Estaquia de Tuia Jacaré

A estaquia é um dos métodos de propagação de plantas mais utilizados. Muitas plantas inclusive só podem ser multiplicadas economicamente através deste método. Ou porque produzem sementes pouco férteis ou porque raramente produzem sementes. Sempre verifique o melhor método de propagar a espécie desejada, assim com certeza você obterá maior sucesso nas suas tentativas.

Aqui vemos os galhos em areia grossa. Esta estaquia foi feita no final do inverno (época mais propícia para estaquia dos juníperos em geral). Foi usado um hormônio enraizador (Benerva) na proporção de 1 comprimido para 750ml de água na qual foram deixados as estacas mergulhadas por 2 horas. Deixado à sombra por 3 dias e logo após ao sol total. Esta espécie em particular gosta de sol em abundância mas vemos que a maioria da plantas se deixadas ao sol, desidratam e morrem. Devemos tomar muito cuidado com a umidade da areia grossa. Nem muito seco e nem muito molhado (encharcado). Deve-se ter uma atenção diária quanto à areia grossa na estaquia.

Estaquia de Tuia Jacaré.

Estaquia de Tuia Jacaré.

Por que devemos colocar os galhos em areia grossa?

A areia grossa é conseguida com a peneiragem da areia de construção mesmo. O motivo pelo qual é feito a estaquia nesta areia é a baixa umidade, maior aeramento  e ausência de fungos encontrado nos substratos, o que causa apodrecimento das estacas.

Como podemos observar nesta foto, as raizes já estão aparecendo após quase 3 meses.

Raizes da estaquia apontando.

Raizes da estaquia apontando.

Agora no inverno, já podemos fazer o transplante da estaca do Juníperus Horizontales. Uma observação importante é esperar por um ano para que possa fazer o transplante sem medo de perder a muda. Os juníperus tem esta características de quando tem de ser feito alguma intervenção em suas raízes, que seja no inverno que é período de dormência das raízes.

Estaca de Juníperus Horizontalis enraizada

Estaca de Juníperus Horizontalis enraizada

Na sequência vemos a estaca já transplantada para um pequeno vaso. Para um bom crescimento foi usado um substrato com 70% areia grossa e 30% de terra vegetal.

Estaca de Juníperus Horizontalis transplantada

Estaca de Juníperus Horizontalis transplantada

Foi feito um vídeo e postado no Youtube mostrando como foi todo o processo de estaquia. Espero que gostem.

21 respostas a Estaquia de Tuia Jacaré

  1. paulao diz:

    muito bom!!

  2. Renato Anderson Rocha diz:

    Show de bola, já vi este video a muito tempo!

  3. guillermo diz:

    muy bueno mc!!! decime una cosa: usaste algun producto para inducir el crecimiento de la raiz?? abraçoooooooooo.-

  4. guillermo diz:

    sim mc!!! a gente trocou ideias no articulo da vitamina b1!…ja add vc no msn de hotmail…grande abraço

  5. Tiago Campello diz:

    Boa noite amigo… estou novamente por aqui. Me diz uma coisa, deixa eu ver se entendi… você utilizou Benerva nas plantas? É o mesmo medicamento usado por pessoas?? ou estou confundindo??? Abraços!!!

  6. Marcos Viana diz:

    FALA MC! SEU BLOG É UMA ÓTIMA FONTE DE INFORMAÇÕES. GOSTARIA DE LHE FAZER UMA PERGUNTA: HÁ UM MÊS ATRÁS PLANTEI NA AREIA SEIS ESTACAS DE JUNIPERUS RIGIDA E NO DIA EM QUE COMPLETARAM 30 DIAS EXATOS UMA DELAS APRESENTOU ALGUMAS AGULHAS ADQUIRINDO UMA COLORAÇÃO AMARELADA. FIQUEI COM MEDO DE SER ATAQUE DE FUNGO E APLIQUEI CALDA BORDALESA. GOSTARIA DE SABER SE VOCÊ ACHA QUE CORRO RISCO DE PERDÊ-LA. HOJE, DIA EM QUE POSTO ESTA PERGUNTA, FAZ EXATAMENTE 33 DIAS QUE AS PLANTEI E AS OUTRAS AINDA ESTÃO VERDINHAS.

    • Marcos.
      A estação que vc escolheu não foi uma boa. Recomendo que faça no final do mês de setembro a estaquia e deixe por um ano. Faça bastante estacas pq sempre tem algumas que secam, como aconteceu com uma das suas estacas. Se secou é pq está morta. Ahhh.. não se deve aplicar nada e nem adubar estacas pq estão em fase de enraizamento e qualquer produto desses queima as novas raízes.
      Mais dúvidas entre em contato.

  7. Abnadabe diz:

    massa cara…espero novos posts.

  8. Marcos Viana diz:

    Fala Mc! É o Marcos de BH de novo. Quero lhe fazer outra pergunta: tenho 3 exemplares jovens de Pinheiro Negro, de mais ou menos 20 centímetros, que ganhei de um amigo bonsaísta, e fui informado por ele que estaquia de Pinheiro é difícil de pegar. Gostaria de saber se você concorda, mesmo usando Superthrive como hormônio enraizador. Abração!

    • Então Marcos..
      Realmente já ouvi dizer que a estaquia de PN é mt difícil mesmo. O mestre Hidaka (especialista em PN no Brasil) só usa misho (plantio da semente). Já ouvi dizer até que dá pra fazer alporquia mas não tenho experiência com esta espécie para te dar uma certeza.
      O legal mesmo é vc comprar mudas pequenas que saem baratinho e valem realmente a pena.
      Abraço

  9. Marcos Viana diz:

    Fala aí, MaC! Tô aqui mais uma vez te enchendo o saco, hein! Olha só: esclarece só mais essa pra mim e eu prometo que te deixo em paz. Minhas estacas de juniperus rigida completaram hoje 50 dias e gostaria de saber que você acha que elas já possuem raízes, mesmo que seja aquelas pontinhas começando a se projetar delas. Obrigado e grande abraço!!!

    • Marcos…
      Com certeza não estão enraizados. O processo de enraizamento demora pelo menos 5 meses e isso se vc fizer no começo da primavera. Espere um ano para retirar as estacas e terá sucesso em sua empreitada. As estacas que secarem, pode retirar e jogar fora pq já morreram.. Pode fazer quantas perguntas quiser. Estou aqui para ajudar e não me incomodo de forma alguma…Abração

  10. Marcos Viana diz:

    Bom, já que não incomoda, então vou mandar mais uma… hehehe
    Olha só, você diz que depois de 3 dias já pode expor as estacas de juniperus ao sol pleno, mas eu esperei 7 semanas para fazer isso. Não sei se fiz errado. Gostaria de saber sua opinião. E sobre aquela estaca que eu te falei, ela não chegou a secar. O que aconteceu foi que algumas agulhas, mais ou menos uns 20% delas, deram uma amarelada pouco depois de 1 mês que eu havia plantado mas a situação não agravou e por tanto eu continuo cuidando dela. Não sei se ela de fato está morta e gostaria de ouvir sua opinião sobre isso também.
    Obrigado por todas as informações e tudo de bom!

  11. vitor luis miclos de almeida diz:

    fiz algumas estaquias de tuia jacaré mas não coloquei hormonio enraizador tem algum problema?
    queria saber se o crescimento da espécie é lento ou rapido

    • O crescimento é lento sim Vitor e quanto maior a bacia mais rápido cresce… se plantar no chão o crescimento é 3 vezes mais rápido… Não tem problema vc não ter colocado hormônio mas o percentual de plantas que pegam é menor… Lembrando que demora pra enraizar viu… Pelo menos 6 meses… abração

  12. Olá,
    Vc pode me tirar um dúvida?
    Não sei se entendi, vc deixa a estaca mergulhada na solução de Benerva por 2h. E depois por 3 dias já na areia? Devo humedecer a areia com a solução ou com água pura mesmo?
    Abs.
    Desde já agradeço.

  13. Boa tarde Mac, este comprimido que vc usou serve para fazer estacas de outras plantas tbm. Parabéns pelo site, sou seu fã.
    Grande abraço.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s