Falso Transplante no Bonsai

Matéria escrita por Mac Donald Fernandes

Um dos maiores problemas encontrados por um iniciante é justamente saber qual o momento certo para realizar o transplante. Desde que a planta esteja saudável, o momento certo é quando já não há mais espaço para as raízes no vaso, salvo no caso dos juníperus e pinheiros em geral, que deve ser feito no inverno.

Outra planta que requer atenção especeial é a Azaléa, que não deve ser transplantada no inverno, por ser seu período de floração e intensa atividade.

O falso transplante é indicado nos casos em que a planta encontra-se doente ou debilitada por qualquer motivo. Se o transplante normal ocorrer, o risco de se perder a muda ou bonsai é iminente. Também é indicado para transplantes fora de época, garantindo assim uma boa saúde da planta.

Quando adquirimos um juníperu em pleno verão, por exemplo, podemos realizar o falso transplante sem risco algum para a vida da planta.

O substrato a ser utilizado vai depender de cada espécie, podendo variar e muito em alguns casos.

Para saber mais sobre substratos clique no link abaixo.

https://macdonaldfernandes.wordpress.com/tecnicas/o-substrato-ideal/

Lembrando que mesmo se tratando de um falso transplante, é necessário uma boa rega logo após a intervenção.

Para quem quiser entender melhor, assista o vídeo demonstrativo abaixo. Caso ainda persista alguma dúvida, deixe um comentário ou utilize o facebook.

Anúncios

8 respostas a Falso Transplante no Bonsai

  1. marcos argeu novais diz:

    boa matéria , tem algo sobre alporquia?

  2. Amanda diz:

    Oi Mac Donald,bom, eu sou novata nessa arte, leio seu blog a 3 semanas desde que tive uma aula sobre isso na minha escola, na qual ganhei um bonsai com um nebari muito bom e uma copa já em formato de semi cascata(o professor disse que deveria ter em média uns 7 anos)… A minha única dúvida é sobre o tronco, que é um pouco fino (1,5 cm ou 2 cm), e vi em um dos seus vídeos que era melhor deixar a planta crescer em uma bacia e depois transplantá-la para um vaso fixo pra pegar tamanho e grossura no tronco… Bom, nessa aula nós já trasnplantamos para um vasinho em agosto, tem problema se ano que vem eu recolocá-la num vaso grande, mesmo ela já tendo uma boa idade?o tronco deve engrossar mesmo assim?

  3. Claudio diz:

    Oi Mc Donald
    Sou iniciante e estou com duvida em como começar transformar duas mudas de viveiro em pre-bonsai, uma é um pau mulato de uns 1,60 cm em saco plastico e substrato parece barro quando molhado tenho a impressão que se mexer ele se desmancha e a outra é um pau-ferro mais ou menos da mesma altura sendo que este esta em vaso de plastico e um substrato mais firme e arenoso. O 1º passo deve ser uma poda drástica trazendo o tronco para uns 25 cm, porem a minhas duvidas são: espero a brotação para transplante ou falso transplante, ou no ato da poda ja faço? em relação a muda que esta com substrato de barro em saco plastico deixo ele mais seco para ficar mais rigido e mexer, este caso tenho muita duvida?
    valeu
    parece que temos 2 coisas em comum, o BB
    Bonsai e Bike

    • Olha.. eu não conheço estas espécies pq nunca tive… mas… se fosse minha… eu faria o transplante agora no inverno para uma bacia…. no meio da primavera vc faz a drástica…. Vai ser um risco.. mas vai que dá certo né.. vai ter mudas de qualidade… abração

  4. Liliane Bueno diz:

    Bom dia, acabei de comprar no supermercado um bonsai da especie juníperus e gostaria de saber se preciso fazer o transplante dele.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s