O Substrato Ideal Para Bonsai

O Substrato do Bonsai – O Artigo Definitivo

 Eduardo Campolina

Um assunto recorrente e sempre cercado de divergências e mistérios, o substrato ideal representa o mais importante elemento de todas as variáveis relacionadas ao cultivo do bonsai. Em qualquer local onde se agrupem duas pessoas para conversar sobre bonsai de forma geral ou comentar sobre um indivíduo em especial, impreterivelmente o assunto virá à tona: “Que solo está usando?”.
Matéria cercada de mistérios e mistificações, volta e meia vemos reclamações e cobranças sobre um consenso, uma posição definitiva, um ponto final no que se refere ao substrato ideal para o cultivo do bonsai.
Por todo o mundo foram e são publicados verdadeiros tratados com as mais diversas abordagens sobre o tema e nenhum deles teve, e muito menos este artigo terá a pretensão de ser a publicação definitiva, que revelará o utópico substrato ideal que poderá ser utilizado com sucesso no cultivo do bonsai em qualquer lugar do mundo.

O assunto será objeto de diversos artigos futuros que discorrerão de forma objetiva e desmistificada sobre as principais características desejadas em um substrato adequado ao cultivo do bonsai, baseado em informações obtidas de diversas publicações, algumas de caráter cientifico, outras especializadas, como também na troca de experiências  adquiridas em alguns anos de erros e acertos na busca não de um substrato ideal, mas de elementos para a formação de substratos adequados, com ótimas respostas nas diversas fases do cultivo e de fácil obtenção.

Amoreira em substrato 100% caqueira (telha e tijolos triturados)

Um dos primeiros pontos a ser observado num artigo como este é que num país com as dimensões do nosso, seria no mínimo ingenuidade considerar qualquer relação de solos e substratos baseado unicamente nas características individuais das espécies vegetais.

Este blog foi transformado em um site.

Para ver a matéria completa, clique no link a seguir:

http://www.abcdobonsai.com.br/o-substrato-ideal-para-bonsai/

81 respostas a O Substrato Ideal Para Bonsai

  1. Lucinei Reis diz:

    Que ótimo esclarecimento sobre os substrato parabéns .

  2. Julio Gomes diz:

    Olá Mac. Muito boa matéria sobre substrato. A minha dúvida é saber que tipo de substrato posso usar em um baobá de uns 30 cemtimetros que adquiri recentemente. Ele tem uma única folha e está com bom aspecto. Sei que ele cresce muito lentamente mas ele vai ficar para as futuras gerações… um abr

    • Olá júlio.
      Cara, como se trata de uma espécie brasileira, e pretende usar o substrato para crescimento, use o arroz com feijão mesmo. 50% areia grossa de rio, 30% de terra vegetal e 20% de terra normal. Quanto maior o recipiente, mais a planta vai crescer. lembre-se disso.
      Abraço

  3. Tiago Campello diz:

    Boa tarde amigo. Achei muito interessante essa matéria. Me sanou muitas dúvidas.
    Me diz uma coisa: O que você acha desse substrato feito com fragmentação de tijolos? Na sua opinião…que proporção seria legal de usar? Abraços!

    • Tiago…
      A caqueira de tijolos como é chamado é um dos melhores materias depois da akadama (que é difíclimo de conseguir aqui no Brasil). Aproporção vai depender da espécie mas no geral é 50% de caqueira com o restante do substrato adequado..

      Abraço

  4. Julio Gomes diz:

    Olá Mac!. Preparei um substrato e plantei semente de adenium, só que deu mofo (fungo?) nessas sementes e não germinou nenhuma. A minha pergunta é: como faço para evitar esse transtorno? Aqui usei areia grossa de rio, carvão picado e terra vegetal em partes iguais, e semeada em uma caixa de material plástico furada, com brita no fundo e coberta com papel filme. abr

  5. Julio Gomes diz:

    Valeu! Abr

  6. Valdemir lonkoski diz:

    Olá amigo Mcdonald
    gostaria de saber qual o substrato ideal para Acer palmatum e pinheiro negro, pois acabei de compra-los mas não sei qual substrato usar.
    outra duvida o clima aqui onde moro é muito quente e folhas do acer estão secando, me dá uma dica o que fazer para ele se desenvorver.
    Fico no aguardo de sua resposta, e obrigado desde já agradeço.

    • Valdemir…
      Falar de substrato é muuuuuuuuuuito complexo, pq varia um pouco de região para região. Mas aqui em SP, eu to usando a mistura de 50% terra vegetal e 50% areia grossa de rio para o acer e 70% areia grossa de rio com 30% de terra totalmente vegetal para o pinheiro negro. To me dando bem até agora. Nunca tive problemas. Quanto as folhas estarem secando, é excesso de sol. Diminua e vai ver que a planta vai vingar. Aqui em SP por exemplo, meus acers, estão tomando uma média de 3 horas de sol por dia. Se passar começa a queimar os brotos…

      Abraço ai meu velho.

  7. Tiago Campello diz:

    Boa tarde amigo. Percebi que no substrato de alguns pré-bonsais de minha coleção, estão aparecendo alguns “pulgões”, não sei ao certo o que é. Notei que eles aparecem quando está pegando sol na planta (e consequentemente no substrato). O que poderia ser? O que posso fazer? Desde já agradeço! Abraços

    • Tiago…
      Vai depender do tamanho destes pulgões…. Desde que não estejam nas folhas, sugando a seiva, não vejo problema… Agora se vc quiser eliminar, Deixe o vaso da planta mergulhado por meia hora por dia, 3 vezes em uma semana. Se tiver algum bichinho no seu vaso, vai morrer com certeza…
      Abraço

  8. Tiago Campello diz:

    Bom dia amigo. Muito obrigado pela resposta. Os pulgões são minúsculos…e de cor esbranquiçada, meio cinza. Gostei muito da dica…simples e sem nenhuma substância que pudesse prejudicar a planta!
    Mais uma vez…muito obrigado!

  9. rene diz:

    adorei as suas respostas mas nao posso plantar com a mesma terra que ja estava pelo menos um pouco dela? UM abraço

    • Bom… Se vc usar menos de um terço do que já tinha, não tem problema. Veja que por estar em um vaso, o Bonsai absorver todos os nutrientes do substrato, por isso a importância do transplante com um substrato novo.
      Abraço

  10. João Luís diz:

    Mac, boa tarde!
    Parabéns pelo site. Possuo um vaso de Ficus de mais ou menos 07 anos e pretendo transplantá-lo. Como posso preparar o substrato utilizando “Akadama”?
    Desde já agradeço

    • João.. obrigado pelo elogio.
      Bom quanto ao substrato, akadama além de ser caro, é dificílimo de encontrar aqui no Brasil. Minha sugestão, já que vc só vai fazer para um bonsai, é de triturar um tijolo ou uma telha com o martelo. Depois pegue uma peneira de pedreiro e vá peneirando até conseguir uma granulometria de até 5mm. Depois é só coar com uma peneirinha de leite para retirar o pó e vai ter uma akadama bem mais barata, reciclando tijolos ou telhas. Eu faço isso para meus bonsais. É ótimo pq segura uma umidade ideal e prolonga a água no substrato sem encharcar.
      Vou fazer uma matéria falando disso.
      Grande abraço

  11. Abnadabe diz:

    MC meu nobre,com o uso de caqueira como substrato,as regas deverão ser mais constantes?

    • Com o uso da caqueira a rega segue normal, mas vc tem uma garantia a mais em relação a vida de suas plantas, já que a argila absorve água, e quando o substrato seca, ainda há um pouco de água na argila que a planta consegue absorver. Vc ganha uma garantia a mais pra elas.. Abraço

  12. Pingback: Caqueira de Tijolos ou Telhas para Substrato de Bonsai (Akadama) | macdonaldfernandes

  13. Marcello diz:

    Olá Mac, estava lendo este tópico (muito bom por sinal) e me veio uma questão : e a tal da perlita ? Eu vi no mercado livre e nunca ouvi falar de alguém usando!

  14. marcus tadeu diz:

    pow mac, tu ta me quebrando um monte de galhos! Como vc acha q ficaria umas proporçoes legais de substrato aqui para natal/rn costuma fzr 30° todo dia eh tirando essa epoca eh sol abundante. Como ja dito a vc anteriormente estou com uma jaboticabeira, uma mini-roma e um tamarindo. se puder dar mais essa dica eu agradeço! Alias, muito bacana a iniciativa do video, na net tem-se toda informação que precisa, mas o bê-a-ba para os iniciantes como eu ajuda p/ caramba. abração

    • Valeu ai Marcus.. Vai ter mais vídeos daqui pra frente, fique ligado. Quanto ao substrato. Para jabuticabeira eu uso 70% de terra vegetal e 30% de caqueira.. As outras plantas vc pode usar 50% de cada.. Só quando for algum tipo de pinheiro ou juníperu vc usa 70% de caqueira e 30% de terra vegetal. Lembrando que a caqueira pode ser trocada por areia grossa.. grossa mesmo, sem o pó… Abraço

  15. Henrique Leite diz:

    Olá, boa noite.

    Ganhie de presente um Bonsai, onde, conforme fotos na internet, concluo que seja uma Tuia Jacaré. Há possibilidade de lhe enviar uma foto, para que você possa me passar umas dicas? Estou há 10 dias com a planta e já me encontro preocupado com a sobrevivência do bonsai. Segue meu email, para caso possa me ajudar: san_leite@hotmail.com Obrigado!

  16. Marco Aurelio diz:

    Boa noite, achei muito interessante o modo que vc explicou a respeito destes substratos, me tirou um monte de dúvidas, mas eu queria saber se pode colocar terra pura ou vegetal no escorredor?A mesma não sairia pelos orifícios?

  17. Lucas diz:

    Meu amigo! A terra vegetal para usar com caqueira pode ser qualquer uma encontrada em floriculturas? Como se faz para conseguir terra granulada?

  18. Marcello diz:

    Oi Mac, eu te alugando de novo! Então, queria saber sobre este papo da estratificação (que sua matéria cita) do substrato como vc procede com suas plantas? Depende da espécie?
    Outra coisa, te perguntei acima sobre a Perlita e acabou passando em branco.
    Agradeço demais sua opinião tão como sua paciência!

    Até, grande abraço.

    • Então..
      Nunca usei a perlita, mas ouço vários dizerem que é ótima. Quanto a extratificação eu não faço nada disso, misturo tudo e não uso as camadas citadas.. Essa matéria eu retirei da internet e é só pro pessoal ter uma noção mais exata. Eu sou mais o arroz com feijão. Caqueira e terra vegetal. Em algumas plantas como a jabuticabeira eu aumento o percentual de terra e no caso dos juníperus eu aumento o de caqueira.. Tá dando certo aqui em sp pelo menos… Um grande abraço.

  19. Lucas diz:

    Obrigado mac. Já que está claro a sua disposição em nos ajudar lá vai outra perguntinha tola: e aquelas plantas que estão em vasos maiores, consequentemente com mais substrato, é necessário fazer um substrato a base de caqueira?

    • Lucas… o uso da caqueira em plantas na bacia vai depender da sua disposição em fazer a caqueira, que dá um trabalhão quando feita manualmente… Eu primeiro separo a caqueira menor com a peneira e depois passo no moedor tudo o que sobrou. Depois penero novamente e o que sobra das grandes eu uso na bacia. Você já viu o vídeo da caqueira que eu fiz? Lá está bem explicadinho…. Um grande abraço

  20. Marcello diz:

    Valeu Mac, vou seguir sua dica, obrigado e grande abraço.

  21. Marco Aurelio diz:

    Mac,o q vc acha deste substrato e quia as proporções seria ideal.
    terra vegetal;pedrisco;farinha de osso;torta de mamona;humos e material orgânico;
    Este material orgânico qual seria?
    Valeu Mac, suas orientações são as melhores!!!!!!!!!!!

    • Marco… A farinha de ossos e torta de mamona não podem fazer parte da composição do substrato pq são um adubo. Elas podem ser acrecentadas por cima do substrato depois de uns 30 dias de transplantadas as plantas. Se vc misturar no substrato, pode ocorrer a queima das raízes capilares novas. Quanto ao humus, aconselho que utilize em pouca quantidade. A terra vegetal é feita com base em material orgânico (folhas, galhos mortos e tudo mais que seja orgânico), por isso seu uso é fundamental e não precisa acrescentar mais material..
      Um abraço

  22. Marco Aurelio diz:

    Boa noite mac.
    Eu ganhei uma muda de azaléia e ela esta com uns 70cm mais ou menos, o seu tronco e galhos estão finos, seria interessante coloca-la num escorredor? E que substrato usar no escorredor?
    Desde ja muito obrigado?
    Obs. Quando for preparar a caqueira de telhas, estas precisam estar novas ou pode ser aquelas que foram trocadas dos telhados?

    • Olá Marco.
      SE a planta fosse minha e eu tivesse espaço, plantaria direto no chão com uma lona ou tábua por baixo, pois o crescimento é 3 vezes mais rápido e a tábua melhora seu nebari. Se não tiver espaço, escolha uma bacia bem grande, a maior que encontrar nessas lojas de 1,99. As telhas podem ser aquelas já usadas. O substrato a usar deve ser a base de terra vegetal comprada em gardens e floriculturas.Aqui em SP eu estou usando o florestrato e estou me dando muito bem. Use uma mistura de 70% de terra vegetal com 30% de caqueira, sem o pó. Seria legal depois de um ano no chão, você fazer uma poda drástica de uns 15 cm da base, no início da primavera. Assim vc teria o início de um bonsai. Só espere um ano para fazer a drástica para que a planta tenha bastante saúde para aguentar a intervenção.
      Abraço

  23. vitor diz:

    Prezado Mac,
    Desde já muito obrigado pela sua boa vontade, pois esta ajudando muita gente inclusive a mim com ótimas respostas e com essa matéria de excelente qualidade, agora eu queria uma opinião sua, tenho um juniperos mais conhecido como Shimpanku ele deve ter no máximo 03 anos de idade e se encontra em um vaso de plastico comprei um vaso de cerâmica e um substrato nessa composição: 40% Terra Preta
    10% Turfa
    20% Tijolo Moido
    30% Pedrisco 04mm, to querendo transplantar ele o que você acha dessa composição? Me deram uma dica, para eu acrescentar mais dois copos do pedrisco 04mm sobre o volume total do substrato que é de 4 litros, o que você acha ? E sobre o transplante devo podar as raízes dele com essa idade.

    • E aí Vitor, beleza?
      Cara, vamos lá. Muito legal passar para o vaso de cerâmica, isso melhora a saúde da planta.
      O shimpaku demora muuuuuuuuuuuito pra crescer, muito mesmo. Portanto, se vc quiser fazer poda de raíz, pode fazer, mas aconselho que faça no mês da agosto, que é o meio do inverno aqui no Brasil e a planta não vai sentir muito. O substrato não tem segredo. É 70% de caqueira ou pedrisco e 30% de terra vegetal ou preta. Nunca usei essa tal de turfa, rs, sou mais o feijão com arroz mesmo e até que tá dando certo aqui pra mim. Se fizer assim não tem erro..
      Um abração.

  24. Vitor diz:

    Fala Mac, beleza cara,
    Valeu pela resposta e pela dica, muito obrigado pela sua atenção vou fazer dessa forma aew mesmo, que Deus continue te abençoando e te dando sabedoria.

  25. Marcello diz:

    Oi Mac, legal? Falando em substrato comprei uma terra granulada em uma loja especializada (bem caro por sinal) e percebi que quando está seca ela fica com os grãos esbranquiçados, parece um pó branco, e o tronco da planta também está ficando esbranquiçado de baixo para cima. Será que faz algum mal pra planta (após 25 dias a aparência dela é saudável)? Você já viu isso ou ouviu falar de algo parecido?

    Agradeço bastante sua opinião.
    Valeu e grande abraço.

  26. Roberto. diz:

    Caro Macdonald,

    Você sabe me informar se pinheiro negro sobrevive aqui no clima do Ceará?

    Obrigado pela atenção,

    Roberto Cipriano.

  27. neviton nativo diz:

    Poque vc não publica as respostas,matarias varios coelhos com uma resposta só….

  28. Fernando diz:

    eai mc, muito bom seu site em, muitas matérias interessantes e de grande ajuda. tá de parabéns!
    eu sou iniciante na arte do bonsai, moro em Florianópolis e queria saber se vc tem alguma ideia das proporções que devo usar no meu substrato, eu moi tijolos como caqueira aprox. 5mm, quanto devo colocar? valeeu ai, e mais uma vez parabéns pelo site

    • Eu uso quase sempre a medida 50% terra vegetal e 50% caqueira ou areia grossa……. Nos juníperus em geral aumento para 70% a caqueira e nas frutíferas como jabu eu aumento para 70% a terra vegetal…. Tem que ver como é o clima aí na sua região direitinho já que estou em sp… abração

  29. caio felipe iroldi diz:

    mc eu estou com uma duvida queria saber qual o substrato certo para tuia ouro eu misturei terra vegetal e areia grossa mais nao sei se fiz certo coloquei meio a meio

  30. Arthur Vinicius diz:

    Ei mc boa tarde, muito bom eu site, realmente da grandes ajudas.
    Eu sou inciante na tecnica, comprei algumas sementes de Acer palmatun, e pinheiro negro.Comprei os vasos de cerâmica. Eu gostaria de saber o que devo usar nos vasos para plantar essas semente?

    obs:estou no processo de estratificação

    Desde Ja Agradeço
    Arthur Vinícius

  31. Suzane Bonfim diz:

    Boa noite mc, seu blog é muito bom.
    Comprei uma cerejeira, pelo que estou lendo é um pré-bonsai de aproximadamente uns 3 anos, ele veio em um vaso de plastico bem raso.
    Gostaria de saber qual é o substrato que devo usar? Pensei em quebrar um tijolo e peneirar para assim misturar com terra vegetal. Gostaria de saber qual a proporção e se esse é realmente o jeito certo de fazer o substrato de cerejeira.
    Morro na Bahia e aqui faz muito calor e sol quente direto. Minha planta fica na varanda pois na minha casa não tem quintal.
    Estou prescisando muito de ajuda. Meu sonho sempre foi ter um bonsai e não quero perder esse. Meu email é: suzaneletrologa@hotmail.com

    Desde já agradeço!
    Att: Suzane

  32. jader diz:

    amigo tudo bem eu gostaria de saber qual o subtrato ideal para serissa e uma tuia gold> pois eu fiz um falso transplante e usei terra de jardim e areia de rio para o falso transplante nas duas eu fiz certo.

  33. Gerardo Figueiredo diz:

    Fala Mac, tudo bem? cara tenho 2 ficus, 1 boungaville e 1 camona, estou usando areia grossa apenas, seria melhor misturar com terravegetal? pelo menos pra alguma das especies?

  34. Ítalo Leonardo diz:

    E ae cara antes de tudo parabéns pelo seu trabalho gostei muuuito!!!
    Cara eu comprei um bonsai ulmos de 2,5 anos no site ideal bonsai e quando ele chego ele nao tinha uma folha ( isso faz 2 dias) e estou esperando ele recuperar para fazer um falso transplante para um vasa maior e qual substrato devo usar para ele? E o que fazer para ajudar ele a se recuperar pois ele esta beeem debilitado?

    • Italo. A primeira coisa a ser verificada é a espécie q vc comprou, já q algumas perdem suas folhas no outono q é a estação atual. Se eu fosse vc não faria falso transplante agora. Esperaria até o mês de julho e faria um transplante completo. Abração

  35. Haroldo Vada Junior diz:

    Boa noite Mac, as explicações dadas aos outros colegas também estão me sendo de grande utilidades, seu blog é excelente, parabéns!
    Meu primeiro pré bonsai é um pingo de ouro, achado em uma caçamba de entulho, que sôbre o qual lhe fiz algumas perguntas nos tópicos de “pré bonsai”, sei que no primeiro estágio devo coloca-lo na areia grossa, mas e depois?
    Grato e um abraço.

    • Bom Haroldo… depois é esperar meu velho….rs.. uma planta de yamadori que é seu caso, deve ficar pelo menos um ano ser tocá-la, já que suas raízes estão em formação.. enquanto isso vá estudando o que quer com ela… As vezes é a planta quem decide seu destino..rs… e te dá um estilo que vc nunca imaginou…rs.. Entre no nosso fórum e poste fotos dela.. vai ser bacana poder ajudar… abraço

  36. Gerardo Figueiredo diz:

    Grande mcdonald, muito obrigado pela resposta anterior. Agora ja fiz o transplante do meu ficus e da carmona, depois de quanto tempo posso colocar osmocote neles? Nao sei se cabe dizer nobamente que estou em fortaleza, climazinho bem quente, terra de caliandras spinosas.
    Abraçao.

  37. Gerardo Figueiredo diz:

    Outra pergunta, usando o osmocote, nao preciso usar NPK? E no boungaville (primavera), é melhor usar o fosway que o osmocote, ou posso usar os 2, se sim em q ue proporcao?

    • Vou responder as duar por aqui… SEguinte.. quando trocamos o substrato temos muitos nutrientes novos para serem absorvidos.. O que eu faço é começar a adubação depois de uns 6 meses… e quando se usa osmocote não se usa npk… pq senão vc cria um excesso de adubo e isso pode matar a sua planta…. Quanto ao uso de fosway eu só faço um mês antes da floração… Ele ajuda somente nessa parte.. no resto do ano é npk e osmocote… Um abração

      • Gerardo Figueiredo diz:

        Mac, me ajuda urgente!!! Cara, troquei pela primeira vez o substrato do meu ficus nerifolia (proporcao 50% areia construcao, 40% terra vegetal e 10% umus de minhoca) isso faz 10 dias, so que todas as folhas do meu ficus estao caindo… Quando balanço cai muito!! Notei que eatava muito umida a terra e estou sem molhar a 3 dias, amanha coloco uma agua, mas o que eu quero saber, é normal essa perda das folhas no nerifolia? Estou desesperado! Deixei a raiz um pouco exposta, isso pode ter haver? Melhor mexer novamente e cubrir a raiz totalmente? Nao deixei demais, so um tanto que achei que nao iria fazer mal a planta.
        Aguardo ancioso seu retorno.
        Abraçao.

      • Cara.. posta fotos lá no fórum ou na página do abc do bonsai no face.. assim fica mais fácil.. mas toda vez que fazemos transplante, a planta sofre um choque muito grande… Não tenho esta espécie mas acredito que seja normal sim… os acers são assim tb… o ideal é que fique na sombra por pelo menos uma semana para que se recuperem.. pode ser isso.. um abração

  38. Gerardo Figueiredo diz:

    Postei fotos no face, assim que puder da uma olhada, apesar de nao representar como realmente està a sutuacao, da pra ter uma nocao.
    Abraço

  39. Gabriele Azevedo diz:

    Caro Mac boa noite … Ganhei um Bonsai desses de mercado que se diz Tuia Prata , ela veio em um desses vazinhos com pedrinhas brancas o que posso fazer para torná-la um Bonsai ou pré Bonsai , pois sou leiga neste assunto e estou querendo cultivá-lo ,qual tipo de substrato ,terra que devo usar, agradeço abços.

  40. Marcos schaaf diz:

    Macdonald, gostaria de saber qual a maneira mais fácil de triturar tijolos, telhas e bolinhas de argila expandida para usar como substrato de bonsai.O que você faz para triturar? Outra pergunta, aqui em Piracicaba SP uso areia de filtro de piscina comprada nas lojas de produtos na piscina. Gostaria de saber é melhor esse tipo de areia ou areia de construção grossa em qual a granulometria é menos informe.

  41. THIAGO diz:

    PARABENS MEC POR SEU TRABALHO!

  42. vinicius nobrega diz:

    Mac, eu companho seus videos pelo youtube.Gostaria de saber como faco um substrato para um pe de acerola ?obrigado!

  43. marize cesar diz:

    mc adorei tdas matérias feitas por vc, deram super certo para mim.obrigado.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s