Jabuticabeira Hokidashi

Esta planta foi adquirida no dia 04/12/2010 em um viveiro na cidade de São Paulo pela bagatela de 20,00. Olhando bem dá pra ver um estilo hokidashi.

Nesta foto vemos a planta transplantada para um vaso maior para o desenvolvimento de seu tronco. Como a época não era propícia deixei o torrão intacto e apenas completei com um substrato bem rico e drenante.

Jabuticabeira comprada no dia 04/12/2010

Jabuticabeira comprada no dia 04/12/2010

Após uma intervenção vejam como ficou minha mais nova planta. Foram feitos tracionamento,  poda e uma leve aramagem.

Jabuticabeira podada, tracionada e transplantada

Jabuticabeira podada, tracionada e transplantada

Vista aérea da planta já com a nova intervenção.

Vista aérea da jabuticabeira já trabalhada

Vista aérea da jabuticabeira já trabalhada

Em breve mais fotos!!

13 respostas a Jabuticabeira Hokidashi

  1. Julio Gomes diz:

    Olá Mac. Gostaria de tirar uma dúvida. Tenho um pré bonsai de jabuticaba e apesar das regas normais e 4 horas de sol no máximo ele sempre apresentou as pontas das folhas queimadas. Agora em plena primavera ele está brotando e a situação das folhas está pior, tem folha que está com quase a metade queimada como se eu tivesse aproximado a planta do fogo.Só as novas tá legal. Rego sempre ao entardecer pq de manhã a umidade é boa. grato

    • Julio…
      Vc tem que considerar vários fatores para o que está acontecendo. Se foi transplantada há pouco tempo, demora um pouquinho para que se recupere, em torno de 2 a 3 meses para ficar saudável. Pode ser também a mudança de ambiente ou até mesmo o excesso de adubação. Existem muitas possibilidades… Analize o que possa estar acontecendo, mas não discuide da rega, pq jabuitcabeira adora água….
      Abraço

  2. Efraim diz:

    Ola, eu tenho um bonsai de jabuticabeira, só que sou iniciante. Tenho uma duvida a respeito do tronco, o vaso que ela esta é raso, quero que o tronco engrosse. Tenho que mudar ela para um vaso fundo?

  3. Bruno Ghisolfi diz:

    Bom dia, tenho um pré bonsai de jabuticaba e gostaria de fazer o transplante para desenvolver o tronco, porém, eu queria saber como devo posicionar as raizes para desenvolver um bom negari e como definir a frente do bonsai para trbalha-lo.

  4. Carlito Pilar diz:

    Olá Mac, semana passada comprei pelos correios uma Jabuticabeira, veio de Joinvile até Recife(8 dias de viagem), pelo que li por ai as jabuticabeiras são especies que requeem um certo cuidado, minha duvida é, devo esperar a planta se adaptar do estresse da viagem, tipo cuidados pós-transplantes ou já posso cuidar normalmente dela ?
    Lembrando que aqui o sol e o calor são muito forte.
    Valeu cara!

    • Carlito… vc deve fazer a adaptação sim…. Coloque a bicnhinha no sol somente até as 11 da manhã por 3 semanas;;; Depois vá aumentando uma hora por dia durante uma semana… Depois de uma semana aumenta mais uma hora…. assim… na quarta semana até o meio dia….. na quinta semana até a uma da tarde…. e assim até a planta ficar o dia todo… Assim vc garante que a planta não morra….. Um abração…

  5. Carlito Pilar diz:

    Obrigado pela atençao, Mac. Eu posso inverter o horario? Tipo ela pegar sol a parti das 15:00 ou 16:00?
    Abraço

  6. Rodolfo Gonzales diz:

    estou em inicio para criar bonsai… vou começão com uma jaboticabeira .. moro em são paulo.. vc tem algum criador ou especiees para me indicar compra. para o clima daqui ?? e como é meu primeiro pre bonsai.. como sei a época certa de fazer o replantiu??

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s