Como Fazer Um Tronco Sinuoso com Shari em seu Bonsai

Técnica para ser usada em coníferas jovens e saudáveis.

Deixe alguma folhagem no topo e comece a dividir do ponto (A) até o ponto (B), removendo aproximadamente metade ou mais do tronco, assim aumentado à flexibilidade e criando um belo shari, sempre lembrando que devemos respeitar os canais de seiva:
Imagem

Não continue a divisão até o solo, porque qualquer cicatriz dentro ou próximo ao substrato, poderá se deteriorar rapidamente caso não seja tratada adequadamente. Deixe a base como é, e não aplique nenhum tipo de pasta cicatrizante:
Imagem

Envolva completamente o tronco com ráfia para proteção, mas não as ramificações. Use um arame grosso ao longo da árvore, como no desenho, dando ao tronco uma base para torção. Tente torcê-lo desigualmente para fazer parecer o mais natural possível. Ainda não arame completamente a arvore, só o tronco principal, para que possa torcer o tronco livremente:
Imagem

Depois de aramado e torcido, deixe a árvore crescer até que os arames fiquem apertados. Se os arames começarem a marcar, retire-os, caso seja necessário ainda, torne a aramar.
Imagem

Fim da educação do tronco principal. Aramar e moldar todo o restante da árvore
Imagem

Imagem

Desconheço a fonte da informação. Encontrei isto num ficheiro doc partilhado sem qualquer referência.

Anúncios

24 respostas a Como Fazer Um Tronco Sinuoso com Shari em seu Bonsai

  1. irineu eler diz:

    simplesmente acabou com minha duvida de como se fazia essa efeito no tronco !

    perfeito, lindo

  2. Renato Anderson Rocha diz:

    é legal, mais e o medo de cortar o tronco.. e depois a árvore acabar morrendo.. kkkkk

    • Renato…
      Esse medo é natural, mas para aprendermos, é necessário arriscar…rs… vai que dá certo.. Só é necessário cautela para se fazer na estação correta que é o inverno…
      Abraço

  3. Renato Anderson diz:

    kkkkkkkkkkkk, vou tentar qualquer hora destas… rsrs, mais com outro tipo de árvore. kkk, minha tuia não!. mande seu E-mail amigo!

  4. Abnadabe diz:

    Muito bom cara!tirou minha dúvida sobre esse shari.posso usar essa tecnica em outra especie mesmo no inverno.muito grato…

  5. Junior diz:

    olá,
    Encontrei uma tuia em uma floricultura, em um vaso, com mais de 1,50m de altura (se não me engano). Se eu cortar ela pequena, bem lá em baixo no tronco, deixando só uns 30cm aproximadamente (ela vai ficar sem galhos e sem folha alguma), ela brotará novamente para se tornar um bonsai?
    Obrigado

    • Junior.
      Normalmente quando podamos uma tuia, ou juníperus, devemos ter os galhos baixos já prontos. Se fizer uma poda drástica e não tiver nenhum broto, provavelmente perderá a planta. Se fosse eu não arriscaria. A chance de ela morrer é enorme.. Abração

  6. E qual a idade certa para começar a podar e modelar um bonsai? (Tenho um shimpaku)

    • Larissa.. Não tem idade certa.. Quanto mais cedo melhor. Tem casos em que plantamos de semente uma muda e já começamos a modelar com os arames. Um abraço

      • Obrigado Mcdonaldbike, e parabéns pelo blog… estou praticamente obcecada, não consigo parar de ler 🙂

      • Valeu pelo carinho Larissa… Espere mais um pouco e verá o tanto de novidade que estou preparando para vocês…Se quiser se inscreva no meu canal no youtube para ver os novos vídeos que estou preparando… Vai gostar demais…. um abraço

  7. Cara curto muito seu Blog, sou iniciante e queria uma dica com uma muda de Shimpaku que comprei já fazem uns dois meses. Não é um pré-bonsai e tem mais ou menos 1 metro em vaso fundo de plástico. Estou querendo começar a trabalhar, mas estou na dúvida do estilo e se faço a poda com aramação e/ou o transplante, fiquei preocupado de fazer os dois e perder a árvore. O que você me aconselha?

    • Fred….. Se fosse eu, faria uma limpeza agora que estamos no começo da primavera e faria a aramação daqui uns 2 meses. Transplante eu faria somente no ano que vem, lá para junho que é o nosso inverno… Se fizer agora corre o risco de perder a planta… Posta fotos no face ou no fórum do abc do bonsai pra galera te ajudar…. abração

  8. Fred diz:

    Muito obrigado este final de semana vou tirar umas fotos e postar com certeza… Abraço

  9. kleyyton diz:

    tenho varias mudas de pinheiro negro com aproximadamente 5 cm.. ja posso começar a moldar o tronco ou ainda é muito cedo?

  10. kleyyton diz:

    Cara ja tentei plantar sementes de Acer Palmatun mas nao consigo fazer germinar… alguma dica? eu segui todo o processo necessario para o plantio mas nada deu certo!!!

  11. jerri diz:

    brother, existe técnica para educar raizes tipo, tenho boas raizes de sustentação, mais dentro da terra, quero expor algumas deixando assim a árvore com cara de mais idosas. da para se fazer isso?

    • Dá sim. Mas assim como na copa da planta existem muitas técnicas. Por isso q eu utilizo bacias. Já para ir educando a planta a emitir raízes laterais. Essa é uma delas. A outra é a poda de raízes mal posicionadas, entre outras. Postarei um vídeo falando no assunto futuramente. Abç

  12. jerri diz:

    ta ok, fico no aguardo.vlw

  13. Ykay kuzuri diz:

    Quando fiz isso meu bonzai ficou com o tronco fino e mole, no outro que fiz com arame o tronco ficou bom ….

  14. lucas patta diz:

    MAC…JA LEIO BASTANTE COISA TUA,ADORO A FORMA COMO VC TRATA AS COISAS,MAIS SIMPLES, E TENHO UMA DUVIDA,,OS JUNIPEROS É SÓ NO INVERNO MESMO PRA TRANSPLANTAR NÉ,INVERNO RIGOROSO MESMO???E QUANDO PODAR AS RAIZES NÃO SE PODA A COPA NÉ??POR ONDE PODEMOS NOS COMUNICAR, VEJO OS VIDEOS,MAS A S VEZES RESTA AÇGUMA DUVIDA…ABRAÇO MAC…

    • Lucas… está correto tudo o que vc disse… Eu faço assim… junípero só no inverno… durante o ano se for preciso faço a pinçagem (poda com os dedos), mas só qd necessário… abração

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s