Junípero Horizontalis (jacaré)

Tuia Jacaré

Tuia Jacaré

– Nome científico: Juniperus Horizontalis
– Nome comum ou vulgar: a Juniper Pagodes, Agulha Juniper, Tuia Jacaré.

– Família:  Cupressaceae (Cupressaceae).

– Origem:  Japão.

– Sua principal característica é uma folhagem de agulha, resistente e muito forte, rígida, daí o seu nome científico Juniperus rigida.

– A presença de amostras de madeira morta não é…

Este blog foi transformado em um site.

Para ver a matéria completa, clique no link a seguir

http://www.abcdobonsai.com/junipero-rigida/

Anúncios

125 respostas a Junípero Horizontalis (jacaré)

  1. Jefferson Cavalcanti diz:

    Bom dia,
    Resido na Cidade de Natal-RN, já comprei dois bonsai de Tui Jacarés e ao passar algumas semanas eles começam a ficar com a folhagem marrom e seca.
    Observação: Aqui em Natal a temperatura é em media de 28º a 31º
    – O que pode esta ocorrendo?
    – Necessito pulverizar a copa diariamente?
    – Qual substrato devo utilizar?
    – Pode ser colocado no sol direto?
    – Há necessidade de colocar alguma vitamina?
    – Esta espécie ela necessita de substrato alcalina ou ácida?

    • Olá Jefferson….
      Muito obrigado pela visita.
      Quanto a sua dúvida é o seguinte. Na maioria das vezes que compramos mudas, temos que ter certeza dos fornecedores. As mudas compradas em supermercado por exemplo, muitas vezes ao serem transportadas e armazenadas, elas ficam sem água e luz solar por muito tempo e no caso dos juníperus, sua morte só será vista semanas depois como no seu caso. Se vc ver uma planta com o substrato seco, não compre,pois, é quase certeza que já está morta.
      Devido ao calor do seu estado, vc deve cuidar muito bem da rega. Algumas vezes regando 2 x ao dia. A exposição ao sol deve ser direta o dia todo, pois, estas espécies necessitam de pelo menos 6 horas de sol direto em suas acículas (folhas).
      O substrato deve ser 80% areia grossa de construção e 20 % terra vegetal e só devera ser feito o transplante agora no inverno, senão elas morrem.. A adubação vc pode fazer a cada 2 meses com torta de mamona e farinha de osso que uso nas minhas plantas e vão muuuuuito bem. A pulverização da copa não precisa ser feita, somente cuidado em não deixar as raízes secar pois 95% dos bonsais morrem por este fator….
      Um grande abraço

    • Jefferson Cavalcanti diz:

      Obrigado meu amigo Macdonald Fernandes pelo retorno. Estou acompanhando todos os seus comentários no geral. É bom ter uma pessoa como vc que possa tirar as duvidas sobre respectivo assunto e que Deus te ilumine cada vez mais nas tuas respostas.

  2. Olá, visitei o seu site e adorei as dicas, bem, tenho algumas dúvidas, pois acabei de ganhar um bonsai tuia jacaré e andei vendo por aí que muitas delas morrem e eu não quero que aconteça isso com a minha.
    De quanto em quanto tempo devo regar a minha árvore e de que forma exatamente deve ser essa regação, direto na terra ou sempre molhando os galhos? também a quantidade de água ideal para uma plante de 13 cm num vazo de 6cm de profundidade por 11 cm de largura.
    Moro em São Paulo que alterna muito dias quentes e frios.
    Também gostaria de saber sobre a poda, de quanto em quanto tempo é ideal para podá-la.
    Obrigada pela atenção e continue com este blog maravilhoso.

    • Olá andrea. Muito obrigado pela visita.
      Respondendo suas dúvidas é fácil, já que estou em São Paulo também.
      A rega vc deverá fazer somente quando verificar que o substrato aparenta seco. Por exemplo. Todo dia de manhã vc vai lá na sua planta e olha como está a terra. Se estiver seca vc rega, se não, vc não rega. Salvo aqueles dias de muito calor, como por exemplo hoje. Se fosse de manhã e estivesse quase seca, ai vc precisaria regar, pra ela passa o dia bem hidratada. A quantidade de água é bastante. Muita água mesmo, até sair por baixo. Quando vc observar que pelos furos de baixo está saindo água, pode parar. Pode regar a copa também e a forma correta é imitar a chuva, pressionando um pouco o bico da mangueira, para formar um chuveirinho. A poda, transplante e aramação deve ser feitar somente no inverno, por ela ser um Júnipero. Me mande uma foto dela via e-mail que posso te passar mais dicas.
      Um abraço

  3. rodrigo diz:

    Ola pessoal do site ! Acabei de comprar uma tuia jacare por enquanto não tenho duvidas pois quero apenas parabenizar pelo site principalmente por este espaço para tirar duvidas que sertamente surgiram, de momento seu texto acima me esclareceu muitas duvidas , claro que surgiram outras ja que não entendo de bonsai rsrsrsrr, mas sou muito grato pelo seu trabalho , meus parabens!Abraços

    • Rodrigo… muito obrigado pela visita e pelos elogios… Estou sempre postando várias matérias, portanto fique antenado pq sempre tem novidade..

      Qualquer dúvida é só deixar um comentário com a pergunta que ficarei honrado e responder.

      Grande abraço

  4. rodrigo diz:

    Ola mcdonaldbike!
    Tenho duvida de quando posso podar , em que época?Minha vontade de podar vem da idéia de querer que engrose o tronco e modelar meu Bonsai, quem sabe tambem posso te mandar uma foto ai vc pode me dar umas dicas o que acha?

    • Rodrigo…
      Os juníperus geralmente trabalhamos no inverno, pq são meio temperamentais. Tanto para poda quanto transplante. A aramação até dá pra fazer fora desta estação.
      Me mande fotos sim, Te ajudarei no que for do meu conhecimento. abraço

  5. Roberta Brizolla Rosa diz:

    Olá, tenho um Tuia Jacaré há exato um ano, com certeza ele tem mais que cinco anos, mas ele não está me parecendo saudável, fiz uma poda, eliminei muitos galho, coloquei adubo, mas o tronco próximo á terra está esbranquiçado e grande parte dos galhos amarelados, o que tem de verde está desbotando. Estou muito preocupada, não sei mais o que fazer!
    Você teria alguma sugestão para me ajudar?
    Muito obrigada, Roberta.

  6. debora diz:

    olá, comprei um bonsai da especie Juniperus rigida essa semana ele tem 3 anos, e gostei muito de seu site, bem esclarecedor.Vc esta de parabens! Sei que caso venha a ter dificuldade com minha tuia terei uma otima fonte de ajuda!!

    • Olá Debora…. obrigado pela visita… fico muito honrado com os elogios, já que o intuito é mesmo ajudar ao próximo de alguma forma…
      Se precisar de ajuda pode contar comigo sim..
      Grande abraço

  7. Julio Gomes diz:

    Olá Macdonald. Tenho um Tuia jacare a quase um ano e gostaria de saber como faço para ele engrossar o tronco. Ele ta com bom aspecto e apresenta um verde bem escuro. Um abraço e parabéns pela brilhante ideia de postar os ensinamentos.

    • Júlio.. muito obrigado pela visita e pelos elogios….
      Cara, quanto sua dúvida, segue um link de uma página com ótimas dicas.
      https://macdonaldfernandes.wordpress.com/artigos/dicas-para-bonsai-de-supermercado/
      Se vc quiser que cresca rápido, plante ela no chão, ou em uma bacia bem larga (quanto mais larga melhor). O substrato será de 70% areia grossa (facilmente adquirida, peneirando a areia de construção com uma peneira de coar leite e descartando o pó) e o restante de terra comprada em gardem (bem rica em material orgânico). Só lamento em dizer que seu crescimento não é muito vigoroso, levando ai uns 5 anos aproximadamente para se desenvolver. Mas garanto que vale a pena…

  8. Aline diz:

    olá McDonald.
    gostaria de tirar algumas duvidas, acabei de comprar um bonsai, de tuia jacaré, mas infelizmente aqui em Araçatuba o pessoal não soube dizer como eu cuido dele.
    tenho algumas duvidas, nas seguintes questão.
    esse transplante que você cita ai em cima seria trocar a planta de vaso, correto?, no caso do bonsai, eu tenho que mudar o vasinho dele.?
    eu não gostaria de trocar ele de lugar, na realidade não quero que ele cresça muito, também pelo fato de transporta-lo caso eu precise.
    e quanto a ter que cortar as raízes dele, eu tenho que retirar ele da terra cortar a raiz e depois planta-lo de novo, no mesmo vaso?
    A moça que me vendeu ele disse que não teria necessidade de tirar ele da terra e cortar as raízes…. uma outra moça que tem floricultura disse que achava que teria que cortar….hehe… poderia me ajudar?
    obrigado.

  9. Renato Anderson Rocha diz:

    Po Cara, Muito obrigado pelo Post seu!. Foi de grande ultilidade a todos nós. Eu comprei a minha Tuia a quase um mês. E seguindo seus passos está dando certo!. Moro em Nanuque – MG. Clima quente a beça… Estou regando 2 vezes ai dia, quando está chuvoso o clima só uma. Valeu ai !

  10. Renato Anderson Rocha diz:

    Pode deixar, estarei acompanhando e ajudando ai caso precise de algo!
    Se tiver como esclarecer uma dúlvida minha amigo…
    é que ela tem na média de 2 a 3 anos apenas, já está mais ou menos na forma que quero, mais não sei se deveria podar ela por agora ou não…
    Valeu e um grande abraço

  11. Renato Anderson Rocha diz:

    A ta beleza ;D… Eu podava ela com os dedos mesmo, até por que tão pequena a desoura ia cortar mais do que eu precisaria!. OBrigado Mcdonald. Abraço

  12. Joyce Cordeiro Heindyk Garcia diz:

    Olá, parabéns pelo seu site, gostei muito!
    Comprei uma Tuia Jacaré faz uns quatro meses e não fiz nenhuma adubação.
    Suas folhas ficaram marrons e secas, acho que é pq ficava em lugar pouco iluminado.
    Podei suas folhas secas e coloquei-a na sacada na qual bate sol pela manhã. Que mais devo
    fazer para recuperá-la?
    Devo fazer adubação com ela nesse estado?

    • Olá Joyce..

      Muito obrigado pela visita..

      Quanto ao jacaré, somente o sol da manhã é pouco. Esta espécie necessita de pelo menos 6 horas de sol direto. Se possível deixe o dia todo no tempo, cuidando sempre de sua rega. Vc disse que as folhas secaram e que tirou. Sobrou alguma parte verde da planta?
      Um grande abraço

  13. Renato Anderson Rocha diz:

    Em amigo… mais uma dúvida!.
    eu posso estar tirando as pontas novas do bonsai de quanto em quanto tempo?
    ele tem tipo só um tronco principal que se enverga e forma uma grande galha….se precisar mando fotos.
    queria fazer este tronco engrossar mais, só que não sei como fasso..
    Obrigado e um grande abraço

    • Renato..
      Para esta planta engrossar, deverá colocar em uma bacia bem grande no inverno, com um substrato bem drenante (pelo menos 70% de areia grossa). E não retire as agulhas não. Para engrossar, quanto mais galhos e agulhas mais rápido é seu crescimento..
      Adubação somente depois de um mês..

  14. Renato Anderson Rocha diz:

    Pooo Valeeeu em, jamais ia imaginar isto, ia “podar” ela hoje mesmo, Valeu em Brother
    Ta ficando show 😀
    Vou esperar o inverno e fazer o que vc disse, Agradeço!
    Abraços

  15. Renato Anderson Rocha diz:

    Mc. Tipo assim, para eu replantar meu bonsai em uma pedra é preciso o que?
    é preciso deixar apenas as raízes maiores e mais vigorozas?. tem perigo cortar o tronco, pois já tem brotos embaixo que quero que sejam a copa… Obrigado!. como fasso?

    • Renato…
      Vai depender muito da espécie e da saúde da planta.
      Se for algum tipo de pinheiro o ideal é o inverno, algumas outras espécies podem até ser feito na primavera, desde que não sofra redução nas suas raízes… Me mande fotos por e-mail da sua planta que te dou mais sugestões precisas..
      Abraço

  16. Renato Anderson Rocha diz:

    Qual o Seu email para eu poder adicionar-lo?.
    A planta que eu tenho é uma árvore da felicidade… que o povo fala
    tem cerca de 6 a 7 anos

  17. Viégas diz:

    mcdonaldbike, resido numa região quente, NE mas precisamente PB, adquiri uma tuia jacaré, mas estou sem saber como proceder com a poda da mesma. Com tesoura, pinçando com as unhas? e, quanto a rega e a adubação da mesma.

    • Antonio..
      Mesmo morando em um lugar muito quente, as plantas conseguem distinguir as estações. O meu conselho para com esta espécie é que vc faça podas tanto de raízes quanto da copa somente no inverno, em meados de setembro e outubro. Nunca corte com tesoura a não ser que seja um galho. As pontas vc puxa com os dedos que chamamos de pinçagem. assim ela volta com a brotação e não fica queimados. Se quiser adubar agora até o inverno pode, desde que não tenha sido transplantado a menos de 1 mês. A rega deve ser diária, levando em conta que o substrato deve secar levemente por cima para receber água. Devido ao forte calor, as vezes devemos regar 2 vezes ao dia… Continue lendo o blog que vc terá resposta a estas e muitas outras perguntas. É só passar o mouse em cima do menu, que abre muuuuuuuuitas outras páginas….

      Grande abraço e obrigado pela visita..

  18. Renato Anderson Rocha diz:

    em amigo, quanto aos matinhos que crescem, posso deixar eles né?

  19. Renato Anderson diz:

    kkkkkkkkkkkkk, Beleza..auwhauehaueha
    e eu bem deixando eles.. kkkkkkkkkkk

  20. Renato Anderson diz:

    Tipo MCD. Você tem algum Video ou foto da juníperus em seu ambiente natural?, tamanho natural e tudo…
    nunca encontrei uma só foto!

  21. Renato Anderson diz:

    muuuito show!. Muito obrigado amigo e o que for preciso estamos ai para ajudar.. Valeu em! 😀

  22. joao diz:

    oie tudo bom? eu estou com 1 tuia nana..axo q ela e bem novinha deve ser pre bonsai…
    gostaria de saber qual a d diferença de bonsai verdadeira pra falsa .
    gostaria de saber outra coisa, a minha bonsai si vc pegar no tronco e balançar da pra notar q ela n esta presa ao solo. ela tipo!abre espaço ao solo .o que eu faço?

    • João… um bonsai verdadeiro depende de muitos quesitos, mas sendo uma planta, um dia com certeza pode virar um bonsai. Quanto aos movimentos que vc fez e ele parece estar solto, deve ser pq não prenderam com arame durante o transplante. Mas não se preocupe, deixe ele quietinho e evite fazer estes movimentos que em uns 4 meses param devido ao enraizamento natural..

      Abraço

  23. Renato Anderson diz:

    iai MC. Beleza?, Em cara não sei o que aconteceu mais minha Azaléia começou a muchar e secar todas as folhas de uma hora pra outra, nada de fungos ou larvas… não sei se foi água demais ou o que… acha que devo podar todas as folhas e algums galhos?, Valeu e abração em!

    • REnato.. tá muito estranho isso. Geralmente murcham por falta de água. As vezes isso acontece.. é só dar uma boa regada.. agora se não resolver quer dizer que tem alguma coisa errada. Vc transplantou recentemente a planta? adubou?
      Se puder me enviar fotos por e-mail fica mais fácil ainda…

      abraço

  24. Renato Anderson diz:

    Eu adubei ela com a torta de mamona e a farinha de osso, será que pode ter sido isto?. Teenso
    Abraço!

    • Bom. Torta de mamona e farinha de osso não causa issonão. Tá me parecendo que foi algum dia que vc esqueçeu de regar. Se as raízes secarem totalmente, a planta morre e acontece o que vc descreveu. Acho legal vc colocar lá no fórum do atelier, junto com as fotos véi… Assim poderemos te ajudar com uma certeza….
      TEm um link do lado direito do blog. abraço

  25. Débora M. Fonseca Sena diz:

    Primeiro quero agradecer, pois tudo que li foi de grande valia e o que queria saber é que ganhei uma Tuia Nana Jacaré dia 23/02/2012 e já tem algumas galhas marrom ouvir dizer que quando secas deveremos retira-las com as mãos, porém não é todo o galho.Devo esperar seca-lo todo ou poderei faze-lo assim como estar ?
    Parabéns e não deixe de nos ajudar um grande abraço…

    • Debora..
      Muito obrigado pela visita e pelas palavras de carinho.. Continue acessando o blog que sempre tem novidade chegando.
      Quanto ba sua planta vamos lá: Não dá pra saber qual é sua planta, pois vc misturou o nome de duas. Mas são dois tipos de pinheiros. A nana e o jacaré não são tuias. O jacaré é um juníperu e a nana uma chamaecyparis. Quanto ao secar os galhos, só poderei te responder como proceder se me enviar fotos por e-mail, visto que cada uma tem sua particularidade. Estou te mandando um e-mail para que me envie fotos dela pra eu poder te ajudar…

      Grande abraço

  26. Mayara W. diz:

    Olá, primeiramente parabéns, muito bom o site e as dicas!
    tenho uma tuia jacaré e uma nana, queria perguntar sobre o substrato, elas nunca foram transplantadas e estão numa terra que parece ser barro, a terra da nana apesar disso não parece compactar mas a outra ta bem compactada, elas estão bem só que as raízes já estão tentando fugir por baixo e até por cima…. e estão retendo água, demorando a secar… mesmo no sol. Enfim, minha dúvida é pq os substratos indicados são areia e um pouquinho de terra vegetal ou pedrisco e terra preta. Minha dúvida é se por ser o primeiro e elas estarem adaptadas a esta terra eu não deveria fazer algo diferente… talvez telha picada q é mais perto do barro.. não sei, mas to morrendo de medo!!! Alguma sugestão???
    Obrigada!!!

    • Olá Mayara…

      Bom, em se tratando de coníferas e chamaecyparis, ai vai minha sugestão.
      Não mexa no substrato delas agora, deixe com estão até meados de julho e a agosto (meio do inverno), se vc mecher agora, a morte de suas plantas será quase certa! Quanto ao substrato, eu to usando a medida de 70% areia grossa (areia de construção peneirada com peneirinha de coar leite e descartando o pó) e os outros 30% de terra vegetal comprada em garden. Estou usando o Florestrato que pra mim está sendo muuuuuuuuuito bom e até agora não perdi uma planta sequer. Até o inverno, adube seu bonsai, com esterco de gado, galinha ou o que encontrar, desde que seja curtido. Se elas não morreram até agora, até o inverno não morrerão. Depois que vc fizer o transplante, deixe-os a meia sombra por uma semana (pegando somente o sol da manhã), depois vai pro sol direto.. O dia todo mesmo..
      Espero ter ajudado..
      Grande abraço

      • Mayara W. diz:

        Ok, muito obrigada vou providenciar!!!
        Eu fiquei pensando sobre o tamanho do vazo, a nana é bem novinha parece mesmo uma mudinha, junto com ela já veio um vasinho de cerâmica pq no momento ela ta no de plastico desses pretos redondinhos, mas ele cabe na palma da minha mão! Será que não seria melhor um maiorzinho?
        posso te mandar umas fotos se me passar seu e-mail.
        Muuuito obrigada de novo!!!
        Abraço!

  27. douglas diz:

    oi comprei um bonsai tuia jacare em um supermercado e queria saber se posso deixalo dentro de casa no momento ele esta em um canto muito bem iluminado o dia todo tem problema deixalo ali??parabens pelo site e muito obrigado.

    • Olá Douglas…
      Infelizmente vc não pode deixá-lo dentro de casa. Essa espécie necessita de pelo menos 6 horas de sol direto em suas acículas (agulinhas) e muito vento tb. Se vc fizer isso a planta vai morrer com toda a certeza. Quando for receber visita e quiser expor seu Bonsai, tudo bem, mas a visita saindo de casa, o Bonsai tb sai, voltando para o tempo…
      Espero ter ajudado… Grande abraço e continue garimpando o blog pq tem muita coisa falando sobre Jacarés.. Minha espécie favorita..

      • douglas diz:

        ow ajudou bastante e em breve farei mais perguntas pois alem da tuia jacare eu tbm tenho uma jaboticabeira e uma goiabeira as 3 compradas em supermercado mas ate la muito obrigado.

  28. Alberto diz:

    ola boa tarde!!
    eu comprei um bonsai shumpaku e gostaria de saber quais os cuidados essenciais e especiais para ele. e outra coisa queria saber qual e o melhor jeito de eu moldar o tronco dele, pois eu queria deicha-lo como uma arvore velha.
    Desde ja muito obrigado…
    abracos

    • Alberto..
      Nas páginas e subpáginas vc encontra todas as informações de que precisa. Só te dou um alerta. Sol o dia todo. E nada de deixar ele meia sombra ou dentro de casa. Se tiver dúvidas, não exite em perguntar.
      abraço

  29. roger diz:

    ola acabei de comprar um bonsai, e gostaria de saber se posso podar agora, e como se faz a aramação?? gosto muito de bonsai

    • Roger…
      Independente da espécie, agora não é época para podas e aramações. O legal é vc fazer isso no final de inverno, lá pro final do mês de setembro. Assim vc garante a vida de sua planta e vai ter uma intensa brotação. Estou preparando uma matéria falando somente sobre aramação, por isso continue visitando que já já tem novidade.
      Qualquer outra dúvida pode mandar. Curta nossa página no facebook.. Vc vai gostar.
      Abração

  30. Marcello diz:

    Olá Mac, beleza? Consegui um Juniperus Rigida de 30 anos e percebi que a conicidade dele é um pouco irregular, muito pouco mesmo. Como não quero poda-lo pra corrigir o problema será que daria certo algum tipo de enxerto (com a própria casca solta) na base pra minimizar o problema?
    Agradeço muito sua opinião. Abraços.

    • Marcelo.
      Os juníperus aceitam bem o enxerto sim, principalmente o de encostia. Só que pra dar certo deve ser feito no começo da primavera e deve esperar pelo menos uns 8 meses. Vc deve usar ferramentas esterilizadas pra dar certo e quando cobrir o enxerto, ele não poderá entrar água para dar certo. Use um plástico filme e depois vede com durex ou algo similar bem apertado. Grande abraço

  31. Marcello diz:

    Legal Mac, agradeço as dicas e te dou notícias. Valeu.

  32. Camila diz:

    Boa tarde, comprei o meu no mercado, ele estava com boa aparência e bem verdinho, do nada as folhas dele ficaram marrons, desculpe a ignorância, mais isso quer dizer que ele já esta morto e não tem mais volta ?? li uma parte que falava ‘mas pode mudar a cor das suas agulhas para um tom marrom, onde o frio é intenso.’ mais mesmo assim fiquei em dúvida

  33. Mario Celso diz:

    Ola ganhei um bonsai como tuia japonesa,mas não encontro nada com este nome nem imagens.

    • Mário.. Este nome realmente não é comum. Nunca ouvi falar. Faça o seguinte. Do lado direito do blog tem como vc nos acompanhar no facebook. Curta nossa página e poste uma foto sua lá que assim poderemos te dar uma certeza quanto a planta e seus cuidados… Um grande abraço

  34. Marcio diz:

    Olá, preciso de uma ajuda, tenho a tuia jacaré a uns 3 meses, regando conforme o clima pede, sem problemas estava tudo verde, crescendo…. de uns dias pra ca notei uns “fungos brancos” e percebi tbm uns galhos esão ficando meio marrons…. amarelando outros.
    Pode me ajudar?
    Agradeço desde já, seu blog é muito bom… Parabéns

    • Marcio. Normalmente é aranhiço. Pegue uma folha de sulfite e coloque debaixo dos galhos e com a outra mão bata nos galhos. Depois verifique se há pontinhos pretos se mechendo. Se for isso deve usar calda sulfcálcica a 15ml por litro, não mais. Em duas ou três aplicações semanais já está resolvido o problema e sempre deixe no sol seu jacaré. Falta de sol causa a morte deles. Abração

      • Marcio diz:

        mcdonaldbike,
        fiz o que vc pediu coloquei uma folha e bati nos galhos…. realmente tinha uns pontos pretos se mexendo e tinha uns bixinhos brancos “meio aveludado” tambem se quiser posso enviar umas fotos para vc ver….vou usar a calda conforme vc me disse mas queria um parecer seu antes.
        mais uma vez muito obrigado..

      • Pode fazer como eu te falei sim Marcio. Quanto mais rápido melhor. 15 ml para um litro de água 1 x por semana durante 3 ou 4 semanas. Faça á tarde depois que o sol se por e deixe a planta no sol o dia todo… Abração

  35. Marcio diz:

    ok, fiz a primeira aplicação…. vamos ver assim que tiver algum resultado eu posto.

    Muito obrigado pela ajuda!!!

  36. Paty diz:

    Olá mcdonaldbike

    Tenho uma tuia jacaré há um ano,desde alguns meses ela está com as folhas secas, acho que foi devido a excesso de sol forte e falta de água. A partir desse acontecimento estamos lutando para recuperá-la. Ela começa a reagi nascendo outras folhas,mas por algum motivo elas secam novamente. Já adubamos ,estamos regando diariamente ,mas acho que estávamos fazendo algo errando :deixando num local com pouco sol direto.
    Peço por gentileza orientações que nos ajudem a recuperá-la.

    Att.
    Paty

  37. Edy diz:

    mcdonaldbike
    Olá, tenho uma tuia jacaré, os galhos estão secando aos poucos, nasce um brotinho verde mas logo seca …
    transplantei ela a quase um ano, mas só troquei a terra praticamente …

    • Edy…. Jacaré é fogo mesmo… Pode ser excesso de sol ou falta. Se for excesso um sombrite resolve, se for falta deixe o dia todo no sol cuidando bem da rega. abraço

      • Edy diz:

        Tenho mais algumas dúvidas se pudesse me ajudar eu ficaria muito grato.
        Quando eu posso transplantar ele ?
        e como preparar a terra ?
        como e quando fazer a adubação ?
        Eu queria que vc visse uma foto dele e se possível fizesse alguma sugestão, poda …
        Parabéns pelo seu trabalho e dedicação para ajudar os iniciantes !!!

      • Edy… A melhor época para o transplante é sem dúvida o meio do inverno.. Se fizer em outra estação ela corre risco de morte. O substrato é 70% matéria inorgânica (caqueira ou areia grossa de rio) e 30% de terra vegetal.. Eu uso essa medida e to me dando bem assim… Adubação eu só faço depois de uns 40 dias no mínimo… Manda fotos no facebook, tem um link do lado direito do blog. Abraço

  38. Edy diz:

    Olá, comprei torta de mamona e farinha de osso “calcinado” para adubar meu bonsai, tem algum problema ele ser calcinado ?
    segundo iformação do produto o cal não deixa a terra ficar ácida

  39. Edy diz:

    Qual a origem da planta ?
    Alguns sites considerados dizem que é Americano outros dizem ser chines …

  40. vitor luis miclos de almeida diz:

    comprei uma tuia jacare,mas queria se o seu crescimento é lento ou rapido

  41. vitor luis miclos de almeida diz:

    queria saber se o seu crescimento é lento ou rapido,escrevi errado

  42. vitor luis miclos de almeida diz:

    a mais ou menos umas 3 semanas atrás aramei minha tuia mas ela com muitos galhos secos estão apenas uns 4 galhos verdes,ja raspei o tronco e ainda esta verdinho,o que faço?
    muito obrigado por tudo

  43. William Carvalho diz:

    MC, comprei uma tuia e gostaria de uma ideia/dica para aramá-la no tempo certo. Tem como te enviar algumas fotos e vc me ajudar?

  44. katiuscia diz:

    Olá, ganhei um bonsai Jacare tuia e com o tempo seus galhos estão ficando marrom. Tem como salvá-lo ainda? Moro em Sergipe e aqui o clima é muito seca. Obrigada.

  45. Caroline diz:

    Olá,
    Tenho um bonsai Tuia Japonesa. Não tenho experiência com bonsais, e eu acho que ele está morrendo. As folhas estão queimadas e caindo. Por favor me ajude, não quero vê-lo morrer. O que eu faço? Agradeço desde já a resposta.

  46. genilson diz:

    ola mcdonald tenho uma tuia jacare vou fazer o transplante para outro vaso no substrato a areia que que vc falou e essa areia lavada que de construção

    • Genilson… Veja bem, não é só areia….. o substrato para transplante deve conter areia e material orgânico (terra). Areia só é indicada para estaquia, quando podamos galhos e queremos que enraize… abração

  47. Caro MCDonald, não sei se já se falou sobre isso aqui, mas como devo proceder com a poda da Tuia Jacaré?
    Pinçagem, corte.

    • Toinho.. tá aí uma dica bem legal para fazer um vídeo.. Na verdade, não uso poda nas agulhas.. uso pinçagem… só podo galhos grossos.. A pinçagem é feita com a ponta dos dedos puxando as agulhas.. se vc cortar com tesoura, fica queimado e muito feio…. abração

  48. Valeu meu caro, mais uma vez obrigado.

  49. Boa noite, MCDonald! Como vai?

    Ganhei uma Tuia Jacaré esse mês como presente de aniversário e estava aqui na internet procurando o nome científico dela. Cheguei ao seu blog dessa forma, mas reparei que você está chamando o Juniperus horizontalis e o Juniperus rigida, ambos, de Tuia jacaré. Afinal de contas, qual é o certo?
    Acredito que o Tuia Jacaré seja mesmo o Juniperu horizontalis pelo que eu já pesquisei na internet, pois a Juniperus rigida possui agulhas mais compridas.

    Poderia me ajudar com essa dúvida?
    Abraços.

    • André….
      São diferente espécies sim, apesar de se parecerem iguais… o da foto eu não tinha certeza de qual seria mas pesquisando achei esta e não alterei.. O juníperus Horizontalis é o jacaré sim e não é uma tuia, daí o início das confusóes no nome… Já o procumbens e o rígida são outras e por isso não levam o nome de jacaré. Muito bem lembrado sua observação e já fiz as correções necessárias… Um grande abraço e obrigado pela ajuda..

  50. A Tuia Jacaré é na verdade o Juniperus Horizontalis, não?

  51. Fátima diz:

    Meu esposo tem uma jabuticabeira bonsai de uns 30 anos e nunca deu frutos porque, moro em Belém do Para o clima e quente e úmido e chove muito.
    Ate os bonsai de flores florescem muito pouco qual seria a razão.

  52. Flavia Bivar diz:

    Tenho uma tuia que está queimando, alguns
    Galhos estão com as folhas castanhas.
    Moro em Manaua, o meu Bonsai é grande.
    Está comigo há 6 anos
    O que devo fazer? Ainda possue vários
    Galhos novos e em brotaçao.
    Obrigada!

  53. Rodrigo Vieira Serra da Silva diz:

    Comprei uma Tuia Jacaré a um mês, estou regando com intervalos de 1 e 2 dias, sempre que está pouco umida pois estamos no inverno. Moro em Salvador e por isso a temperatura nem está tão quente e nem está tão fria. Comprei em uma feira de floricultura e me recomendaram que com 1 mês adubasse com NPK, mas não sei qual a dosagem e qual o tipo do NPK. Recomendaram tbm que colocasse uma colher de chá desse adubo em um copo de agua, e dessa mistura pegasse uma colher de chá e colocasse na parte de baixo da terra. Essas dicas conferem? E qual o adubo que devo colocar? Quais as coisas que devo fazer nesses primeiros meses.

    • Planta nova não se aduba.. espere pelo menos uns 3 a 4 meses para adubar.. não use npk.. vá com farinha de ossos e torta de mamona ou então esterco de gado.. Jacaré morre fácil com npk.. já perdi vários… abraço

  54. Geovanni diz:

    Boa tarde!
    Sou do Corpo de Bombeiros de MG eu e um colega acompanhamos seu trabalho com bonsai, eu já cuido de bonsai a alguns anos e esse meu colega achou vc na net e desde então sempre assistimos seus vídeos. mas minha dúvida é a seguinte, tenho vários bonsais e tenho algumas tuias jacaré, algumas inclusive plantadas no chão, mas elas não estão muito verdinhas, gostara de saber se vc faz alguma adubação especial para melhorar o verde das tuias ou pulveriza algum produto.
    obrigado e parabéns pelo cuidado com as plantas.

  55. Guilherme diz:

    Olá tudo bem?
    Ganhei comprei uma Bonsai Jabuticabeira e na embalagem dizia que era para deixar no sol um pouco, com o passar dos dias as folhas começaram a murcha. O que eu faço? Por favor me ajude…

  56. Vanessa diz:

    boa tarde Mcdonaldbike, preciso muito de sua ajuda.
    Minha Tuia Jacaré está toda amarela e soltando as folhas (agulhas)
    Significa que ela morreu?
    O que eu posso fazer?
    responda no email por favor.

  57. Alejandro diz:

    Boa tarde meu amigo mcdonald! tenho um bonsai de supermercado e estava assistindo os seu videos, porem fiquei com uma duvida, sera que o meu junípero (jacare) tem salvação ainda? ele tem algumas folhas secas. Eu mantenho fora de casa, em um lugar bem iluminado, ele pega algumas horas de sol durante a manhã! posso passar ele pra um vaso maior nessa época? agradeço vc por ter vários videos esclarecedores ! OBRIGADO.

  58. vanessa diz:

    olá
    tenho uma tuia jacaré ela esta com aspectos secos na copa e de cor opaca parece q está sem vida, o q faço?
    molho sempre q precisa, mas precisa pulverizar sempre?
    em q mes do ano posso podar ou tranplantar?
    tem q adubar sempre ? em q epoca devo adubar?

    att

    vanessa
    vaudagosti@hotmail.com

  59. vanessa diz:

    ja assiste seus videos muito bons mas ainda fico na duvida!
    esse transplante da jabuticabeira serviria pra mesma tuia jacaré? nesse vc usa mais substrato e em outro video q vi seu vc transplantou uma tuia jacare só q bem maior q o meu mas vc usou mais caqueira q substrato!
    moro em santa catarina esse mes é bom pra transplantar?

    • Vanessa, estamos no período exato para transplantes.. pode fazer agora até o meio de julho sem medo.. e o substrato é isso mesmo, juníperos eu uso 70% de areia grossa ou caqueira e o restante de substrato vegetal. to me dando bem assim… Um abraço

  60. karlla pereira diz:

    ganhei uma Tuia Tacaré de presente…aparentemente parecia saudavel,mas uns meses depois começou a aparecer uma cor meio que amarelada nas pontas dos galhos, como aqui é uma região não muito fria, fiquei comedo de deixar pegar sol o dia inteiro..o que fazer??sera que esta morrendo??

    • Karlla… provavelmente deve ser a falta de sol.. Essa espécie deve tomar sol o dia todo… Faça o teste pra ver se ela não está com aranhiço… no vídeo da calda sulfocálcica eu ensino como matar estas pestinhas… abração

  61. florencia lopez diz:

    Boa noite! Então ganhei 3 bonsai ontem, uma cerejeira, Roma e jabuticaba. Reguei ela hoje e borifei as folhas, elas etão com um aspecto bom e com o tronco grosinho, foram compradas em um supermercado, quando removi elas da caixa as raises estavam saindo um pouco pela parte inferior do vaso. Bom eu queria saber se eu tenho q transplantar elas o antes possível ou posso esperar até setembro, que eu li que e melhor para fazer isso. Só to com medo q elas morram. Queria saber se nesse 1 ano de vida e melhor colocar ela num vaso um pouco maior, para depois colocar no vaso mas raso. Muito obrigado e aguardo resposta anciosamente.

    • Florencia… o ideal é que faça o transplante no fim de setembro sim… enquanto isso deixe as plantas tomando sol o dia todo para ir se aclimatando ao novo ambiente… lembre-se, bonsai é árvore e deve tomar sol o dia todo. Muito cuidado para não esquecer de regar… abç

  62. ana carolina diz:

    Olá Mc. Faz uns quatro dias que ganhei uma tuia jacaré. Eu coloco àgua 2 vezes ao dia, e deixo no sol umas 2 ou 4 horas por dia. Mas, estou percebendo que as folhas estão ficando marrom. O que posso fazer para “reverter esse processo”.
    Gostei muito do seu blog.
    Desde já, muito obrigada!

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s