfolha, ou outras indicações que considere relevantes)? Na net há muito pouca informação sobre esta espécie nativa da vossa mata atlântica…

    • Olha… por estes nomes eu nunca ouvi falar desta espécia… Mas se for da mata atlântica acredito que necessite de bastante sol e umidade… Quanto as outras intervenções não sei te dizer… Lamento… Um abraço

  20. Milouska diz:

    Obrigada, de qualquer forma!
    Abraço

  21. charles diz:

    gostaria de comprar uma muda de caliandra branca e outra vermelha como eu consigo

  22. Scott diz:

    Comprei uma caliandra faz quase dois anos…quase perdi por causa de vento, mas ela esta superando bem. Porem ela nunca floreceu. Tem algums dicas para me ajudar? Tambem…eu li que aguenta muito sol, mas parece que ela prefere ficar na garagem onde tem sol somente 3hrs por dia….???

  23. Bom dia! parabens pelo blog. Deixei uma tuia morrer e fiquei bastante chateado. Pensei em pegar uma caliandra atraves de estaquia, pois parece ser um arbusto forte. Porém, acho que ela não se dará muito bem em apartamento. O que acha? No inicio tem que ter bastante sol? Como está começando a esfriar, será que é uma boa época para estaquia?

    Aguardo sua resposta e agradeço desde já.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s