Alporquia

O que é Alporquia?

A alporquia é uma técnica de multiplicação vegetativa de plantas, utilizada principalmente em algumas plantas com as quais a estaquia não funciona facilmente. Consiste em enraizarmos um ramo quando ele ainda está preso na planta, retirando a muda em seguida. Na realidade, é uma variação da mergulhia, uma outra técnica de propagação vegetativa de plantas.

Vantagem – é mais eficiente que estaquia
O método funciona em algumas plantas nas quais a estaquia não é eficiente. Na alporquia, a “estaca” continua recebendo água e nutrientes da planta, não utilizando somente as suas reservas, motivo pelo qual é um método mais eficiente.

Limitação da técnica
É difícil de realizar quando comparada com a estaquia, exigindo mais conhecimento e técnica de quem a faz. Comercialmente, é um método caro e de baixo rendimento, mas ainda é muito utilizado em produções comerciais de mudas frutíferas.


Como realizar a alporquia?
Podemos separar o processo em algumas etapas:

  1. Inicialmente, devemos escolher um ramo de uma planta adulta. Esse ramo deve possuir de 1 a 3 cm de diâmetro. No ramo escolhido, fazendo um anelamento (retirada da casca) com a ajuda de uma lâmina afiada (faca, canivete, estilete, etc.), sendo este anel formado de 3 a 5 cm de largura.
  2. Cobrimos a parte anelada com um material úmido que retenha bem a água, que pode ser: esfagno, mistura de esterco e serragem úmida, entre outros possíveis. Prendemos o material com um plástico, que deve ter as suas pontas bem amarradas. Assim, ocorrerá o enraizamento do material com o passar do tempo, no local cortado.
  3. Podemos fazer desde o início, um outro anelamento, pouco abaixo do local em que vai enraizar, o que força a brotação das gemas (enraizamento) no local cortado.
    Ao alcançarmos um enraizamento razoável, vamos cortando a base de pouco a pouco com o passar dos dias, até destacarmos completamente o ramo bem enraizado, obtendo-se assim uma nova muda.
  4. Devemos passar a muda a um substrato adequado, sem que já seja plantada no seu local definitivo, já que a muda ainda é muito frágil. Essas mudas devem ser mantidas por um certo período em um local protegido do sol forte, molhado constantemente, sem encharcar, até que a muda se torne forte o bastante para ser plantada no seu local definitivo.                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                Aqui vemos um tutorial passo a passo de como proceder.

27 respostas a Alporquia

  1. Rodrigo S diz:

    Mc,

    Primeiro, parabéns pela iniciativa de criar um blog rico em informações técnicas na arte do bonsai.

    To engatinhando ainda nesse mundo e tudo que leio tiro muito proveito, e seu blog está muito bom.

    Hj aprendi um pouco mais sobre Alporquia, e já estou doido pra por em prática.

    Vc é de sampa né? vamos marcar um dia pra visitar algum viveiro aqui próximo. Preciso comprar alguns pré e ferramentas.

    Obs: Grahan arrebenta né… piro nos videos dele.

    Abraços!

    • Rodrigo…
      Se o
      Graham arrebenta? viiiiiiiiiiiiiiishi.. o cara é foda.. não posso ver muito os vídeos dele pq fico doido.. um dia sai correndo pra comprar uma retífica e ainda bem que não encontrei..rsrsrssrrs.pois minhas mudas são muito pequenas…..rsrss imagina só…
      Cara vamos combinar sim, to doido pra ir naquele lá que vc falou e tenho que aproveitar que estou de férias.. é só me dar um toque que vamos na hora…
      Se um dia vc tiver afim tb, podemos ir até Atibaia. o paraíso dos bonsais aqui em SP.
      Abração meu velho e muito obrigado pelos elogios…

  2. Victor Yuri Mattoschoell diz:

    Olá novamente
    eu gostaria de saber se em vez do esfagno, eu não poderia utilizar algodão??

    Muito obrigado🙂

    • Victor.
      Olha, eu coloquei esfagno, pq o tinha sobrando em casa. Mas outra ótima opção é a areia de rio lavada (areia de construção). E o resultado está saindo melhor ainda. Você só precisa peneirar ela antes. Pegue uma peneirinha dessas de coar leite e bem fininhas e peinere, use apenas a parte grossa, o pó descarte, pois com o tempo ele compacta o substrato e as novas raízes não conseguem se desenvolver.

      • Victor Yuri Mattoschoell diz:

        mt obrigado eu estou fazendo uma alporquia em guiné

        aproposito a minha guiné aki em casa esta mt bem desenvolvida

  3. Rodrigo S diz:

    hahaha é, ele inspira mesmo… eu começei a me atrair mais a fundo por bonsais depois que começei a assistir os videos dele.

    Abs

  4. Victor diz:

    So pra ter certesa, tem de regar a alporquia ne?

  5. Victor diz:

    So pra ter certesa, tem de regar a alporquia ne? Posso usar enraizador?

    • Vitor.. não só pode como deve, no momento de fazer a alporquia. Vc só regará novamente se perceber que o musgo ou substrato que está usando estiver secando. Use uma seringa com agulha para injetar água, lá dentro. Se quiser usar hormônio tb pode..

      Abraço

  6. Abnadabe diz:

    fiz uma alporquia numa bouganvilea e usei terra vegetal.pode compactar e prejudicar ou ta de boa?Valeu brother pelos ótimos posts.

    • Da próxima vez use areia de construção, sem peneirar. O resultado é bem melhor e mais garantido. Se preferir e tiver acesso use musgo sfagno, vendido em floriculturas. É melhor ainda.
      abraço

  7. Maria Eunice diz:

    não entendi.Ora vc diz q a areia deve ser coada,ora vc diz q não e tb disse q areia era melhor q esfagno e dmeduch@uol.com.brepois diz q esfagno é melhor…

    • Maria….. No caso da alporquia pode ser usada qualquer uma das areias, desde que não seja somente a parte fininha.. ou areia grossoa, ou areia normal…. SE colocar a fininha (pó) compacta…
      Eu não uso areia, uso somente sfagno….. é bem melhor…. abraço

  8. zaro diz:

    olá queria saber por quanto tempo devo deixar o plastico da alporquia .quanto tempo se leva para nascerem as raízes.

  9. Milouska diz:

    Oi, Mac. Como vai?
    Estando a zona do anel protegida com plástico escuro, como proceder para saber se precisa de humidade e já começa a enraizar (claro que se tiver muitas raizes, até através do volume maior se percebe que enraizou, certo?)
    Um abração luso, ainda que ressentido do frio!!! eh eh

    Milouska

  10. maria maria diz:

    iiiiiiiii vc precisa de um plastico transparente pra visualizar as raises sô….eu faço d++ e uso bucha vegetal no lugar de asfagno….e dá muito certo …bjos

  11. Felipe Bender diz:

    Mc, Achei este post aqui e precisava de umas dias suas. Acompanho direto os seus videos no youtube e aprendi bastante com eles.

    Adquiri uma azaleia ontem em um garden pois achei a estrutura dela muito bonita, porém o tronco dela esta muito comprido e precisava dar uma encolhida nele para ficar com cara de bonsai. Pelo que vi o mais recomendado para a Azaleia é a estaquia, mas como vou cerrar o tronco dela bem no meio estou com medo de matar tudo para cima. Queria aproveitar para fazer duas ou tres mudas dela. Em alguns blogs li que uma galera conseguiu fazer alporquia com Azaleia. Você já chegou a tentar?

    Se for o caso te mando uma foto dela para vc me dar umas dicas.

    Abraços e parabéns pelo seu trabalho.

    • Pra falar a verdade eu nunca tentei,, mas já me disseram que dá certo sim.. só tem o mês certo pra fazer que eu não sei qual é…. Se fosse eu nem perdia tempo e faria uma drástica… no começo da primavera… abraço

  12. renato diz:

    Ola mac gostaria de saber se posso fazer alporque em grumixama pois por semente demora muuuito valeu

  13. João vitor Antônio da silva diz:

    Gostei muito do argumento que você me ofereceu…Foi ótimo para o meu Trabalho Da Faculdade..!

  14. Daniel Azevedo diz:

    Adorei s sistema alguem pode me ajudar a aprender mais? nao sei onde comprar o material para alporquia (Daniel Azevedo) e-mail dnas @superig.com.br se alguem puder ajudar agradeço

  15. valdir honorio diz:

    Parabéns, aprendi muito sobre alporquia,

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s