Yamadore de Pitangueira

Yamadore de pitangueira realizado no dia 04/12/2010 na cidade de São Paulo, juntamente com o amigo Marcio Donegá pelo simples motivo de que a dona iria cimentar a calçada.

Nesta foto vemos o arbusto de Pitangueira.

Arbusto de Pitanga (Yamadore)

Arbusto de Pitanga (Yamadore)

Aqui vemos o Marcio podando a planta para uma melhor visualização. E tudo isso ao som de um bom e velho rock and roll da Kiss Fm.

Donegá fazendo a poda para vizualização da planta

Donegá fazendo a poda para vizualização da planta

O yamadore deu tanto trabalho que até nos esquecemos de tirar mais fotos e quando fomos ver já tínhamos tirado a planta de seu quadradinho. E após quase uma hora e meia olhem ela ai.

Pitangueira já retirada do pequeno quadrado onde vivia

Pitangueira já retirada do pequeno quadrado onde vivia

Olha a cara de alegria do Marcio com a planta nova.

Marcio Donegá ao lado da pitangueira

Marcio Donegá ao lado da pitangueira

Olhem o tamanho e o calibre da planta, eu com 1,70 mt de altura.

Mac Donald ao lado da pitangueira

Mac Donald ao lado da pitangueira

Nesta foto vemos o pequeno quadrado de onde retiramos a planta. O detalhe é que não podíamos danificar a calçada e nem a planta e isso deu um trabalhão.

Buraco já tapadao do Yamadore

Buraco já tapadao do Yamadore

Vemos agora a planta já transplantada e descansando à sombra e água fresca para sua recuperação.

Pitangueira já transplantada

Pitangueira já transplantada

Assim que for feita uma intervenção postarei fotos para os amigos acompanharem.

Abraço à todos.

Infelizmente por motivos de força maior, a planta não aguentou a intervenção e veio a óbito depois de 6 meses. Lamentável.

 

Anúncios

24 respostas a Yamadore de Pitangueira

  1. Jose Citolin diz:

    Coragem meninos! sou plantador e transplantador de todo o tipo de plantas. O que vocês fizeram merece todos os elogios! Entretanto, algumas árvores lenhosas quando adultas(Lenho duro), como pitangueiras,cerejeiras,camboim, entre outras, é bem complicado o transplante e a pega.
    Pelo que se pode pereceber na foto ficou alguma terra do ambiente onde estava, assim tem chance de ter sucesso no vaso. Mantenham ela sempre com boa irrigação e desejo sucesso!
    Afinal nós precisamos do verde, que é vida!!
    Abraço

  2. mineia gorczervski diz:

    Parabems Mac ,adorei tudo…. meu nome e Mineia e estou estudando para iniciar um bonsai de pitanga. sera q pode me passar dicas…. desde ja obrigada..

    • Mineia…. Nesta semana postarei o início dos trabalhos em uma pitangueira. Continue acompanhando para ver os trabalhos. As vezes fotos falam mais que palavras. A minha dica é tratar a pitangueira igual as outras plantas. Abração

  3. Douglas diz:

    poste novas fotos para ver o resultado

    • Douglas..
      Legal que vc postou este comentário.. Infelizmente a planta veio a óbito…
      Abraço

      • Julio Silvio de Souza Bueno diz:

        O erro foi de não quebrar a calçada para retirar a arvore com mais raizes e a terra que as cobriam.

      • Então Júlio…
        Na verdade eu acho que o que prejudicou a planta foi o substrato mesmo. Já fiz 2 yamadores depois desse com muito menos raízes caplilares e usei somente areia para a recuperação e as duas pitangas estão com saúde de ferro. O amigo Marcio usou argila expandida e terra. Pode ser isso.. Abraço

  4. Douglas diz:

    posta as fotos das duas pitangueiras….

  5. Antonio Roberto de Arruda diz:

    Aêh Mcdonaldbike, estou querendo fazer um Yamadore de uma pitangueira. Ela está com uns 0,70 cm, uma planta nova portanto. Será bom utilizar enraizador, calcáreo, adubo?. Devo fazer uma poda drástica antes. Quanto tempo antes, ou simultaneamente?
    Grato.
    Sítio Passarim – Rodovia MS 427 KM 9 – Região das Sete Quedas
    Rio Verde MS

    • Olá Antonio.
      Vai depender da grossura em que estiver o tronco. Se vc considerar uma grossura boa para bonsai, pelo menos igual a de um frasco de detergente, eu faria a poda drástica cerca de uns 20 a 25 cm e esperaria as brotações (uns 3 meses). Depois faria o yamadore. Claro que isso vai depender se vc tem tempo pra deixar a planta lá no chão ou se é emergencial. Lembrando que no chão a planta cresce 3 vezes mais rápido. O enraizador será muito bom para a planta sim.
      Abraço

  6. Abnadabe diz:

    Boa noite MC.Tô querendo fazer uma alporquia numa pitangueira,quanto tempo você acha que devo deixar o alporque.tem algum material bom pra faze-lo?Muito grato.

    • Cara. Não sei se pitangueira dá alporque. Já ouvi gente dizer que leva uns dois anos pra enraizar, mas eu mesmo nunca vi o resultado disso. O melhor material é musgo sfagno e enraizador.

  7. bonsaitakin diz:

    pena que a planta não aguentou, daria um ótimo exemplar!
    abraços…..
    bonsaitakin!

  8. Olá McDonald,
    Parabéns pelo blog e seu trabalho.
    No condominio onde moro, eles querem jogar um ficus de +/- 2,30m que está num vaso e eu gostaria de fazer um yamadore com ele. Você acha possível? Quais são os conselhos que você pode me passar? Qual a sua receita para o substrato que irá receber a planta?
    Obrigado
    Orlando

    • Substrato pra ficus não tem segredo. 50% terra e 50% areia grossa de rio. só fazer a poda bem baixa no começo da primavera fechando bem a cicatriza… depois de uns6 meses vc faz o yamadori para uma bacia… Já fiz e deu certo…. abração

  9. mateus diz:

    Cara amigo tenho vontade a muito tempo de iniciar nesta arte, agora que descobri seu blog tenho as informações nescessarias. A cerejeira do mato suporta poda drastica? Canafistula da um bom bonsai? Pinus eliot da serve como cavalo para ciprestes?

  10. Emanuel Marques diz:

    Ae macdolnaldbike, to começando na arte do Bonsai e queria saber se a estaquia é um bom metodo para a criação de um bonsai. Fiz com Acerola (brotou), Pitanga (não brotou ainda) e Hibiscus (brotou muito bem) …. Gostei muito de suas dicas e tecnicas. Abração

    • Emanuel. Esta é uma das melhores opções sim, embora algumas espécies não aceitem este procedimento. Outro método viável é a alporquia. Abração

      • Emanuel Marques diz:

        Ta muito bom então… Joguei fora os de pitangueira que não brotaram e fiz mais 2, até agora brotou um…. Consegui também uma muda de Jabuticaba com aproximadamente 3 anos, transplantei ela prum vaso e vou esperar vingar…. Quando tiver bom vou enviar uma foto pra você…

  11. Marcus diz:

    Marcus , de Juiz de Fora amigo no caso da pitangueira apesar de aceitar um Yamadori tudo bem dá pra acertar, um inconveniente é a madeira extremante dura, não facilitando assim o transporte de alimento aos galhos , assim secam rapidamente, e o pior é que queremos uma muda bem desenvolvida e rápida daí esse atropelo, mas não desista comece com uma muda de viveiro e menor , ela desenvolve rápido e assim podera trabalhar a sua maneira.

  12. Ir. Alef Miguel diz:

    Olá MC, parabéns pelo trablho. Nós, iniciantes nos sentimos mais confiantes quando voce orienta passo-a-passo e ainda responde as nossas dúvidas. Muito Obrigado

  13. João Carlos diz:

    Boas MAC, abraço daqui da Ilha da Madeira, Portugal.
    Boa iniciativa da vossa parte, pena foi não ter resistido a árvore.
    Tenho uma Pitangueira no solo com mais de 3 metros e quero fazer uma alporquia para tirar um ramo para fazer de bonsai. A minha dúvida é se posso e quando devo fazer o alporque?
    Obrigado.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s