Bonsai e espécies para principiantes

O Bonsai é uma arte que necessita de bastante estudo, paciência, técnica, paciência, amor, paciência, dedicação, paciência e muita força de vontade.

No princípio é normal querer sair pegando galhos e fazendo estaquias, comprar a maioria das mudinhas que vemos em gardens e viveiros, comprar aqueles famosos bonsais de supermercados que para os mais experientes são apelidados de mausais, querer arrancar qualquer planta que estiver dando sopa (nem que seja na calçada do vizinho), fazer alporquias em todas as plantas que puder, etc…

Enfim. Tudo é válido.

Só que um dos maiores erros cometidos por iniciantes é a escolha da espécie à ser cultivada. Não estou dizendo que você não possa ter ou não tenha habilidade  para tal ou qual planta. Apenas estou salientando que algumas espécies precisam de muita técnica, sabedoria e bastante pesquisa pois no Bonsai, é preciso saber a hora certa de fazer todo e qualquer procedimento. Por exemplo, tranplantar ou podar um junípero (Shimpaku, Tuia Jacaré, etc…) na estação errada é quase fatal para elas.  O aconselhável é fazermos a intervenção no inverno que é o período de dormência da maioria das espécies. Igual a este exemplo, existem centenas e centenas mais, que na arte do Bonsai, pode significar a vida ou a morte de sua querida planta.

Imagine-se com um Pinheiro Negro com mais de 15 anos de idade e por um descuido ou falta de pesquisa foi transplantado no verão. As chances de perder a planta são de aproximadamente 99% e lá se fora 15 anos jogados fora.

Se você já comprou um Bonsai no supermercado, ou mesmo já tenha alguma mudinha em casa que foi feita por estaquia ou por semente, não se desespere e fique pensando em jogá-la fora. Existem técnicas como a do escorredor x mamadeira que irão adiantar o processo de crescimento, mas não se esqueça de ter paciência de deixar a planta crescer o que é mais difícil no começo. Para isso é indicado que você adquira várias mudas para que vá trabalhando uma a uman e respeitando o tempo das outras. Faça uma agenda pessoal e marque a data da intervenção feita e quando deverá fazer outra como por exemplo. Aramei meu ficus hoje dia xx/xx/xxxx. Retirar o arame daqui dois meses. É de suma importância sabermos estes pequenos detalhes, pois se deixarmos de lado certamente marcaremos a planta ou até mesmo estrangularemos o galho, o que resultaria num trabalho mal feito.

Se você está ancioso para trabalhar uma planta e sabe que deve esperar, tenha calma! Aproveite para estudar, pesquisar mais sobre a sua espécie. Assim você adquiri mais conhecimento e devido à algumas informações colhidas verá que aquele realmente não é o momento certo.

O mais importante é você saber exatamente o que vai fazer e como fazer. Algumas ferramentas para arte do Bonsai, são realmente muito importantes pois facilitam o trabalho. Outras até dá para ir quebrando o galho mas com o tempo você perceberá que vai precisar delas.

Nos links à seguir mostrarei as plantas que são de fácil cultivo, muito resistentes à podas, aramações e transplantes e que certamente levarão você a ter mais sucesso no início desta arte.

Anúncios

28 respostas a Bonsai e espécies para principiantes

  1. gina marisa diz:

    gostaria de receber artigos, orientação, informações, o que puder e se puder, obrigado.

    • Olá Gina..
      É só se cadastrar em nossa newsletter que assim que publicarmos algo, vc recebera um e-mail informativo sobre a página.

      Grande abraço

      • GuilhermeLeite diz:

        Olá Mcdonald,
        Primeiro os parabéns pelo site e blog pois sua contribuição para nós iniciantes é de grande valor nos motivando e orientando na arte. Sou novissimo no assunto mas como vc disse acho que já estou meio viciado porque não pesquiso sobre outro assunto a não ser bonsai, sempre admirei e agora realmente tenho me aprofundado com sua ajuda devido a uma compra que fiz (me falaram que era bonsai mas tenho certeza que é um pré ou uma muda e pra melhorar me venderam um Juníperus pra começar). Enfim tenho buscado informações incessantemente, sem anciedade até pq já passei desta fase e gostaria de adquirir algumas mudas ou pré-bonsais para realmente colocar os conhecimentos adquiridos a prova. Sou de Volta Redonda-RJ e vc pode me indicar algum viveiro para estar realizando essas compras? Desde já agradeço e belíssima trajetoria no ciclismo pois sou educador físico, dou meus rolês tb e incentivo a prática.Vlw.

      • Guilherme… obrigado pelas palavras meu velho.
        Infelizmente não conheco sua cidade e não vou poder indicar um lugar da hora pra vc comprar.. Se fosse são paulo até dava..rs… mas vá em todos que puder.. sempre se acha coisa boa.. abração

    • Gabriel diz:

      Gostei otimas dicas, Jesus os ama muito

  2. gabriela diz:

    Oi td bem? Ganhei de presente um “bonsai” desses de supermercado, pelo que li não é o verdadeiro bonsai, é o jacaré, mas nao sei como cuidar dele, você pode me passar dicas? Devo deixar ele crescer ou já posso podá-lo? tenho que mudá-lo de vaso logo?
    Obrigada, abraço

  3. vitor luis miclos de almeida diz:

    gostaria de saber algumas dicas sobre janbos,jabuticabas,shinpakus,ciprestes,pingo de ouro e amoras

  4. Christiano Queiroz diz:

    Caro Mac. To querendo uma cereja sakura o que acha desse especie na minha região aqui e meio quente. os invernos são meios inconstante. acho maravilhosa essa especie. será que da certo? Um abraço…

  5. wmbd diz:

    Ola! comprei um Shimpaku e gostaria de trocá-lo de vaso. Portando, qual a melhor época para realizar o transplante deste? Obrigado! …e Parabéns pelo site!

  6. Gabriel diz:

    quais são as melhores arvores para a arte do bonsai, mais fácil de cuidar manusear, de dar forma. a e tem alguma especie q cresce rápido?

  7. renan mazuchelli diz:

    McDonald, moro na região central de SP, cultivar um bonsai com tal clima é ruim?
    Recomenda alguma espécie?

    Grato

  8. Rani Silva diz:

    Olá!!!! Excelente essa página. Sou apaixonada por plantas, tenho vários tipos, e não poderia de ser também por bonsais, recentemente adquiri um TUIA OURO . Estou sempre pesquisando na internet sobre como manter o bonsai sadio.Gostaria que me desse orientações de como cuidar bem dele. Grata. No aguardo.

  9. Luiz Vilas Boas diz:

    Parabens pelo trabalho, ajudo muito.

    Eu to querendo comprar uma muda de kaizuka, no mercado livre, e gostaria de sua ajuda, ja vi uns videos e assisti um vídeo seu onde vc fala que as especies de juniperus sao um pouco complicadas para iniciantes, gostaria que vc me ajudasse sobre tudo o que vc sabe sobre essa planta, se ja teve esperiencia com ela e tudo sobre o cultivo adubaçao, transplante, aramaçao, etc… informaçao no bonsai nunca e dimais,rsrs””
    aqui vo deixar o meu email e o linck da planta que quero comprar,
    tentei registrar em seu site ja registrei no face e tau tudo que vc puder me ajuda por favor,,
    olha o linck se puder e me fala oq acha sobre o anuncio se vale a pena ou nao etc…

    Muito obrigado pela atençao!
    quem quizer comentar,por favor fike a vontade
    e-mail: luizreezende@hotmail.com
    linck da planta que quero comprar: http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-566530076-mudas-de-kaizuka-com-3-anos-ideal-para-jardim-e-bonsai–_JM

  10. Luiz Vilas Boas diz:

    Muito obrigado mcdonald,quase q eu compro ela hj,rsrsr…eu andei vendo uns bonsai de kaizuka so q como sou leigo ainda sobre as especies de juniperus entao nao sei se oq eu vi era realmente bonsai de kaizuka mais qual especie de juniperu vc indicaria para q eu começasse a pratica do bonsai, gosto muito dessas especies pós vem da cultura da china e o bonsai e relacionado com a china e os japoneses tbm, entao queria uma especie de naturalidade da china ou japão, eu vou comprar tbm umas mudas de pingo de ouro,sei q sao muito resistentes ai posso treinar antes de aplicar em meu bonsai junipero. E a kaizuka, realmente nao e fácil de se modelar? tava tao interessado nela,rsrsr’ Vlw pela atenção!

  11. Celeste Manuel diz:

    Sou Mocambicana, apaixonada por bonsais, não tenho nenhuma arvore, mas estou tentada a comprar peli menos uma. Amei saber um pouco mais sobre o cultivo de bonsai. Meu sonho é um dia, poder fazer a arte de bonsai. Por isso gostaria que me enviasse tudo sobre esta arte.

  12. antonio miguel leite diz:

    Estou a aprender como cuidar de bonsai

  13. LUKAS MATONELLE diz:

    Bonzai é a arte de quem não tem o que fazer…desocupado…e com muito saco!!!

    • E vc está fazendo o que aqui pesquisando sobre Bonsai seu animal? Pelo visto também não tem o que fazer então não vem encher o saco de quem gosta de alguma coisa e faz com carinho… e desocupado é vc seu otário! Trabalho o dia todo e no tempo que sobra me dedico a algo para enaltecer minha vida e não ficar amolando as outras pessoas…

  14. Ana lucia vilarinho diz:

    Quero receber seus vídeos

  15. Gabriel diz:

    Mc, suas dicas são muito boas! Já comprei um bonsai e vou iniciar meus trabalhos!

  16. Angela Azinheira diz:

    Parabêns pela preciosa informação!

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s