O musgo no Bonsai

Produção de Musgo

Primeiro vamos pensar na origem disso tudo. Quando vemos uma árvore na natureza (e eu digo natureza mesmo, não na cidade), como é o local onde ela está? Geralmente com grama ao seu redor, certo? Ou alguma vegetação rasteira,  mas quase nunca a árvore está lá só, na terra, sem nada ao seu redor. Ela faz parte de um ambiente, e interage com o mesmo, exercendo algumas funções, como por exemplo fornecer sombra para vegetações que não gostam de sol. Seu tronco raramente está limpo, pode possuir fungos, musgo, o que for mais propício para aquele ambiente, que acaba crescendo por ali. Ora, uma árvore adulta não vai morrer por causa de um fungo aqui ou outro ali, mas no caso de surgirem por ali plantas parasitas (que “roubam” o alimento da árvore), a proliferação dessas plantas pode “sufocar” a árvore, fazendo com que ela se torne apenas um tronco, apenas uma fonte de alimento, mas esse é outro assunto, vamos voltar ao musgo.A idéia de se colocar musgo no bonsai é justamente para isso… “Compor a cena“, considerando que o musgo também leva tempo para nascer e crescer, colocá-lo no bonsai pode dar uma aparência de mais idade à sua planta, desde que seja bem utilizado. Abaixo vemos uma pedra completamente coberta por musgo, e com diversas plantas fazendo a composição da paisagem.

Mais tome muito cuidado pois o musgo costuma criar uma camada impermeável para captar toda a umidade possível.

Este blog foi transformado em um site.

Para ver a matéria completa, clique no link a seguir

19 respostas a O musgo no Bonsai

  1. Marco Aurelio diz:

    Bom dia mc, onde a gente pode encontrar este musgo, serão aqueles que aparecem no tronco de arvores?

  2. ires audenes diz:

    o musgo é matéria vegetalutilizada para:
    fertilizar a terra dos vasos
    decorar a superfície dos vasos
    mutiplicão de plantas através da alporquia
    diminuir a transpiracao do solo

  3. ires audenes diz:

    a categoria que discrimina as espécies pela sua característica sexuada,segundo a taxonomiavegetal, é a:
    sub-classe
    classe
    sub-divisão
    divisão

  4. ROBSON (KNSCORPION) no atelie do bonsai diz:

    put’s manow vc eh show eu estava a procurar uma materia sobre isso, aki no meu vaso nasceu uma especie de musgo muito interessante ela forma uma vegetação rasteira com umas florzinhas minusculas muito show queria produzir ela para por nos demais vasos depois mando uma foto pra vc ver e ma da umas dica de como acomodar elas melhor.

  5. Thiego Galvão diz:

    Bom Dia Mcdonald, meu nome é Thiego Galvão e estou iniciando nesta milenar arte do Bonsai, muito interessante seu site e o mais bacana é que vc também é ciclista de estrada. Sou Ciclista da Cat. Master “A” aqui em Belém do Pará e como todo apaixonado pelo esporte e paisagismo, encontrei na arte do Bonsai uma nova paixão em minha vida, minha esposa adorou e acho que vai deixar o ciúme da minha “Magrela” de lado e mergulhar junto comigo nessa arte.
    Comprei um Bonsai de Pinheiro e em breve quando estiver mais experiência quero aprender como fazer um, ao invés de comprar ele pronto… acho os de plantas frutiferas como o pé de acerola muito interessante… Espero contar com suas dicas.
    Meu Brother parabéns pelo site e vc esta ganhando mais um seguidor.
    Ah!!! Boas pedaladas!!!
    Um Abraço!!!!

  6. Bruno diz:

    Mac!
    O Robson comentou de flores do musgo! Seria por acaso pequenos pontos escuros em meio ao musgo? Eu arrancava elas! Acho que está errado o que eu faço!
    Pode me auxiliar quanto a essa dúvida!
    Grato!
    Show! Gostei muito da matéria!

  7. antonio carlos polaine diz:

    Tambem cultivo algumas especies ja ha alguns anos, a respeito da vegetação rasteira com florzinhas do Robson não se trata de musgo e sim de uma especie de planta mesmo. Da pra ela conviver bem com o bonsai, fica até bonito na estetica, ela so absorve nutrientes tão quanto o próprio bonsai! abraço!

  8. Bruno diz:

    Olha só Mac!
    Eu estava pensando onde eu ia encontrar 1 Kg de musgo para fazer o cultivo. Fui a represa levar meu cachorro para nadar e de curioso fui um pouco mais adiante. Há naquele local há uma formação de argila que o musgo cresce em demasia. Foi preciso voltar e buscar uma espatula para colhe-lo sem despedaçar, mais ou menos 30mm ele tem Mac.
    Retirei apenas 01 kg para o cultivo e um pouco para os bonsais que tenho mais lá tinha mais ou menos uns 20 Kg de musgo.
    Então fica ai a dica Mac: Formações de argila em represas e cacheiras é muito bom para a coleta de musgos. Nas cachoeiras do Marcilac eles se reproduzem em quantidades enormes.
    Valeu pela dica Mac.

    • Cara… eu andei pegando uns musgos de argila e nãome dei bem não.. Eles escurecem depois de uns 2 dias e não resistem ao menor sol.. Já os que peguei grudados em troncos de madeira, são resistentes pacas…. fica a dica…. já tá corrijido Bruno… abração

  9. Bruno diz:

    Desculpa Mac! 05 mm. (30 mm foi um erro) Se você poder corrigir pra mim? rsssss

  10. Edgard de Vinhedo diz:

    Mac será que vc me ajuda? Musgo para pleno sol, ou seja para bonsai de pinheiro negro que por sua vez exige sol pleno, qual seria, ou eu acho?

    • Edgard…. O lance é pegar aqueles musgo que ficam em muros e calçadas.. São bem resistentes.. mas mesmo assim, para mantê-los, vc tem que borrifar água pelo menos duas vezes nos dias de sol intenso, pq senão não sobrevivem.. abração

  11. ola mcdonald.vc tem algum video desse cultivo de musgo no tijolo?

  12. Cintia Souza diz:

    Olha mac … acho isso bem interessante … por que você não produz um video sobre musgos … seria uma boa! Eu acho …

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s